skip to Main Content
6 Dicas Para Colocar Suas Finanças Em Ordem Neste Início Do Ano

6 dicas para colocar suas finanças em ordem neste início do ano

Passadas as festas, nada melhor que começar 2021 com um dinheirinho no bolso e se manter assim daqui pra frente. Nesse post, te contamos como se estruturar para isso.

Após um ano intenso como foi 2020, muita gente fez questão de celebrar o Natal e o Ano Novo (com toda a segurança, é claro), confraternizando com a família ou, os amigos próximos, preparando uma ceia especial e, claro, sem faltar os presentes.

Com isso, é normal que a gente acabe gastando um pouquinho além do planejado em dezembro e, logo em seguida, entramos em janeiro que traz contas fora de nossa rotina. Já estão batendo em nossa porta os boletos do IPTU, IPVA, o cartão de crédito com os gastos de dezembro, material escolar… ufa!

Precisamos ter um pouco de jogo de cintura para conseguir dar conta de tudo. Mas com planejamento e organização, isso é possível, sim!

Foi pensando nisso, que listamos seis dicas para que você comece 2021 colocando suas finanças pessoais nos eixos para ter um resto de ano mais tranquilo e com as contas em dia. Veja abaixo o que aprendemos e que também vai te ajudar.

1. Reveja como funcionaram sua renda e gastos do ano anterior

Se estamos focando em ter um ano novo mais tranquilo, uma primeira lição muito importante é aprender com o que fizemos, de certo ou de errado, no ano passado.

Esse é o momento de lembrarmos daquelas compras feitas por impulso, avaliar nossos hábitos de consumo, além do custo-benefício dos nossos gastos. Por exemplo, sabe aquela blusinha na “promoção imperdível” que você comprou e nunca usou? Já está na hora de ficar ligado para não cair mais nessas armadilhas, não é?

Esse é o primeiro passo que deve ser dado para a sua organização financeira. A partir daí, você verá como fica muito mais fácil de se planejar e usar as dicas seguintes.

2.Tenha as dívidas como prioridade

Você tem algum endividamento se arrastando, que virou o ano junto com você? Então, é a hora de não deixar mais essas dívidas de lado e assumir como prioridade em sua vida quitar essa pendência.

Comece anotando os valores de cada dívida que você tem, assim como os juros, para tudo ficar mais claro de ser resolvido.

E na hora de fazer suas contas, não se esqueça das dívidas que estão caindo agora no seu colo, como IPTU, IPVA, renovações de planos, matrículas e outras coisas muito comuns no início do ano.

Veja o que é prioridade, o que está mais atrasado. Se não tem dinheiro suficiente, se tem algo que pode ser renegociado. Dessa forma, você encara sem medo suas contas e encontrar um plano para se livrar delas o quanto antes.

3. Separe um tempinho para aprender sobre educação financeira

Um dos maiores erros que nos leva ao descontrole é acreditar que, só quem movimenta grandes quantias em dinheiro, os milionários, é que precisam saber sobre educação financeira ou que é algo complicado demais.

Mas, calma! Isso não quer dizer que você deva correr para se matricular em algum curso e ter mais um gasto no final do mês. Nosso propósito é justamente te ajudar a ter menos despesas.

Veja só, aqui lendo esse nosso post já é um ato de aprender um pouco sobre educação financeira e você não gastou nadinha além de um pouquinho do seu tempo.

Hoje em dia, há diversas opções gratuitas na internet como podcasts, oficinas, vídeos e muito mais para você aprender a lidar com seu orçamento. Com isso você verá que a educação financeira não é nenhum monstro e te traz ótimos resultados em pouco tempo. Fique ligado aqui no nosso blog que em breve vamos trazer um texto com dicas de conteúdos gratuitos para você se especializar melhor sobre esse universo.

4. Tenha metas financeiras e monte um orçamento pessoal

Já está ciente de tudo o que precisa pagar, de quanto dinheiro entra na sua casa e quanto vai sair agora em janeiro? Feito isso, chegou a hora de planejar seus próximos passos.

Hoje em dia temos diversos aplicativos que podem te ajudar com um orçamento pessoal, além de você mesmo organizar sua própria planilha de gastos.

Com uma estimativa segura de ganhos e perdas financeiras, você pode estabelecer metas, por exemplo, não gerar novos gastos parcelados ou definir um limite para gastos esporádicos ao longo do mês.

Tudo isso vai te deixar mais confortável e ciente de seu orçamento a curto, médio ou longo prazo.

5. Fique atento aos descontos e promoções

Essa talvez seja a melhor parte para quem está redefinindo a sua vida financeira. Você não precisa deixar de aproveitar a vida com o que gosta de fazer ou não comprar mais algo que sempre teve como um sonho.

Fique atento nas oportunidades que aparecem. Se for viajar, procure passagens antecipadamente para terem um valor mais baixo. Caso queira trocar de celular, espere por promoções como a Black Friday.

Quer um bom exemplo? Quem nunca deixou para comprar aquele panetone gostoso de uva passa em janeiro quando o preço no mercado despenca? Viu só, você já sabia um pouquinho de educação financeira e finanças pessoais e nem tinha se dado conta.

6. Prepare uma reserva de emergência

Por fim, mas não menos importante, nunca deixe de contar com o inesperado. Todas essas dicas com certeza vão te ajudar, mas nunca sabemos quando algo pode acontecer que dependa do nosso dinheiro. Problemas inesperados como de saúde, acidentes domésticos, com automóveis ou uma demissão, podem acontecer.

Por isso, sempre tenha uma reserva de emergência. Assim, você não dependerá de empréstimos e parcelamentos com juros altos que, com o tempo, podem fazer todo o seu planejamento desandar.

Assim, caso alguma coisa aconteça, você já tem um bom tempo para se estruturar novamente, sem preocupações, pois se preparou para isso.

Temos certeza que, com essas dicas, você terá um ano despreocupado, tranquilo, sem deixar de aproveitar os bons momentos. O que acha, vamos começar a assumir o controle de nossa vida financeira?

Aqui no blog sempre postamos dicas para te ajudar a ter uma vida financeira melhor. Além disso, para acompanhar todas as novidades da DMCard, acompanhe a gente no Facebook e no Instagram.

Back To Top
×Close search
Buscar