skip to Main Content
Meu Cartão Não Foi Aprovado, E Agora?

Meu cartão não foi aprovado, e agora?

Entenda como é feita a análise de crédito e as possíveis razões pelas quais uma proposta solicitando um cartão DM pode não ser aprovada

Quando nós solicitamos crédito a uma instituição financeira, seja um novo cartão de loja, um cartão de crédito, um empréstimo ou um limite pré-aprovado em nossa conta, essas empresas realizam uma análise do nosso perfil para aprovação.

Essa análise leva em consideração diversos fatores e, cada instituição, acaba criando suas próprias regras do que levar em consideração, do que é mais seguro para ela e para os seus clientes.

Por isso, às vezes, acaba sendo comum que uma pessoa que foi aprovada em uma instituição não seja aprovada na outra, e isso não quer dizer que a empresa não queira você como cliente. Muito pelo contrário!

Antes de mais nada, se isso aconteceu com você não fique triste. Em primeiro lugar, lembre-se que as empresas adotam esse tipo de avaliação, também, para a sua segurança, por exemplo, para evitar que você acabe assumindo dívidas acima do que poderá pagar e acabe piorando a sua situação.

Como muita gente acaba ficando com dúvidas sobre a análise de crédito e também sobre o que fazer caso não seja aprovada, hoje, estamos aqui para esclarecer o que fazer quando isso acontece com você aqui na DM.

Você pode tentar de novo

É isso mesmo, se o seu cartão DM não foi aprovado não significa que você não poderá ter o seu. Você poderá preencher uma nova proposta após 90 dias.

Você deve estar se perguntando por que as empresas permitem uma nova tentativa só depois de algum tempo. Em algumas instituições esse período mínimo pode chegar a até 180 dias (seis meses).

Isso acontece pois é um prazo que consideram o mínimo para que o motivo que influenciou na sua análise de crédito e não possibilitou a aprovação pode já ter sido atualizado ou solucionado.

Por exemplo, se foi uma dívida em atraso em outra instituição, nesse período de espera você pode já ter resolvido.

O que eu devo fazer para ser aprovado na próxima vez?

Como dissemos mais acima, são diversos fatores que podem influenciar na análise de crédito. Então, enquanto você aguarda o prazo para a nova tentativa, você pode estar alerta a alguns desses motivos mais comuns que acabam atrapalhando sua aprovação e verificar se algum deles seria o seu caso.

Veja com atenção os exemplos que listamos a seguir:

Nome nas listas de proteção ao crédito

Você já deve ter ouvido falar no famoso “nome sujo na praça”, não é mesmo? Essa é uma das razões mais comuns para a não aprovação de um novo cartão.

E, por ser uma das causas mais frequentes para não aprovação, também é comum que pessoas que estejam tentando solicitar um novo cartão talvez nem saibam que estão nestas listas de instituições como o Serasa, o SPC ou o Banco Central, este último, em casos de cheques devolvidos sem fundos.

Então, você pode aproveitar para verificar se não há alguma conta esquecida. Não é raro ser um valor baixo e a solução ser mais simples do que você imagina. E, mesmo em caso de valores maiores, as empresas costumam oferecer ótimas condições a quem deseja quitar seus débitos.

Caso não esteja nestas listas, aí é só garantir que continuará fora delas até a próxima tentativa. 😊

Hoje em dia, fazer essa consulta e saber com solucionar é muito simples, você pode fazer tudo pela internet direto no site dessas instituições:

Serasa: https://www.serasa.com.br/

SPC: https://www.boavistaservicos.com.br/

Meu nome está limpo e mesmo assim meu cartão não foi aprovado

É verdade que o cartão pode ser recusado mesmo você estando com o seu nome limpo, ou seja, fora das listas de proteção ao crédito.

Isso pode acontecer por vários motivos, desde a documentação solicitada ser entregue incompleta ou estar incorreta, até mesmo o seu histórico de pagamentos de outras dívidas.

Por isso, é sempre importante manter as contas em dia para manter o seu histórico de um bom pagador e aumentar as possibilidades de ter seu cartão DM aprovado.

Fique atento ao envio das informações

Como comentamos acima, um dos motivos para a não aprovação, mesmo com o nome limpo na praça, é a entrega de documentos faltantes ou com erros de informação.

Por isso, também é importante avaliar se o erro não foi seu e se as informações que preencheu na ficha são exatamente as que constam em sua documentação. Por exemplo, se você informar uma renda diferente de seu comprovante, isso pode causar uma recusa da proposta.

Atenção

Se o seu cartão DM não foi aprovado, o melhor é você aguardar o prazo e tentar verificar no seu perfil o que pode ter atrapalhado e buscar uma solução, como quitar dívidas antigas.

Não é recomendado que, após a tentativa em uma instituição, você continue tentando solicitar cartões ou qualquer tipo de crédito em outros lugares logo em seguida. Essa prática também pode atrapalhar uma futura aprovação! Nossa dica é que você mantenha uma vida financeira ativa e com responsabilidade.

Nós queremos ter você como cliente

Não se esqueça que se acontecer do seu cartão DM não ser aprovado, isso não significa de forma alguma que não queremos você como cliente. Voltamos a reforçar que esta é uma prática que, também, existe para te proteger.

É por isso que nós estamos constantemente trabalhando em novos produtos e novas soluções financeiras, para conseguir atender cada vez mais a todos os perfis de consumidores.

Para ficar por dentro desses novos lançamentos e de outras novidades da DM, siga a gente nas redes sociais. Nós estamos no Facebook e no Instagram aguardando a sua visita.

Back To Top
×Close search
Buscar