skip to Main Content
Dia Das Mães: O Esporte Representando O Papel Das Mães Na Realização De Seus Filhos

Dia das Mães: o esporte representando o papel das mães na realização de seus filhos

Saiba qual a origem da comemoração e como isso está representado na história de alguns atletas do programa Dedica Mais

Nós sempre falamos aqui no blog sobre as datas comemorativas e especiais. Dessa vez, vamos falar um pouquinho sobre o Dia das Mães que tem uma pequena diferença das outras por ser uma data móvel, em cada ano ela pode cair em um dia diferente de maio, sempre no segundo domingo do mês. Em 2024, as mães serão homenageadas no dia 12 de maio.

Você sabe por que o Dia das Mães é celebrado dessa forma aqui no Brasil? Trata-se de uma influência de como ela também é comemorada nos Estados, quando Ann Reeves Jarvis criou os chamados “Clubes de Trabalho do Dia das Mães” que ensinavam as mulheres os cuidados com seus filhos.

Esse encontro depois se transformou no “Dia da Amizade das Mães”, uma oportunidade de união numa região do país que ainda estava dividida depois de uma Gerra Civil. Com o falecimento de Ann, sua filha decide homenageá-la pelo seu engajamento e trabalho por outras mães e seus filhos que seria o segundo domingo de maio, adotado oficialmente pelo governo americano em 1914.

No Brasil, apesar de terem conhecimento das primeiras celebrações na Região Sul, em 1918, a data foi adotada oficialmente em 1932. Desde então, por aqui também prestamos nossas homenagens às mães todos os anos no segundo domingo de maio.

Mães que lutam pelas realizações de seus filhos

Este ano, vamos usar o esporte para mostrar a grandeza do amor de mãe no apoio incondicional aos seus filhos em todos os aspectos, desde suas casas, estimulando e proporcionando a chance de realizarem seus sonhos até mesmo na torcida durante os torneios.

E aqui na DM nós acompanhamos com muito orgulho muitas histórias assim no programa Dedica Mais que, em 2024, recebeu R$ 8 milhões de investimentos por meio da Lei de Incentivo Fiscal (LIF).

Para conhecer um pouco mais sobre o Dedica Mais e todas as novidades que o programa ganhou em 2024, leia aqui no blog: “Pelo quarto ano consecutivo, DM renova patrocínio de atletas de São José dos Campos.”.

Por isso, convidamos alguns atletas a contarem sobre o papel importante que suas mães tiveram em suas jornadas esportivas.

Isabella Betti, atleta do São José Futebol Feminino

Minha mãe sempre me apoiou a praticar esportes, desde pequena, assim como toda a família. Com o tempo, eles viram que eu levava o futebol muito a sério.

Meu avô me levava em todos os treinos que era do outro lado da cidade, sempre com o incentivo da minha mãe, e ela assiste todos os meus jogos aqui em São José. Sempre dá pra ver ela gritando na arquibancada.

Durante um festival sub 14 em Araraquara, minha mãe encarou horas na estrada só pra assistir alguns jogos meus.

Agora que estou no profissional, ela continua me apoiando e sabe que é isso que eu quero para minha vida, contudo, ela me incentiva muito a continuar com os estudos, pega no pé pra eu não largar a faculdade, porque sabe que vai ser importante no futuro.

As irmãs Isabella e Isadora, atletas do São José Basketball Feminino

Isabella: Sempre pratiquei esportes, desde os 6 meses de idade. Iniciei na natação, depois fui pro judô, ballet, jazz e um dia, por conta de uma taxa elevada no exame de colesterol, iniciei a escolinha de basquete, em 2018.

Desde então, pratico o esporte e sou atleta do São José Basketball Feminino desde 2019.

Minha mãe me incentivou a praticar esporte desde muito cedo, passei por várias modalidades e uma vez ela me mostrou o basquete, onde eu acabei me apaixonando.

Ela sempre me apoiou e sempre esteve do meu lado, eu me dedico e me inspiro nela, por ser uma grande guerreira e nunca desistir.

Isadora: Em 2019 comecei a escolinha de basquete por ver minha irmã jogar. Também pratico outros esportes, mas tenho foco no basquete. Iniciei no São José Basketball Feminino no ano passado e sigo firme até hoje.

Minha mãe é professora de Educação física, então ela sempre nos influenciou a praticar algum esporte pensando em nossa saúde.

Quando eu era criança, não gostava muito do basquete, mas depois que a minha irmã entrou para o atleta cidadão eu passei a vivenciar mais a modalidade que se tornou meu esporte favorito.

Thutto, atleta de Bocha Paralímpica

Minha mãe é a grande responsável por quem sou hoje. Desde pequeno, sempre me incentivou, mesmo diante de todas os desafios de cuidar de uma pessoa com deficiência, ela sempre tratou isso como uma dádiva, me ensinando que os desafios nos são dados para que tenhamos a oportunidade de ser uma pessoa melhor ao superá-los.

Isso me fez estar sempre a procura por novos desafios e estar disposto a abraçar novas oportunidades e não poderia ser diferente no esporte, sempre me incentivando.

Bernardo, atleta do São José Rugby

Eu tenho 14 anos e pratico Rugby desde os 6, comecei na escolinha caipira onde meu tio Beto era treinador, ele que apresentou esse esporte para nossa família. Hoje eu estou no atleta cidadão onde jogo pela categoria M16.

Tive muita influência da minha mãe, ela sempre me incentivou a ir nos treinos até quando eu era pequeno e tinha preguiça. Hoje, eu e meus irmãos treinamos Rugby e ela vai em todos os jogos possíveis, sempre torcendo, fazendo fotos e vídeos para compartilhar com os outros pais.

 

Patrícia, Camila, Júlia e o Karatê

Além dos relatos que compartilhamos, também pudemos conhecer uma família unida pelo esporte, em que o amor de mãe se transformou em força e determinação!

Confira a história de dedicação e superação, de uma família que faz parte do nosso programa de incentivo ao esporte: Dedica Mais. A Sensei Patrícia Kuranaga não é apenas o pilar de sua família, mas também a inspiração por trás das conquistas de suas filhas no mundo do karatê.

Como é o apoio da sua mãe em sua vida?

Aí na sua família a sua mãe também apoia você de forma incondicional em alguma realização importante, seja no esporte, na vida profissional ou em qualquer outra área?

Conte pra gente lá nas redes sociais, vai ser um prazer conhecer outras história lindas como estas que trouxemos. Nós estamos lá no Instagram, no TikTok, no LinkedIn  e no Facebook.

Back To Top
×Close search
Buscar