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Carnaval Também é Oportunidade Para Aumentar Suas Vendas

Carnaval também é oportunidade para aumentar suas vendas

Saiba como o consumidor se comporta em datas especiais e veja dicas de como aproveitar o momento aí na sua loja 

Quem atua no varejo já sabe que as datas comemorativas e especiais são oportunidades imperdíveis para uma turbinada nas vendas. Você já deve ter celebrado bons resultados após o Dia das Mães, o Dia dos Pais, Black Friday, as festas de fim de ano, entre outros dias importantes para o calendário do comércio. 

Muitas lojas aproveitam muito bem essas oportunidades criando ações até para datas esquecidas, como o Dia da Secretária, Dia dos Avós, no aniversário de sua cidade, ou até mesmo o Dia do Macarrão (25 de outubro), o Dia da Pizza (10 de julho) e o Dia do Pão (16 de outubro que, inclusive, é comemorado mundialmente). 

E você sabia que nessa lista está o Carnaval? 😊 

Como se comporta o seu consumidor no Carnaval 

É não é só a gente aqui da DM dizendo que o Carnaval é uma ótima oportunidade para incrementar suas vendas, as estatísticas comprovam que o consumidor está disposto fazer mais compras. 

A plataforma ReclameAQUI realizou uma pesquisa muito interessante que aponta como será o comportamento do consumidor no Carnaval 2023. A amostra foi dividida em dois perfis, quem manifestou que iria celebrar a data e quem tinha outros planos.  

Comportamento de quem pretende comemorar o carnaval 

De acordo com o estudo do ReclameAQUI, 20,5% dos respondentes pretendem comemorar e frequentar eventos tradicionais à essa época do ano como bailes, blocos, festas e desfiles. 

Como vão aproveitar 

A grande maioria afirmou que vai curtir em bloquinhos de rua (44%) ou viajar (43%). Veja que se a sua loja está na rota dessa folia, a imaginação é o limite para vender mais 

O que pretendem comprar 

O Carnaval é uma época um pouco diferente de outras, por exemplo, não é um momento de venda de bens duráveis, como presentes. Esse período tem uma característica própria. Como toda oportunidade para celebração pede, a maioria manifestou que suas principais compras serão de alimentos e bebidas (45,1%). 

Uma dica é se preparar para oferecer produtos prontos para alimentação, como lanches rápidos e salgados. Veja que o varejo de alimentos e bebidas não só pode, como deve estar preparado para atender a essa semana. 

Fantasias e acessórios aparecem com apenas 10% das intenções de gasto. Um item tão disputado no carnaval não estar no topo do ranking pode nos mostrar que as pessoas estão dando preferência em preparar seu próprio look em casa, o que deve impulsionar a venda de acessórios como fitas, glitter e lantejoulas. 

Onde pretendem fazer as compras 

Quando questionados onde pretendem fazer suas compras, o que chama a atenção no estudo é a predominância das lojas físicas. 26,7% dos respondentes pretendem, na maioria das vezes, visitar lojas físicas, enquanto outros 16,7% pretendem concentrar todos os seus gastos em estabelecimentos do mesmo formato. 

Isso nos mostra que compras de última hora, por exemplo, serão muito importantes para o varejo, como aquela bebida ou alimento enquanto o bloco passa, nas paradas das estradas durante a viagem, etc. 

Contudo, também é possível observar as redes sociais já aparecendo como pontos de venda sendo considerados na ocasião de compra. 

Onde pretende fazer as compras 

A maioria manifestou que vai gastar apenas R$ 100 e R$ 300 (26,3%), enquanto o terceiro lugar no ranking são os gastos de no máximo R$ 100 (19,9%). Ou seja, ninguém quer gastar muito, o que pode ser justificado por ser um período de festa com vários dias, é preciso controlar o orçamento. 

Então, é hora de abusar das ofertas dos produtos de menor valor e alta rotatividade! 

Mas também tem quem pretende investir um pouco mais na diversão, 24% pretendem gastar mais de R$ 1.000.  

Comportamento de quem não vai comemorar o carnaval 

Uma parte bastante expressiva da amostra manifestou que não tem intenção de comemorar em eventos tradicionais (79,5%), mas isso não significa que não vão aproveitar os dias de folga de outra forma e de que não façam suas comprinhas. 😉 

Qual a programação fora do Carnaval 

Nesse grupo, 36% ainda não tem programa definido, enquanto os demais já sabem que vão passar um tempo com amigos e familiares (29%), aproveitarão o tempo livre em atividades como leitura, jogos ou assistindo filmes e séries (26%). 

Mesmo quem vai ficar em casa ou promover reuniões mais tranquilas, sempre é bom uma comidinha gostosa, um petisco, uma pipoca. Não esqueça de pensar em quem não curte a folia, heim!

Planejar é importante 

Acima já trouxemos alguns exemplos de como esses dados podem ser aproveitados para criar campanhas com melhores resultados. O importante é planejar! 

Veja abaixo, algumas dicas que consideramos importantes para ter uma abordagem eficiente. Além de ter uma equipe preparada para atender a demanda e um visual atraente, o que vai te destacar é um atendimento diferenciado. 

Saiba quais são os produtos mais vendidos nesse período 

Por se tratar de um feriado em que a galera planeja sair para curtir, que tal ficar de olho nos itens da sua loja que mais se destacam nessa época e colocá-los em uma boa promoção? 

Produtos como carvão, pão de alho, maionese, espetos, facas e tábuas são muito procurados nessa época porque muitas pessoas querem se reunir com a família e amigos! Afinal, quem não gosta de um bom churrasco, né? 

Por conta disso, itens como carnes de corte bovino (alcatra, fraldinha, maçã de peito e costela), carnes de corte suíno (lombo, pernil, costelinha e bisteca), aves (frango, peito de frago, asas, coxas e sobrecoxas) e linguiça são muito procurados no feriado. 

E se você quer sair na frente, com um diferencial competitivo, invista em opções sem glúten e veganas. 

E é claro, as bebidas não ficam para trás. Na lista das bebidas mais procuradas para o feriado, estão: cerveja, refrigerante, suco, água mineral e com gás, energéticos, uísque, tequila e gin. 

Crédito, prazo e maior poder de compra 

Muitas vezes, em momentos especiais e para celebrar, como esses exemplos que comentamos, a intenção de compra do consumidor cresce. Mas precisamos lembrar que estamos num momento em que as pessoas estão ainda se recuperando de uma crise econômica. 

O bolso do consumidor pode não acompanhar o seu desejo de compra. Contudo, a solução para aumentar o poder de compra do seu cliente é muito simples: estimular que seu cliente solicite e use o seu cartão de loja. 😊 

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E se ainda não é parceiro DM, fale conosco pelo email: sejaparceiro@vocedm.com.br 

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