Veja como solicitar o cancelamento de compra do seu DM Mastercard
Tire suas dúvidas e veja o passo a passo para realizar o processo
A DM está sempre pensando no melhor para seus clientes, oferecendo uma ótima experiência com nossos serviços e produtos. Você já conhece o DM Mastercard e todos os seus benefícios, correto?
Acontece que às vezes, acabamos fazendo algumas compras pelo cartão por impulso, ou até mesmo recebemos a mercadoria danificada e fora do prazo, e achamos que vamos ficar no prejuízo.
Mas calma! Entrando em contato com o estabelecimento, o consumidor tem o direito de arrependimento de até 7 dias pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
No post de hoje, tiramos todas as dúvidas e mostramos o passo a passo bem simples para solicitar o cancelamento de compra do seu DM Mastercard, feito em apenas alguns minutos.
Confira:
Qual é o prazo para cancelar uma compra lançada no meu cartão?
Cada site informa ao cliente um prazo para iniciar o processo de cancelamento de uma compra, não deixe de conferir no site onde está realizando a sua compra essa informação.
Após o início da solicitação, quando o estabelecimento confirma o cancelamento ele já informa o prazo para estorno da compra na fatura do seu cartão, o ideal é aguardar o prazo informado por eles, pois não temos como antecipar esse processo.
Para isso, temos duas perguntinhas:
- Você já comunicou a loja?
- Qual foi o prazo que ela passou?
Após acionar a loja, normalmente o prazo ocorre em 15 dias, mas a bandeira pode levar até 120 dias, por isso é bom ficar atento à informação passada pela loja onde você realizou a compra.
Caso não cumpra com o prazo informado, nós podemos te ajudar com a disputa chamada chargeback.
Qual é o passo a passo para cancelar uma compra no meu DM Mastercard?
- A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com a loja em que realizou a compra e solicitar o cancelamento do item adquirido.
- Verifique se a data de cancelamento que está no comprovante ainda está válida e aguarde o prazo determinado.
- Passou do prazo? Entre em contato com a gente, através da nossa assistente virtual Denise Maria descrevendo o ocorrido, com todos os detalhes do processo, pois as informações serão enviadas para a bandeira do cartão no processo do chargeback. Por isso é importante que você passe todas as informações possíveis.
Vamos citar alguns exemplos aqui:
- Quando fez a compra, o valor, data e qual o cartão.
- Cite os produtos cancelados (foi a compra toda ou somente alguns produtos?)
- Conte como foi a conversa que teve com a loja referente ao pedido de cancelamento (se possível com protocolo)
- O motivo do cancelamento
- Comprovante de cancelamento
Como aparece a devolução na minha fatura?
É importante lembrar aqui que, a sua compra não vai sumir da sua fatura, ela irá permanecer no histórico de compra.
Para isso existem duas situações nesse caso. A “compra totalmente cancelada” e “compra parcialmente cancelada”. Vamos te explicar abaixo como funciona, e suas diferenças.
Existem diferenças entre o processo de cancelamento e estorno da DM?
Consideramos que sim. O Processo de cancelamento feito pela bandeira é dado como um “assunto encerado”, enquanto o que é feito pela DM durante o processo de chargeback pode ser anulado no futuro.
Isso acontece se a bandeira der uma resposta negativa quanto ao cancelamento. Assim o valor será cobrado na sua próxima fatura.
Onde posso conferir se o estorno foi realizado?
Você pode conferir os status do seu retorno pelo aplicativo. Além disso, conheça todas as funções do seu DM App neste textinho aqui que preparamos: O aplicativo da DM evoluiu: conheça o DM App.
Gostou do post? Para saber mais informações, não deixe de acompanhar o blog e nos seguir nas redes sociais.