skip to Main Content
7 Dicas Para Se Dar Bem Na Black Friday

7 dicas para se dar bem na Black Friday

Antes de ir às compras, siga nossas recomendações. Assim, você evita riscos e aproveita as melhores ofertas para o seu dinheiro render mais

A Black Friday entrou de vez na agenda dos consumidores brasileiros. Esse evento acontece normalmente na última sexta-feira do mês de novembro e as lojas já começam a anunciar suas ofertas e descontos.

A cada ano encontramos mais produtos com preços mais atrativos e tentadores. No entanto, para que você consiga aproveitar a data para, realmente, fazer boas compras e economizar é preciso estar atento.

Mas não se preocupe! Hoje, o blog da DMCard vai te ajudar a se dar bem nessa Black Friday. Para isso, reunimos sete dicas simples, porém, muito importantes para que suas compras sejam mais prazerosas e seu dinheiro renda mais.

1. Saiba o que você gostaria de comprar e quanto você pode gastar

O primeiro passo, antes mesmo de começar a pesquisar as ofertas, é você saber como gostaria de ir às compras, ou seja, como aproveitar a Black Friday. Isso significa que você precisa saber o que você deseja comprar, quanto e como você pode pagar.

Apenas se preparando com antecedência você já perceberá como seu dinheiro vai render mais na Black Friday. Afinal, quando você já sabe exatamente o produto que precisa, fica muito mais fácil fazer a sua pesquisa e não cair em tentações.

Por exemplo, se já está há algum tempo querendo trocar de telefone celular, você pode aguardar a Black Friday para tentar conseguir melhores preços e condições de pagamento. Assim, poderá acompanhar o preço real praticado pelas lojas e avaliar se o desconto está valendo à pena.

Após essa pesquisa, poderá definir o preço máximo que pode pagar e, caso precise parcelar, se preparar com antecedência para ter o limite disponível no cartão de crédito, por exemplo.

2. Verifique se a loja é confiável

Quando a intenção de ir às compras da população aumenta, o número de pessoas mal-intencionadas tentando se aproveitar também cresce. Por isso, o cuidado com o local onde você faz suas compras precisa ser redobrado, ainda mais nas lojas online.

Para isso, você precisa sempre verificar a reputação do vendedor, principalmente quando for um site que você não conhece e se o preço for muito baixo. Aliás, é sempre bom lembrar daquele velho ditado popular que diz “quando a esmola é demais o santo desconfia”. Se o preço é baixo demais, extremamente diferente de outras lojas, desconfie.

3. Cuidado com as compras por impulso

Quando falamos sobre estarmos preparados sabendo o que desejamos comprar na Black Friday e quanto podemos gastar, uma das vantagens é evitar as compras por impulso daquilo que não estamos precisando.

Porém, apenas esse cuidado não é suficiente. Afinal, fazer compras é uma delícia e para muita gente ver vitrines e prateleiras das lojas é um passeio, não é mesmo? E quando encontramos preços atrativos então, a tentação é muito grande.

Como a quantidade de ofertas durante a Black Friday também é muito grande, as tentações acabam sendo igualmente enormes e, muitas vezes, até irresistíveis.

Por isso, aproveitamos para relembrar uma dica muito comum dos especialistas em economia doméstica que se aplica perfeitamente a este momento. Antes de comprar qualquer coisa que esteja fora dos seus planos, pare e faça a você mesmo quatro perguntinhas básicas:

Se você passou pelas quatro perguntinhas e, agora, realmente tem certeza que fará a compra, então, não precisa se preocupar. Faz parte de momentos como a Black Friday descobrir ofertas que a gente não esperava e aproveitá-las!

4. Aproveite os descontos para antecipar o seu Natal

Os preços da Black Friday oferecem uma oportunidade ótima para anteciparmos algumas compras de Natal, afinal faltará menos de um mês para a chegada do Papai Noel.

Aproveite para pesquisar aquele presente das crianças. No entanto, não é só para comprar aquele brinquedo ou vídeo game mais caros que você pode aproveitar. Sabe aquela reunião familiar que você encontra todo mundo e quer levar uma lembrancinha para cada um? Que tal aproveitar para já comprar tudo e economizar?

