skip to Main Content
Educação Financeira: Professores Do Fundhas Recebem Treinamento Sobre O Projeto Contaí, Da DM

Educação financeira: professores do Fundhas recebem treinamento sobre o projeto Contaí, da DM

Iniciativa preparou educadores para trabalharem a série de livros que ensina público infantojuvenil a ter relação mais saudável com o dinheiro

Um dos desafios que a iniciativa pública e privada tem encontrado é a promoção da educação financeira, para que a população aprenda a lidar com seus ganhos e se livre de endividamentos. Em razão disso, buscando soluções, os professores da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), instituição sem fins lucrativos mantida pela prefeitura de São José dos Campos (SP), receberam uma formação sobre o tema, tomando como base os livros da série Contaí, que foi desenvolvida pela DM, grupo de serviços financeiros, levando o assunto para crianças e jovens.

O projeto de formação apresentou os seis volumes do Contaí, em versões digitais, para que os professores pudessem apresentar os conteúdos para os alunos da Fundhas. Em cada volume é abordado um tema relacionado a questões financeiras, como consumo consciente, empreendedorismo, mesada e sustentabilidade. Tudo focado no público infantojuvenil, com trama assinada pela escritora Stefânia Andrade e ilustrações de Ana Baccaro.

“Produzimos 10 kits da coleção, um para cada unidade da Fundhas, além de 15 livros físicos exclusivos e um livro para os profissionais colocarem em prática”, explica Sandra Castello, diretora de Marketing e Pessoas da DM. “Nosso público alvo-com essa iniciativa foram 30 professores do eixo de linguagens e raciocínio lógico, não apenas para instruí-los em como tratar dos livros com seus alunos, mas para promover o engajamento e estimulá-los a pensar em suas próprias abordagens, adaptando os conteúdos para a realidade e o perfil dos estudantes”, diz.

A Fundhas atende mais de 4 mil crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com idade entre 6 e 18 anos, realizando atividades no contraturno das escolas regulares. Lá os jovens têm aulas de música, artes, raciocínio lógico, empreendedorismo e muitos outros. Com o projeto de treinamento, a DM aproxima a coleção Contaí do público para o qual foi idealizada. Para Felipe Matheus Pereira, professor que trabalha com alunos a partir dos 8 anos até acima dos 14, o treinamento foi uma experiência positiva. “Normalmente educação financeira torna-se inacessível pelos métodos convencionais, mas com essa abordagem mais simples e lúdica, tudo fica perfeitamente entendível”, relata.

 “A intenção desses livros é fazer com que crianças aprendam a usar bem o dinheiro o mais cedo possível – não apenas para que no futuro sejam adultos mais conscientes, mas para que no presente já possam levar aos pais e responsáveis um pouco do que aprenderam. Afinal, como instituição financeira que preza pela democratização do acesso ao crédito no Brasil, é também nossa responsabilidade contribuir para que a sociedade tenha uma relação mais saudável com o dinheiro”, frisa Sandra Castello.

Todos os livros estão disponíveis online através do site www.colecaocontai.com e de forma totalmente gratuita, de modo a poderem ser acessados por qualquer pessoa ou instituição de ensino. “Sempre foi uma premissa para a disseminação do conteúdo que não dependesse de valor monetário para ter acesso a essas histórias”, finaliza Sandra.

Back To Top
×Close search
Buscar