skip to Main Content
Ferramentas Gratuitas Para Ajudar A Controlar Sua Vida Financeira

Ferramentas gratuitas para ajudar a controlar sua vida financeira

Você ainda não cumpriu a sua promessa de administrar melhor o seu dinheiro? Então veja só os materiais que separamos para te ajudar a começar

Se você chegou aqui neste texto do blog, nós já podemos concordar que você faz parte daquele grupo de pessoas que está em busca de uma vida financeira mais estável, longe das dívidas, ser alguém que consiga guardar um dinheirinho para realizar algum sonho. Não é verdade?

O problema é dar o primeiro passo! Existem pessoas que acham muito complexo encarar tudo o que gasta e como anda, realmente, a sua vida financeira. Algumas ainda têm uma forte resistência, porque não querem ver o tamanho do problema e ficam sempre adiando para amanhã, para o mês que vem, para o início do ano que vem.

Vamos te contar uma coisa: não tem jeito, pode parecer doloroso, mas você precisa dar esse primeiro passo. Porém, saiba, que nem precisa ser tão complicado assim. Na internet você acha muitas ferramentas disponibilizadas de forma gratuita que podem facilitar esse trabalho.

Dicas para colocar as finanças em ordem

Antes de qualquer coisa, de te mostrar o caminho das pedras até alguns materiais que separamos para te ajudar, vamos lembrar que este texto faz parte de uma série de postagens aqui no blog que te ajudam a pôr ordem nas finanças e no orçamento familiar.

Inclusive, você encontra aqui recomendações de como dar os primeiros passos. Um texto que começa te explicando, em detalhes, tudo o que precisa entender sobre educação financeira. Para acessá-lo é só clicar aqui.

Depois de ler o texto “Primeiros passos para cuidar bem do seu dinheiro”, que colocamos o link acima, temos certeza de que ganhou mais motivação e vontade de começar, não é?

Então, ainda antes de continuarmos, você também pode ler as nossas “6 dicas para colocar as finanças em ordem neste início de ano”. Elas estão bem explicadinhas nessa outra postagem aqui do blog e você pode ir até lá clicando aqui.

Na ponta do lápis

Pronto, se você seguiu nossa sugestão e leu nossos textos anteriores já sabe que agora é a hora de colocar tudo na ponta do lápis.

E, para que você não desista achando que vai ser complicado, é que estamos aqui para te ajudar. Trouxemos algumas planilhas que você pode baixar aí no seu computador ou até mesmo imprimir – se realmente preferir utilizar o lápis –, e praticar tudo o que aprendeu.

– Planilha de planejamento financeiro

Você lembra da Cecília Darrigo, nossa colega aqui da DM que já trabalhou como educadora financeira e consultora?  Ela nos ajudou a preparar o texto sobre os primeiros passos para cuidar bem do seu dinheiro que colocamos o link para que pudesse ler.

Se não leu ainda, te damos uma segunda chance, ele está aqui. 😉

Pois a gente pediu ajuda para ela de novo. Dessa vez, ela criou para nós uma planilha na qual você poderá anotar e controlar tudo o que ela tinha ensinado, por exemplo, sobre os diferentes gastos e diferentes reservas financeiras.

Clique aqui para baixar a sua planilha de planejamento financeiro.

 – Planilha para ocasiões especiais

Agora que você já tem a sua planilha na qual vai colocar toda a sua vida financeira, vai começar a perceber onde, como e quando está gastando muito dinheiro e precisa dar um jeito de economizar.

Em algumas ocasiões como uma festa, um churrasco em família ou uma viagem de férias acabamos tendo gastos não planejados anteriormente em nosso planejamento.

Só que, agora, com a nossa ajuda você se tornará uma pessoa muito organizada com seu dinheirinho e saberá que, mesmo esses momentos precisam de algum plano.

Tudo aquilo que é organizado com antecedência evita gastos desnecessários, por exemplo o desperdício de comida em uma reunião familiar ou até mesmo a falta dela, já que sempre que compramos algo de emergência, de última hora, acabamos não prestando muita atenção no preço. Algo que acontece também com diárias de hotéis e passagens, quando estiver pensando em suas aguardadas férias.

Por isso, preparamos uma planilha especial para esses momentos.

Clique aqui ou na imagem abaixo para baixar a sua planilha de planejamento para ocasiões especiais.

– Planilha para compras no supermercado

A compra de alimentos e outros produtos para abastecer a despensa de casa é outro gasto que temos e que nunca acaba. Além de levar boa parte do nosso orçamento doméstico.

Aqui no blog nós também já demos algumas dicas para não se perder e gastar mais do que gostaria no supermercado. Venha dar uma olhadinha, é só clicar aqui.

Viu que uma das dicas fala exatamente de se programar para as compras. E é nessa hora que essa planilha abaixo vai te ajudar.

Clique aqui ou na imagem acima para baixar a sua planilha de planejamento para compras no supermercado.

Ficando sempre ligado aqui no blog você tem sempre dicas e conteúdos como esses para ajudar em seu dia-a-dia. Para não perder nadinha, acompanhe a DM nas redes sociais, no Facebook e no Instagram.

Back To Top
×Close search
Buscar