Só não esqueça de observar o prazo de entrega dos produtos para não ter surpresas. Afinal, hoje em dia é muito comum comprarmos produtos importados que levam até mais de um mês para chegar. E você não quer dar um presente de Natal atrasado, não é mesmo? 😉

É só se organizar bem e aproveitar algumas oportunidades de compra antecipada e, até mesmo, com maiores prazos para pagamento, como a famosa melhor data de compra de seu cartão de crédito.

5. Use o cartão de crédito como seu aliado

Comentamos acima que o cartão de crédito pode ser uma boa alternativa na hora de antecipar as suas compras de Natal. Mas, na verdade, ele pode ser o seu aliado em qualquer compra nessa Black Friday. Para isso é só ficar ligado e entender direitinho como ele funciona.

É isso mesmo, dependendo do dia em que você realiza as suas compras, você pode ganhar um maior prazo de pagamento da sua fatura. Para isso, você precisa usar o seu cartão de crédito como forma de pagamento na melhor data de compra.

A melhor data de compra é aquela em que sua fatura atual já foi fechada e, a partir daquele dia, suas compras entram para pagamento apenas na próxima. Aqui na DMCard, isso vale tanto para o seu cartão da loja (supermercados, farmácias e materiais de construção) como para o cartão de crédito DMCard Mastercard.

Além dessa vantagem, para aproveitar melhor o seu cartão de crédito você também pode ficar atento ao seu limite disponível e, com antecedência, tentar solicitar um aumento para que tenha um valor maior para compras. Contudo, sempre tomando cuidado para não assumir dívidas acima de suas possibilidades.

E, ao comprar parcelado no cartão de crédito, não esqueça de verificar se a loja cobra juros no parcelamento. Assim, calcule o valor total com os encargos e avalie se a oferta continua vantajosa para você.

6. Lembre sempre de verificar o valor do frete

Durante a Black Friday, não se esqueça de ficar bastante atendo no valor cobrado pelo frete, ou seja, pela entrega do produto em sua casa. E isso não é algo importante apenas nas compras pela internet, produtos adquiridos em lojas físicas que precisam de transporte também fazem essa cobrança no valor final da compra.

Os valores cobrados pelos fretes variam muito e se você não tomar cuidado, pode perder toda a economia que fez no valor do produto.

Muitas vezes a gente esquece desse detalhe, principalmente porque esse valor só vai aparecer lá no final, na hora de concluir o pagamento. Então, depois de pesquisar tanto não vá vacilar nessa hora.

Além do tamanho do produto, a distância e o tipo de entrega também podem interferir nessa variação.

Por exemplo, se você mora em Curitiba e, em sua pesquisa, encontrou aquela televisão que você tanto quer com preços interessantes e iguais em várias lojas, aquela que ficar mais perto de sua casa, provavelmente, terá um frete mais barato do que uma que fique no Ceará.

A escolha do prazo de entrega mais curto também pode elevar o valor do frete. Então, se não tiver pressa, já que é uma compra para economizar, não esqueça de observar todos os detalhes para a entrega e incluir esse valor no custo.

7. Nas compras presenciais, proteja-se contra o coronavírus

Este ano, estamos vivendo em um momento delicado, que é a pandemia do coronavírus, o causador da Covid-19, uma doença que ainda não tem cura, não tem vacina e é muito perigosa.

Em quase todo o país, as lojas físicas de rua ou nos shopping centers já estão funcionando normalmente. E se você optar por fazer suas pesquisas ou compras pessoalmente, não esqueça de se proteger.

Por isso, é sempre bom relembrar os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS):

Aproveite bem sua Black Friday

Seguindo todas essas dicas, temos certeza que você vai conseguir aproveitar as melhores ofertas desse ano sem riscos, economizando e ainda cuidando de sua saúde.

E, se por acaso, encontrar alguma oferta suspeita, não deixe de questionar e, se necessário, denuncie.

Back To Top
×Close search
Buscar