skip to Main Content
De Santos Para New Hampshire: Conheça Mayumi Miyazato, A Mais Nova Patrocinada Da DM

De Santos para New Hampshire: conheça Mayumi Miyazato, a mais nova patrocinada da DM

A DM continua firme no seu objetivo de transformar vidas através da educação. Você já conheceu aqui no blog a história de Isabelly Veríssimo, que estuda Neurociência em Nova Southeastern University, na Flórida, com o apoio da DM, leia mais sobre sua história clicando em seu nome.

Hoje, apresentamos a vocês Mayumi Miyazato, que com apenas 20 anos conseguiu uma bolsa de estudos em uma das melhores universidades dos Estados Unidos e do mundo: a Dartmouth College.

Nascida em São Paulo, Mayumi mudou-se com a mãe e o irmão para Santos ainda no começo do ensino fundamental II. Hoje, ela já se considera uma verdadeira caiçara.

Na Baixada Santista, ela conseguiu uma vaga em uma das escolas de ensino médio mais concorridas da região, o Instituto Federal de São Paulo – Campus Cubatão. Na Federal, como ela chama, descobriu um mundo de possibilidades, e logo se envolveu em olimpíadas de conhecimento, pesquisa científica, grêmio estudantil. Tudo isso permitiu que ela conhecesse diferentes lugares no Brasil e do mundo.

Graças a essas atividades e à federal, eu pude ir ao Japão financiada pelo próprio governo japonês, ao Peru como uma jovem líder na Academia de Liderança da América Latina e até São José dos Campos/SP, onde fica a sede da DM, para conhecer o ITA e o INPE numa experiência que me acordou para os dois grandes propósitos que almejo para meus estudos: combater as mudanças climáticas tendo a biodiversidade brasileira como carro chefe e valorizar a ciência nacional.

Mayumi sempre foi uma garota muito esforçada. Na escola, buscava fazer o seu melhor e tirar boas notas sem, é claro, deixar de lado a vida social de toda adolescente. Com um futuro brilhante pela frente, conseguiu uma bolsa de estudos em um dos melhores cursinhos pré-ITA do país, mas logo percebeu que não era bem isso que queria.

Depois de um mês estudando naquela escola, eu percebi que aquele não era o melhor caminho para mim: eu não tinha mais acesso a outras matérias pelas quais era apaixonada, somente aquelas cobradas pelo vestibular ITA. Em um momento de muita indecisão eu conversei com um amigo e mentor da Federal, Guilherme David. Aprovado em Stanford University, ele me incentivou a tirar um ano sabático e arriscar uma aprovação nos Estados Unidos.

Nessa breve pausa, ela se aprofundou no processo para ingressar numa universidade americana e jamais parou de estudar. Passou a ter mentoria da BRASA (uma associação de estudantes brasileiros que auxilia quem deseja estudar no exterior), foi bolsista do programa de mentoria da Daqui Pra Fora, e criou um projeto que envolvia questões ambientais e divulgação científica, o ECOarentena, pela qual já passaram cientistas como Carlos Nobre, Ricardo Galvão e Thelma Krug.

Mayumi passou também a trabalhar ao lado de Marcelo Gleiser, cientista brasileiro que leciona em Dartmouth College em New Hampshire, uma das melhores universidades do mundo e membro da chamada Ivy League (ao lado de Harvard, Yale, Princeton, Cornell, Brown, Columbia e UPenn).

Ela decidiu então tentar uma bolsa de estudos em Dartmouth, e não é surpresa que, depois de tanto esforço, ela tenha conseguido entrar com uma bolsa de 90%, trazendo muito orgulho para sua família e para todos que torcem por ela. Ao mesmo tempo, veio a preocupação com o restante do valor, que é alto para a realidade da maioria das famílias brasileiras.

E onde entra a DM nisso tudo? Nas palavras da própria Mayumi:

Eu me lembro quando recebi a carta de aceitação, como a felicidade passou ao sentimento de desespero ao ver aquele valor exorbitante. Passei dias fazendo contas, planejando trabalhos e buscando saídas para conseguir concretizar esse sonho, calculando cada centavo. Graças a DM, o alívio e a alegria voltaram a preencher meu peito. Muito mais do que a ajuda financeira, eu sinto que ganhei o apoio de pessoas experientes e visionárias para dar os próximos passos no caminho que escolhi.

Cada pessoa com quem eu falei na DM parecia disposta e feliz por colaborar e tirar qualquer dúvida que eu tivesse. Para mim, começar a vida adulta viajando para morar sozinha numa das melhores universidades dos EUA tendo essa rede de apoio, até no que tange organização financeira, é um diferencial que eu nunca sonhei em ter.

Atualmente, a DM está estruturando um programa de patrocínios específicos a esses estudantes que precisam de auxílio para suas graduações no exterior. Dessa forma, teremos, no futuro, um processo organizado e democrático, frente ao grande número de solicitações que recebemos.

Mas é um motivo de orgulho para a nós poder fazer parte da história da Mayumi. Nas palavras de nossa diretora de Marketing e Pessoas, Sandra Castello:

Ficamos muito felizes em poder contribuir para a realização de sonhos de talentos brasileiros, como a Mayumi, que com muita dedicação, construiu um caminho através da educação e do amor ao conhecimento. Viemos dar o último impulso na concretização desse sonho e nosso desejo é que ela tenha muito sucesso e alegria nessa nova jornada que se inicia.

Boa sorte, Mayumi!

Back To Top
×Close search
Buscar