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Dia Do Empreendedorismo Feminino: Você Já Pensou Em Qual área Começar Seu Próprio Negócio?

Dia do Empreendedorismo Feminino: você já pensou em qual área começar seu próprio negócio?

Aproveitamos a oportunidade para te contar as tendências e novas áreas possíveis para você empreender.

Você sabia que 19 de novembro é o Dia do Empreendedorismo Feminino? A data foi definida em uma iniciativa da ONU em parceria com instituições do mundo todo que estimulam o reconhecimento às mulheres que têm os seus próprios negócios.

Aqui no Brasil, os dados mais atualizados, de 2022, de um estudo do Sebrae apontam que, naquele ano, as mulheres já representavam 34% do total de pessoas empreendedoras no país, o que representa 10,3 milhões de donas de seus próprios negócios.

Essa pesquisa também mostra que os setores em que as mulheres mais empreendem é na prestação de serviços (53%) e no comércio (27%).

E você, já pensou em começar seu próprio negócio, mas está em dúvida por onde começar? Então, continue por aqui que vamos te contar sobre tendências e novas áreas que são ótimas opções para dar os primeiros passos?

Vender nos marketplaces

Você já ouviu falar sobre os marketplaces? São plataformas que funcionam como uma loja online, mas tem uma diferença de um e-commerce comum, pois elas permitem que qualquer vendedor coloque lá os seus produtos e não apenas uma marca específica.

Ela te ajuda a se conectar com seus clientes sem que você precise ter um site ou e-commerce próprio, ou seja, você não precisa se preocupar com a tecnologia, pois ela já está prontinha no marketplace, você só precisa se preocupar em criar anúncios bem legais e vender seus produtos.

O mais interessante, é que como o marketplace já trabalha com uma infinidade de marcas e produtos, quando você entra, já tem disponível uma base enorme de clientes que poderão ver e se interessar pelos seus produtos.

Os marketplaces mais famosos são Mercado Livre, Amazon, Americanas, Magalu, entre muitos outros. E você pode tanto revender produtos que você adquire de fornecedores como também vender sua própria produção.

Regras, taxas e comissões

Hoje em dia, já existem até ferramentas que você pode utilizar fazendo um anúncio que fica disponível ao mesmo tempo em vários marketplaces. Normalmente são startups que criaram essa facilidade.

De qualquer forma, tenha atenção às regras, taxas e comissões cobradas por cada uma dessas plataformas, pois elas podem variam e interferir diretamente no valor que você vende o seu produto para evitar prejuízos.

Expandindo para um modelo híbrido

Começar vendendo online por marketplaces é uma forma muito legal de você dar os primeiros passos e aprender sobre o seu produto, sobre o que seus clientes procuram, o que eles gostam e precisam.

Para continuar sua jornada empreendedora de sucesso, você pode pensar, como um segundo passo, partir para um modelo híbrido, ou seja, vender também em loja física tendo um contato mais próximo com quem compra e usa o seu produto.

Contudo, não quer dizer que você precisa fazer investimentos altos em uma loja pagando aluguel, funcionários. Você pode optar pelas oportunidades que encontramos na chamada “economia criativa”.

Para começar, você pode buscar espaços em feiras e lojas colaborativas que, assim como acontece com o marketplace no ambiente digital, elas já possuem uma comunidade de clientes formada para a qual você poderá apresentar o seu trabalho.

São espaços compartilhados com outras pessoas empreendedoras que se apoiam nesse caminho dos negócios.

Feiras colaborativas

Nas feiras colaborativas, você terá a oportunidade de mostrar seus produtos em um ambiente animado e descontraído para um público que está ali disposto para fazer compras.

Além disso, esse contato direto com seus clientes permite usar abordagens mais emocionais de venda, permitir que eles interajam e conheçam melhor os seus produtos além de criar conexões que fidelizem seu público e ainda ouvir os feedbacks para que possa melhorar ainda mais o seu trabalho.

Lojas colaborativas

As lojas são espaços físicos fixos, como uma loja comum mesmo. A diferença é que em alguns formatos você não precisa ficar lá presencialmente, você aluga um espaço para os seus produtos que são apresentados pelos vendedores da loja.

