skip to Main Content
Dia Do Jovem Aprendiz: O Primeiro Contato Com O Mercado De Trabalho

Dia do Jovem Aprendiz: o primeiro contato com o mercado de trabalho

Conversamos com três jovens aprendizes de três diferentes áreas que nos contaram como têm sido começar suas carreiras profissionais na DM

Dia 24 de abril é o Dia do Jovem Aprendiz, um momento importante para as empresas refletirem sobre seus papeis sociais na inclusão e desenvolvimento profissional dos jovens.

Você sabe o que é o programa Jovem Aprendiz e por que ele tem um dia só dele comemorado nesta data? Trata-se de um modelo de contratação, uma iniciativa que dá aos jovens a oportunidade de entrar no mercado de trabalho.

O programa foi criado para possibilitar que os jovens de 14 a 24 anos tenham uma experiência profissional sem abrir mão da continuidade aos seus estudos, afinal, parte do trabalho é uma agenda que envolve cursos de capacitação e profissionalização obrigatórios.

Por isso, pela regra geral da legislação brasileira, além da idade, os requisitos para ser um Jovem Aprendiz é que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino fundamental ou médio, garantindo, assim, que a educação não seja comprometida.

Contudo, as empresas têm liberdade de criar algumas regras próprias que atendam seu modelo de negócio e necessidades, por exemplo, aqui na DM, em nosso último processo seletivo de Jovens Aprendizes, realizado no ano passado, era exigido o ensino médio completo e idade entre 17 a 22 anos.

Oferecer a oportunidade de entrada no mercado de trabalho e proporcionar a capacitação têm um grande potencial para transformar a vida de jovens e adolescentes e de suas famílias. Por isso, promover esses benefícios sociais e econômicos e desenvolver jovens talentos são muito importantes pra gente.

Quem são os Jovens Aprendizes da DM?

Para celebrar a data, o blog conversou com a Karla Silvestre, da área de Saúde Segurança e Qualidade de Vida; Matheus Castro, do Hospital GACC Vale, instituição apoiada por nós; e Maria Clara, de Operações.

Veja abaixo como foi o nosso papo e o que cada um deles contou pra gente sobre suas experiências nesse início de jornada profissional por aqui.

 

Karla Silvestre, Saúde Segurança e Qualidade de Vida

Por que você escolheu trabalhar na DM?

Eu tive a oportunidade de presenciar por alguns anos a rotina de uma colaboradora da DM, uma pessoa muito próxima minha. Assim, eu sabia que a empresa dá um show de humanidade e valorização tanto do cliente quanto do colaborador. Isso sempre foi claro para mim.

Então, quando eu fiquei sabendo que as inscrições do processo seletivo para aprendizes estavam abertas, não pensei duas vezes em me inscrever. Essa é minha primeira experiência como jovem aprendiz.

Como tem sido essa nova experiência?

Tem sido ótima. Quando cheguei à DM, o setor de SSQV (Saúde, Segurança e Qualidade de Vida) estava sendo reestruturado e admitindo novos talentos para o time. Eu pude ver a equipe crescer e entender a importância da segurança do trabalho. Aprendi com os profissionais da empresa o tamanho da responsabilidade desse setor, que cuida tanto da integridade física quanto da qualidade de vida dos colaboradores. Desde o começo, me senti incluída na equipe.

Qual foi a melhor experiência que você teve na DM até hoje?

Acredito que foi o meu primeiro 1:1 (reunião entre duas pessoas) com a minha líder. Como o time ainda estava crescendo, eu tive uma pequena dificuldade em encontrar o meu lugar dentro dele. Eu via as movimentações de contratação de técnicos de segurança do trabalho, enfermeiros e médico, os funcionários antigos da DM, e eu ficava meio perdida e não sabia muito bem como comunicar isso. Nesse encontro, eu entendi o meu propósito, o que eu faria e como faria. Desse dia em diante, eu vivi muitas experiências legais na DM e que me fizeram crescer, mas esse dia realmente foi o mais marcante para mim.

O que acha dos encontros mensais dos Jovens Aprendizes?

São muito importantes para nós. Às vezes, na correria, só nos encontramos quando estamos resolvendo algum assunto. Os encontros são bons para lembrarmos que temos outros aprendizes na empresa, e saber que eu posso contar com quem está no mesmo momento de carreira que eu.

 

Matheus Castro, Hospital GACC Vale

Por que você escolheu trabalhar na DM?

Eu escolhi a DM por buscar uma oportunidade nova de adquirir conhecimentos e me desenvolver profissionalmente e pessoalmente. Foi uma chance de começar minha carreira profissional com algo novo, que eu nunca tinha feito antes. Eu nunca tinha trabalhado com carteira assinada.

Como tem sido essa nova experiência?

Essa nova experiência está sendo cheia de conhecimentos a serem absorvidos. Faço parte do atendimento no Hospital GACC Vale (Grupo de Assistência à Criança com Câncer), que é um setor de bastante intensidade, cheio de desafios para serem enfrentados e superados. Mas acredito que estou indo bem. Estou dando meu máximo e contribuindo para que tudo seja feito da melhor forma e o mais rápido possível.

O que acha dos encontros mensais dos Jovens Aprendizes?

Gosto bastante dos nossos encontros mensais porque discutimos assuntos relevantes para melhorar nosso desempenho dentro da empresa.

 

Maria Clara, Operações

Por que você escolheu trabalhar na DM?

Escolhi trabalhar na DM por causa da reputação da empresa no mercado, e pela oportunidade de contribuir para objetivos desafiadores em um ambiente inovador e colaborativo.

Como tem sido essa nova experiência?

Tem sido uma experiência gratificante e desafiadora. Estou aprendendo muito e me sinto apoiada pela equipe para crescer e contribuir de maneira significativa.

Qual foi a melhor experiência que você teve na DM até hoje?

Uma das experiências mais gratificantes que tive na DM foi trabalhar apoiando nos procedimentos dos colaboradores: contribuir para a eficiência e o bem-estar da equipe. Mesmo que atuando nos bastidores, me trouxe um senso de realização e pertencimento à empresa. Além disso, participar de iniciativas como campanhas motivacionais, eventos de integração e sorteios mostrou como é valorizada a cultura de colaboração e engajamento dentro da organização.

E, é claro, não poderia deixar de mencionar a importância das confraternizações e eventos, que não apenas fortaleceram os laços entre os colegas, mas também acrescentaram momentos de descontração e diversão ao ambiente de trabalho.

O que acha dos encontros mensais dos Jovens Aprendizes?

São muito produtivos e importantes para alinhar objetivos, compartilhar aprendizados e fortalecer o espírito de equipe.

Conexão com os valores da DM

Para a DM, é muito importante ter acesso aos feedbacks dos nossos jovens aprendizes e saber que eles destacam, por exemplo, a valorização do cliente e do colaborador que promovemos e a sensação de pertencimento deles à empresa.

Isso mostra como estão alinhados com os nossos valores. Por isso, se você gostaria de um dia tentar uma vaga de Jovem Aprendiz aqui na DM, conheça abaixo os nossos valores e se você tem o perfil para ser nosso colega.

Para participar de nossos futuros processos seletivos, seja para uma vaga de Jovem Aprendiz ou em qualquer outra posição, é só acompanhar as posições abertas no link: https://vocedm.gupy.io/

E não deixe nos acompanhar também em nossas redes sociais: Instagram, TikTok, LinkedIn e Facebook.

Back To Top
×Close search
Buscar