skip to Main Content
Aprenda Pratos Fáceis E Deliciosos Para Sua Mesa De Natal

Aprenda pratos fáceis e deliciosos para sua mesa de Natal

Estão chegando os dias de festa e nós aqui da DMCard escolhemos três receitas para te ajudar a ter uma mesa linda e sem gastar muito

Em 2020 nós passamos por tantas coisas, não é mesmo? Celebrar este Natal com nossa família terá um significado muito especial.

Apesar de um momento bastante aguardado, não podemos nos esquecer de seguir as recomendações para proteger a nossa saúde. Por isso, precisamos evitar grandes festas ou reuniões com muitas pessoas.

Contudo, isso não significa que não podemos ter uma mesa linda, seja na ceia da véspera ou até mesmo no almoço de Natal. E isso é possível usando a criatividade e gastando pouco.

Foi pensando nisso que nós, aqui da DMCard, decidimos escolher três receitas natalinas muito simples de preparar, saborosíssimas e, o melhor de tudo, com ingredientes baratos e fáceis de encontrar. Você pode escolher uma delas ou apenas usá-las de inspiração para criar as suas.

Frango recheado com farofa

Quem foi que disse que no Natal a ave da mesa não pode ser frango? Afinal, principalmente nas reuniões com poucas pessoas, não há necessidade de optar pelo peru que é bem maior e mais caro.

O frango assa mais rápido, o que economiza também o gás de cozinha. E quer saber um segredo? Tem pessoas que gostam muito mais de frango do que de peru. E realmente, quando a gente capricha, fica delicioso.

Essa receita que escolhemos para o prato principal de sua mesa é da coordenadora do curso de Gastronomia da Cruzeiro do Sul Virtual, a professora Regina Santos da Costa.

Ingredientes

  • 1 frango inteiro
  • 300 gramas de miúdos de franco picados (que você usa do próprio frango que você comprou)
  • 1 xícara de farinha de mandioca
  • 1 cebola picada
  • 2 ovos
  • 3 dentes de alho
  • 2 xícaras de chá de farinha de mandioca
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparar

Para preparar a farofa refogue a moela e depois acrescente o fígado e o coração. Quando eles tiverem dourados, junte a cebola e o alho e refogue, depois, acrescente os ovos batidos e misture.

Coloque a farinha de mandioca e mexa bem; acrescente sal e pimenta a gosto.

Costure a cavidade superior do frango com um barbante para que o recheio não escape.

Recheie a cavidade do frango com a farofa e amarre as pernas juntas para fechar o buraco.

Coloque o frango com o peito virado para cima em uma assadeira e a cubra com papel alumínio.

Leve para assar em forno preaquecido 200° por 45 minutos; depois retire o papel alumínio e deixe assando por mais 45 minutos.

Espere esfriar e sirva.

 Farofa de ovos e uvas passas

Agora, vamos preparar um acompanhamento? Os acompanhamentos para um prato principal maravilhoso como o frango recheado podem ser pratos simples como arroz branco ou a variedade de sua preferência, purê de batata, salada de maionese, saladas.

Aqui, vamos te ensinar a fazer essa farofa de ovos e uvas passas que é muito fácil, muito saborosa e acompanha muito bem o frango ou qualquer outro tipo de carne que você escolha.

Quem nos ensinou esta receita também foi a professora Regina, da Cruzeiro do Sul Virtual. Mais uma opção que você prepara sem usar ingredientes caros e você já aproveita o mesmo pacote de farinha de mandioca que comprou para rechear o frango.

Ingredientes:

  •  ½ cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • ½ xícara de uvas passas
  • 3 ovos
  • 1 xícara de farinha de mandioca
  • 1 colher de manteiga
  • Cebolinha e salsa picada a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparar

Coloque as passas em uma tigela com água e deixe hidratar por no mínimo 15 minutos.

Escorra as passas e esprema para retirar o excesso de água.

Quebre os ovos em uma tigela e reserve sem bater.

Em uma frigideira adicione a manteiga, a cebola e as passas. Refogue até que a cebola esteja transparente. Adicione o alho e refogue rapidamente.

Adicione os ovos e mexa ligeiramente, quando a clara começar a ficar branca é hora de colocar a farinha de mandioca. Não cozinhe demais para manter a umidade.

Misture bem os ingredientes, experimente e ajuste o sal. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha e a salsinha.

Já deu água na boca, não é verdade?

Bolo cremoso de abacaxi

Chegamos a um dos momentos mais aguardados de qualquer refeição de festa, a sobremesa. Você não estava pensando que a gente ia esquecer dela, não é?

Pois além de fazermos questão de trazer uma opção de sobremesa, escolhemos uma receita de uma  referência da culinária, a apresentadora Ana Maria Braga. Um bolo cremoso de abacaxi que ela compartilhou em seu site (anamariabraga.globo.com), com certeza, você vai ganhar muitos elogios.

Veja só como é fácil e como fica pronto rapidinho.

Ingredientes

  •  1 e ½ xícara de chá de mandioca crua ralada no ralo fino e espremida
  • 50 gramas de coco ralado queimado
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de abacaxi picadinho
  • ½ colher de sopa de manteiga sem sal
  • 2 ovos
  • 2 colheres de mel

Modo de preparar

Misture bem a mandioca com o coco, o açúcar, o abacaxi, a manteiga e os ovos e despeje em forma untada. Se você tiver uma forma de bolo inglês (24 x 12 cm), use que o bolo fica lindo.

Com todos os ingredientes já na forma, regue com o mel e leve ao forno médio preaquecido (180 °C) por cerca de 40 minutos ou até dourar.

Deixe esfriar para desenformar.

Aproveite seu Natal em segurança

Com tantas delícias a sua ansiedade para o Natal deve ter aumentado. Então, aproveite nossas dicas, nem que seja como inspiração, para preparar uma mesa incrível sem gastar muito.

No entanto, não se esqueça de manter sua família em segurança. Evite reuniões com grupos grandes de pessoas. Dê preferência para confraternizar com os familiares que já moram e convivem com você.

Se for fazer uma visita ou receber alguém de fora em sua casa, não se esqueça de usar a máscara e o álcool em gel.

Também é importante evitar que a confraternização seja em lugar fechado sem circulação de ar e, pessoas que estejam diagnosticadas com a Covid-19 ou que tenham tido contato com algum doente, devem estar isolados para proteger quem mais amam. Mas, não se preocupe, logo  teremos muitas oportunidades para festejarem juntos e seguros.

O que achou das nossas receitas para o seu Natal ficar mais saboroso? Se você gostou, volte sempre aqui no blog para acompanhar outras dicas como essas e ficar por dentro de tudo o que acontece na DMCard. Você também pode nos acompanhar nas redes sociais pelo Facebook e Instagram.

Back To Top
×Close search
Buscar