skip to Main Content
É Possível Trabalhar Na DM De Qualquer Lugar Do País!

É possível trabalhar na DM de qualquer lugar do país!

Com a pandemia e a necessidade do trabalho remoto, modificamos nossos processos e tecnologias e, agora, contamos com colaboradores espalhados pelo Brasil.

O escritório sede da DM fica em São José dos Campos, uma cidade do interior de São Paulo que faz parte de uma região chamada de Vale do Paraíba e que fica à cerca de 100 km de distância da capital. É lá, onde, por enquanto, estão a maioria de nossos colaboradores.

Com exceção do time comercial externo, que trabalha dentro dos pontos de vendas das redes parceiras do nosso cartão private label (o cartão de crédito de loja), a grande maioria dos colaboradores da empresa trabalhavam presencialmente na sede, até março de 2020.

Isso significa que, apesar de sermos uma empresa que sempre foi aberta a profissionais de outras cidades na busca de talentos para preencherem nossas vagas, quando contratados, eles precisavam se mudar para São José dos Campos ou alguma cidade próxima.

Pandemia e a necessidade do trabalho à distância

Quando o coronavírus chegou ao Brasil e com a pandemia as recomendações de isolamento social, sabíamos que o mais importante era garantir a segurança de todos os nossos colaboradores. Por isso, rapidamente colocamos em prática um plano que já estava sendo elaborado para que todos os colaboradores DM exercessem suas atividades de modo remoto, o conhecido home office.

Para que isso fosse possível, fizemos diversos investimentos em novas tecnologias, mudanças nos processos, além de treinamentos e acompanhamento profissional em áreas da saúde.

Saiba mais sobre o processo de adaptação da DM ao trabalho remoto em postagens anteriores aqui do blog:

Escritório da DM em home office – Contamos tudo sobre como foi colocar todo mundo em casa de forma ágil garantindo a segurança de todos.

Colaboradores engajados no home office – Meses após o início da pandemia e a nova rotina, resultados alcançados, mostraram equipes compromissadas e satisfeitas com seu trabalho.

Home office: transição em tempo recorde – O líder da equipe responsável em preparar a empresa para o trabalho remoto em apenas 24 horas conta como foi esse desafio.

Talentos de qualquer lugar do Brasil

Como comentamos no início desse texto, contar com colaboradores em outras cidades ou estados do país não é algo novo por aqui. Afinal, temos nossa equipe comercial externa que trabalha dentro das lojas das redes de supermercado que adotam o cartão próprio com a DM.

No entanto, ainda assim, para essas vagas ainda só é possível realizar a contratação quando o profissional interessado na vaga more na região e possa realizar o seu trabalho presencialmente na loja.

Desde que os novos processos adotados e as novas tecnologias em que investimos comprovaram que, sim, o trabalho à distância era possível de qualquer lugar, além da prática se tornar um benefício aos atuais colaboradores que moram na região, nos tornamos muito mais flexíveis ao encontrar talentos em outras regiões do país.

Isso significa que, um profissional pode trabalhar na DM de sua cidade natal ou mesmo da cidade que escolheu para viver, independente se lá exista um varejista parceiro do nosso cartão de loja ou um escritório. E isso é válido desde o processo seletivo com entrevistas, dinâmicas e até entrega de documentos e assinatura de contrato realizadas de forma online.

Colegas compartilham suas experiências

Convidamos três colegas que, atualmente, trabalham com a gente a partir de suas cidades, em suas próprias casas, para contar ao blog como é essa experiência. Veja abaixo o que eles compartilharam conosco.

– Rafael Cainã, de São José do Rio Preto (SP), trabalha no Marketing

A história de Rafael Cainã com a DM começou no Linkedin, quando recebeu o alerta de uma vaga. A princípio, ele estava disposto a se mudar “Eu sempre vi com bons olhos trabalhar em São José dos Campos, uma cidade muito boa, perto de várias praias legais e ainda próxima de São Paulo, onde tenho muitos amigos”, contou.

São José do Rio Preto fica bem ao norte do estado de São Paulo, a 453 km da capital e a 503 km da sede da DM.

