skip to Main Content
Trilhando A Sua Carreira Na DM: A Importância Da Avaliação 360º

Trilhando a sua carreira na DM: a importância da avaliação 360º

Metodologia permite que colaboradores cresçam por meio de suas próprias competências

Nós da DM temos orgulho em levar conosco o fato de não deixar ninguém para trás. Estamos sempre em busca de melhorias para nossos clientes e parceiros, mas tudo isso só é possível graças aos nossos colaboradores.

Acompanhando o blog, você já leu como é fazer parte de nosso time (caso ainda não tenha visto, clique aqui), e entendeu um pouco mais sobre o nosso ambiente de trabalho.

Hoje viemos falar sobre uma metodologia, capaz de analisar e qualificar a todos, de uma maneira imparcial, e com possibilidade de crescimento. Estamos nos referindo a avaliação 360º.

O que é a avaliação 360º?

A fim de coletar informações sobre o desempenho dos colaboradores, a avaliação 360º surge como uma maneira de unir perspectivas de diversos pontos de vista. Por meio dessa metodologia, temos como reunir da melhor maneira possível, tudo sobre a performance de um membro de nosso time.

De maneira geral, é como se uma pessoa estivesse sentada no centro de um círculo, formado por outros colaboradores que vão desde diretores, até subordinados. Todos que possam interagir com seu trabalho fazem a diferença, e com concepções diversas, você pode evoluir, e se tornar cada vez mais completo nas suas funções.

Avaliação é um componente da gestão de desempenho de cada colaborador e ela contribui com o seu planejamento de carreira.

O jeito DM de ser

Apesar de possuir um conceito universal, cada empresa elabora a sua avaliação 360º de acordo com os seus princípios, e com a DM não seria diferente.

Nesse ano, o foco de nossa metodologia está em comtemplar uma nova competência que suporte o desempenho frente ao alcance das metas estratégicas da empresa para 2021. Tudo isso é feito de forma alinhada aos OKR’s da Empresa, ou seja, com as metas estratégicas da DM.

E o que são essas competências? Elas são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, de um indivíduo, que indicam a sua capacidade e qualificação na entrega dos trabalhos.

As competências da avaliação 360º

Dividimos as competências de nossa metodologia em dois subgrupos, as Competências Comportamentais, e as Competências de Desempenho.

As Competências Comportamentais atribuem notas em relação aos comportamentos apresentados pelo colaborador, necessários ao bom exercício de suas funções na empresa, e que evidenciem o seu alinhamento aos nossos valores.

Já as Competências de Desempenho atribuem notas em relação aos resultados que demonstrem o seu desempenho, frente ao alcance das metas estratégicas da empresa.

Nosso ciclo de avaliação

Neste ano, a avaliação da DM começou no mês de junho. A escolha para ele ser iniciado no meio do ano se deve ao fato de que assim, caso a rota precisa ser corrigida, temos tempo para isso, ou seja, podemos verificar se os comportamentos esperados para alcance das metas de 2021 estão sendo praticados, assim como se eles refletem nossos valores.

Utilizamos uma plataforma para apoio de nosso processo, integrando todas as ações que refletem no desenvolvimento dos colaboradores. Isso é feito por meio da avaliação de outros colegas, de si próprio, dos seus líderes, com registro de feedbacks, e construção do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).

Após a avaliação é feita a análise dos resultados, assim como a discussão deles com o Comitê de Pessoas para as ações de movimentação e reconhecimento e entrega dos resultados a todos aqueles que foram avaliados.

Feito isso, teremos a construção dos PDI’s, com ações de desenvolvimento e crescimento, com diferentes atividades e prazos de entrega, que podem ser de 3 a 6 meses, a depender do que se pretende desenvolver com cada colaborador.

Hoje, a avaliação 360º é um processo estabelecido e realizado com o apoio de toda a diretoria e gestores, com muitos desdobramentos ao longo de todo ciclo.

Todo o ciclo é pensado na geração de oportunidades, criando o entendimento das atividades envolvidas. É dessa maneira que você pode almejar um futuro ainda melhor aqui na DM.

Caso você ainda não faça parte de nosso time, não perca mais tempo. Acesse https://vocedm.gupy.io/ e confira as oportunidades abertas.

Back To Top
×Close search
Buscar