skip to Main Content
Ser Especialista Ou Líder: Qual Caminho Seguir Na Sua Carreira?

Ser especialista ou líder: qual caminho seguir na sua carreira?

Conheça as diferenças entre um profissional especialista e um líder de equipes para entender qual é o seu perfil

Construir uma trajetória profissional é um caminho cheio de decisões importantes. Começamos desde muito jovens ao decidir nossa graduação, se será um curso de bacharel ou tecnólogo, onde vamos estudar, e por aí vai.

E esse é só a primeira escolha que vai acabar definindo toda a nossa vida profissional. Depois dela, vem a decisão de onde procurar emprego, se nos mantemos na mesma empresa ou buscamos outras experiências e desafios, cursos de aperfeiçoamento. Ufa!

As vezes, a decisão envolve, até mesmo, uma mudança brusca de todos os planos iniciais e um recomeço.

Um desses momentos, para o qual queremos chamar a sua atenção hoje, acontece quando já temos uma trajetória profissional mais avançada na hierarquia, e chega a hora de definir se o nosso perfil se adequa mais a um especialista ou temos habilidades que nos permitem desempenhar melhor como uma liderança.

Qual a diferença entre uma pessoa especialista e uma liderança?

Um profissional especialista é aquele que tem conhecimento teórico e aplicado de forma aprofundada em uma área específica de atuação, e é reconhecido por outros profissionais por esse domínio e habilidades técnicas.

No caso de um líder, trata-se de um profissional responsável pela gestão de equipes e de processos. Suas habilidades estão mais desenvolvidas em áreas como planejamento, gestão e desenvolvimento de pessoas, gestão orçamentária e de processos.

Veja bem que são duas posições que se complementam, já que o especialista colabora com todo o conhecimento técnico aprofundado para que a liderança possa tomar as decisões mais assertivas.

Posso mudar de ideia no meio do caminho?

Um dos principais motivos que trazem dificuldade para profissionais tomarem decisões como essa no decorrer de sua carreira é o medo de não poder mudar de ideia no futuro caso não se adeque ou se sinta confortável no caminho escolhido.

Contudo, não há razão para essa inquietação, porque a transição de carreira é uma realidade cada vez mais comum. Vivemos uma época em que as empresas valorizam e dão oportunidades a profissionais que decidiram recomeçar.

Algumas vezes essa mudança de curso pode acontecer até mesmo dentro da mesma empresa. Temos um exemplo aqui mesmo, na DM.

Nossa colega Cecília Darrigo ocupa a posição de Coordenadora de Modelagem de Crédito II. Ela está com a gente há 5 anos e meio e durante muito tempo seguiu como uma excelente especialista em sua área. Até que naturalmente começou a colocar em prática suas habilidades de liderança e gestão.

Para preparar esse texto do blog nós conversamos um pouquinho com a Cecília que resumiu bem como fazer essa escolha. Ela recomenda aos profissionais a seguinte reflexão:

Eu quero ser a pessoa que faz o texto ou a que delega essa atividade ajudando para que a atividade seja executada da melhor forma para a empresa?

E, como uma profissional que já conhece os dois caminhos, ela também nos ajudou a listar características importantes em cada um deles. Veja no quadro abaixo:

Especialista Líder
• Precisa estar sempre se desenvolvendo tecnicamente.

• Deve conhecer todos os processos e ter conhecimento técnico aprimorado das atividades da área.

• Trabalha de forma independente então, o produto final depende muito mais dele, do que de outras pessoas da equipe.

• Gestão de pessoas e gestão estratégica.

• Direciona os estudos dos colaboradores.

• Tem boa comunicação com a equipe e tira o melhor de cada um.

• Tem a realização em colaborar para a formação das pessoas.

• Mesmo sendo uma liderança, precisa se especializar para entender a parte técnica.

Sobre a transição de carreira, Cecília ainda nos deixou uma mensagem muito importante:

Ser um líder e depois redescobrir o seu projeto de carreira sendo especialista não significa dar um passo para trás. Mas, sim, entender que as suas habilidades são mais eficientes em outra posição, e tá tudo bem. Ao mesmo tempo o contrário também é comum. Quando algumas aptidões são mais desenvolvidas na comunicação e na liderança das atividades, migrar de especialista para uma liderança é um caminho normal, como aconteceu comigo.

Seja um especialista, um líder ou qualquer outra posição na hierarquia de uma equipe, você já pensou em fazer parte do nosso time? Confira nossas oportunidades abertas acessando a página vocedm.gupy.io e nos acompanhe nas nossas redes sociais, no Linkedin, no Instagram e no Tik Tok. Nos vemos por lá!

Back To Top
×Close search
Buscar