Rafael também contou ao blog como foi o seu processo seletivo. “A primeira etapa foi uma conversa por telefone, onde me apresentaram a DM e eu pude contar um pouco da minha trajetória. Na segunda fase envolvia criação de um projeto em detalhes. Fui aprovado e realizei uma última a entrevista com o gestor da área. Depois de alguns dias, recebi a notícia de que havia sido aprovado”.

O formato de trabalho à distância o assustou um pouco por ser uma pessoa que gosta de conviver com os colegas, contudo, rapidamente ele se acostumou e hoje já lista as vantagens do home office.

“A principal mudança que vejo no trabalho remoto é ganho de tempo com locomoção, horário de almoço, reuniões pontuais e conseguir focar mais em determinada demanda que dependa exclusivamente de você”. Contudo, para ele o ideal é o trabalho híbrido. “Acho que o trabalho presencial proporciona maior facilidade de interação com qualquer um na empresa, maior relacionamento e dinâmicas que potencializam os projetos. Por isso, considero que um trabalho 50% remoto e 50% presencial seja a forma mais adequada”.

– Leonardo Said, de Itajubá (MG), trabalha no GYPZ Lab

Do interior de São Paulo seguimos para Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Itajubá, a 312 km da capital Belo Horizonte, onde mora Leonardo Said, um dos colaboradores do GYPZ Lab, o laboratório de inovação da DM.

Assim como Rafael, para Leonardo mudar de cidade não era problema, por isso quando soube da vaga por meio de uma plataforma de recrutamento manifestou interesse.

Ele também contou para nós como foi o seu processo seletivo à distância. “Lembro que foi bem tranquilo todo o processo, no meu caso, como trabalho na área de TI, uma das etapas consistia em desenvolver um pequeno projeto web e ao finalizar essa parte tive a oportunidade de bater um papo super bacana com meu atual gestor, o Mateus Vieira”.

Leonardo trabalha remotamente na DM desde Outubro de 2020. “Inicialmente foi um pouco estranho acostumar com a nova rotina, mas atualmente gosto muito dos benefícios que o home office oferece, como a flexibilidade de horário, menos tempo gasto para deslocar até a empresa, maior conforto e sinto que acabo tendo mais tempo para focar no desenvolvimento das minhas atividades”.

– Fábio Kobaiashi, de Mogi das Cruzes (SP), trabalha na Tesouraria.

Mogi das Cruzes é uma cidade que fica entre São José dos Campos e a capital São Paulo, ou seja, ela fica razoavelmente perto de ambos os pontos, uma localização privilegiada. O que facilitou a entrada de Fábio na DM que, ao contrário de Rafael e Leonardo, já tem algum tempo de casa, desde 2017.

Pelas oportunidades que apareceram, Fábio sempre trabalhou fora de sua cidade, por exemplo, em São Paulo. “Quando surgiu a oportunidade de trabalhar em São José dos Campos, vislumbrei uma ótima oportunidade profissional visto ser bem mais perto da minha casa e, também, pela possibilidade de voltar a trabalhar na área que eu gosto, que é a Tesouraria, e em uma empresa em franco crescimento”.

Mesmo estando acostumado a se locomover até a DM diariamente, também se acostumou bem ao home office. “Minha adaptação foi muito boa e rápida pois já havia trabalhando em home office em outras empresas e tinha noção de como seria. E sempre que precisei do apoio de algum colaborador da família DM para poder exercer meu trabalho em casa, fui muito bem atendido, de forma bem tempestiva e eficaz”, contou.

Em comum a todos eles, o tempo, tão precioso, é um dos melhores benefícios. “O grande ganho realmente é o tempo. No meu caso eu gastava duas horas diárias, uma na ida e uma na volta”, lembrou Fábio.

Gostaria de trabalhar na DM?

 E você, também gostaria de trabalhar aqui com a gente? Agora, você já sabe que a distância e o lugar em que você mora não é nenhum impedimento. Confira as nossas vagas abertas acessando o link: https://vocedm.gupy.io/. E caso ainda não encontre uma vaga com seu perfil, não se preocupe, cadastre seu currículo em nosso Banco de Talentos.

 Nós publicamos nossas vagas abertas em nosso Instagram e LinkedIn, nos acompanhe para não perder nenhuma novidade! 😉

Back To Top
×Close search
Buscar