skip to Main Content
Economia Na Cozinha: 3 Receitas Para Aproveitar Melhor Os Alimentos

Economia na cozinha: 3 receitas para aproveitar melhor os alimentos

Chega de desperdício! Aprenda como aproveitar sobras de forma criativa, deliciosa e, o melhor, economizando nas refeições.

Quem nunca jogou sobras de alimento no lixo? Uma hora ou outra isso acaba acontecendo em toda cozinha, seja por preparar uma quantidade de comida maior do que a necessária para uma refeição ou por acabar deixando a data de validade passar.

Isso deveria acontecer apenas em raríssimas exceções. Na verdade, o melhor seria que nunca acontecesse. Afinal, ao desperdiçar alimentos você está jogando o seu dinheiro no lixo.

Você já parou para fazer um cálculo aproximado de quando pode estar perdendo de dinheiro dessa forma?

Vamos fazer um exercício rápido: tente lembrar do que jogou fora nos últimos dias, aquele pão que mofou, a fruta que apodreceu, a verdura que murchou, o queijo que endureceu…Quanto cada uma dessas coisas custou?

Temos certeza que bastante dinheiro foi embora, não é mesmo? Então, continue aqui com a gente que vamos te ajudar a diminuir essas perdas! 😊

Receitas para aproveitar ao máximo os alimentos

Para te ajudar a encontrar formas de utilizar as suas sobras em pratos deliciosos no paladar e aos olhos, nós fizemos uma pesquisa em portais famosos de receitas.

Nesse trabalho de investigação, procuramos receitas que reaproveitam ingredientes deixados de lado e restos de forma muito criativa. E o resultado dessa busca a gente compartilha aqui com você nessas três receitas abaixo.

Prepare a cozinha, seus utensílios, seu avental e mão na massa!

Bolinho de arroz

Esta receita nós encontramos no portal Panelinha, da Rita Lobo.

Um bolinho de arroz sequinho e crocante é algo tão delicioso que parece até uma maldade nossa dizer que ele é feito com sobras, não é mesmo? Mas não existe uma melhor forma de prepará-lo do que com aquele arroz branco cozido que sobrou do almoço ou do jantar.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de arroz cozido
  • 2 ovos
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada grosseiramente
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 3 xícaras (chá) de óleo para fritar

Modo de preparo

Numa tigela grande, coloque o arroz, a farinha de trigo, o queijo parmesão e a salsinha. Em outro recipiente, quebre um ovo de cada vez e junte aos outros ingredientes. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem com uma colher.

Com uma colher de sopa, retire uma porção da massa e, com a ajuda de outra colher, modele o bolinho e transfira para um prato. Como a receita leva pouca farinha, não se preocupe, a massa é mais mole mesmo.

Frite em uma panela com óleo já aquecido ao fogo médio (cerca de quatro bolinhos por vez, colocando um a um). Transfira para um recipiente forrado com papel toalha ou guardanapo. Sirva a seguir bem quentinhos!

Dica: já que o objetivo aqui é evitar o desperdício, saiba que o bolinho ainda cru também pode ser congelado para ser frito no outro dia.

Souflé de legumes

Esta receita nós encontramos no portal Tudo Gostoso, clicando no link você confere outras tão fáceis como este souflé.

O interessante é que você prepara este prato muito fácil com quaisquer legumes que você tiver na geladeira. E, como cada dia as sobras podem ser diferentes, mesmo seguindo os mesmos passos, você terá novos sabores em sua mesa.

Ingredientes

  • Sobras de legumes (qualquer um que tiver na geladeira)
  • 1/2 copo de leite
  • 2 ovos
  • 2 colheres de queijo ralado
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Junte as sobras de legumes com os demais ingredientes e bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo.

Depois, despeje a massa em um refratário untado com margarina e farinha de trigo. Salpique queijo ralado por cima.

Leve para assar ao forno médio até que fique dourado. Você pode espetar com um palito ou garfo para verificar se o meio também já está totalmente assado e firme.

Bolo de banana madura

Esta receita nós encontramos na página A Casa Encantada.

As bananas são itens que ficam maduros com muita facilidade, por isso nossa última receita é para não descartar essas frutas que nessa receita, quanto mais maduras estão, mais delicioso este bolinho fácil de liquidificador fica!

Ingredientes

  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (de chá) de açúcar demerara
  • 2 bananas nanica bem maduras em rodelas
  • 1 colher (de chá) de canela em pó
  • 1/2 xícara (de chá) de leite
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (de chá) de óleo de milho
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (de café) de sal

Modo de preparo

Pré aqueça o forno em 180°C, unte e enfarinhe uma forma de bolo com furo no centro,

No liquidificador adicione o açúcar, a canela, o leite, o óleo, os ovos e o sal, bata até estar bem misturado,

Adicione as rodelas de banana e pulse algumas vez para processar parte delas, adicione a farinha e o fermento e mexa com uma colher de pau até não restar mais gruminhos de farinha,

Transfira para a forma enfarinhada e leve ao forno por aproximadamente meia hora, faça o teste do palito, se sair sequinho o bolo está pronto!

Espere esfriar e desenforme, se quiser antes desta etapa, salpique açúcar e canela sobre o bolo enquanto ainda esfria e sirva com café quentinho!

Economia com prazo para pagar

As receitas acima são apenas alguns exemplos, no entanto, o nosso objetivo é estimular a sua criatividade. Veja o que você consegue aproveitar da sua geladeira e depois conte para a gente o resultado das suas criações. 😊

Com dicas como essas aproveitando melhor os ingredientes que você tem aí na sua casa e organizando bem a sua dispensa, você pode fazer uma grande economia no supermercado.

E se, além disso, você usar o seu cartão DM da loja para fazer as suas compras, além de gastar menos, você ainda pode ganhar um maior prazo para pagamento das suas faturas, comprando no seu melhor dia de compra. Que notícia maravilhosa, não é?

Você ainda não tem o cartão da DMCard? Se quiser conhecer todos os benefícios de fazer suas compras com o cartão da loja, clique aqui e leia nossa matéria “Cartão de loja ou DM Mastercard? Descubra qual o ideal para você”.

E se já entendeu tudo e quer pedir o seu? É muito fácil, você pode solicitar o cartão DMCard pelo WhatsApp, é só acrescentar o número (12) 2136-0100 ou  (12) 2136-0123 na sua agenda, mandar um “oi” pra gente e seguir as instruções. 

 

Back To Top
×Close search
Buscar