Assim como as feiras, você também divide o espaço com outras pessoas empreendedoras e tem a oportunidade de impactar um público que circula por ali e que se você tivesse em uma loja só sua não conseguiria.

Clubes de assinatura

Algo novo e que tem crescido muito, não apenas como modelo de negócio, mas, também, no interesse do consumidor, são os clubes de assinatura. Eles oferecem aos assinantes experiências exclusivas com produtos selecionados e personalizados de acordo com suas necessidades e preferências.

O modo que funcionam é bem simples. Os clientes se cadastram em um site criado para o clube e escolhem um plano que atenda às suas necessidades. Por exemplo, imagine um serviço de produtos para pets. A plataforma vai oferecer diferentes possibilidade de acordo com o animal (gato ou cachorro), tamanho e quantidade de bichinhos para que os produtos recebidos sejam suficientes para o mês todo.

São muitas as áreas que permitem esse tipo de negócio, como beleza, moda, cultura, alimentos saudáveis e até moda. A sua criatividade é o limite! 😊

Se você nunca participou de nenhum clube de assinatura e ainda quer entender um pouco mais como funcionam, em uma busca rápida na internet você vai encontrar muitos deles. Existem até plataformas prontas que te ajudam a criar o seu sem a necessidade de investir no desenvolvimento de um site próprio.

Grupos de networking e colaboração

Um grupo de networking e colaboração é uma comunidade formada por mulheres empreendedoras de diferentes áreas, com o objetivo de se apoiarem, trocar conhecimentos e oportunidades de negócios.

Podem ser reuniões presenciais ou plataformas online nas quais empreendedoras podem compartilhar experiências, aprender com outras pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação e ampliar sua rede de contatos. Esses grupos costumam oferecer eventos, palestras, workshops e encontros exclusivos, que proporcionam oportunidades valiosas de aprendizado e networking.

Existem grupos gigantes e internacionais, por exemplo, o Women’s Business Network (WBN), que é uma comunidade global que conecta mulheres empreendedoras realizando eventos, cursos online e outras oportunidades de negócios.

Mas também existem grupos pequenos em comunidades que são igualmente importantes. E, se na sua região ainda não existe, o que acha de você tomar a iniciativa de criar o seu próprio grupo de networking e colaboração, heim?

Atenção aos meios de pagamento

Quando vamos vender algo, oferecer uma variedade de meios de pagamento é muito importante para atender às preferências ou mesmos às necessidades dos clientes, promovendo conveniência e fortalecendo a relação.

Lembre-se sempre que um cliente satisfeito é um cliente fiel. E, a satisfação, não está apenas no produto oferecido e no bom atendimento, mas em toda a experiência, que envolve o ato do pagamento.

No caso dos marketplaces, quando você escolhe um deles, os meios de pagamento já estão definidos. Contudo, esse pode ser um fator que você deve levar em consideração ao escolher onde disponibilizar o seu produto. Afinal, o marketplace estará representando você no contato com o cliente.

Na venda direta, seja numa loja online ou física própria, feiras ou lojas colaborativas, você tem a opção de pesquisar e escolher essas alternativas. Por exemplo, você sabia que já é possível parcelar vendas no Pix? Sim, imagina só não perder nenhuma venda daquele cliente que o cartão de crédito está com o limite tomado ou mesmo aquele que ainda não tem cartão!

Aproveite que está por aqui e dê uma lida em “Pix Parcelado: mais crédito para o seu cliente e mais vendas para você”.

De olho no futuro

Além disso, recentemente também fizemos um texto contando sobre tendências futuros para o varejo alimentar, os supermercados. Mesmo que essa não seja a sua área, que tal dar uma olhadinha, apostamos que algo lá pode servir para o seu negócio: “Dia do Supermercado: o que esperar do varejo alimentar do futuro”. Agora é só aproveitar todas essas dicas e transformar sua vida! 😊

E lembre-se sempre de acompanhar a gente aqui no blog para conteúdos legais como essa e também nas redes sociais. Nós estamos no Instagram, no TikTok ou no Facebook.

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