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Dia Do Supermercado: O Que Esperar Do Varejo Alimentar Do Futuro

Dia do Supermercado: o que esperar do varejo alimentar do futuro

Saiba por que no dia 12 de novembro celebramos varejo supermercadista e quais as tendências desse setor para ficar de olho

Você sabia que o dia 12 de novembro é considerado o Dia Nacional do Supermercado? Pois agora, além de você estar sabendo, também entenderá por que essa comemoração acontece exatamente neste dia.

No dia 12 de novembro de 1968, foi aprovada aqui no Brasil a lei nº 7.208 que regulamentou a atividade supermercadista no país. Então, como símbolo desse marco, a data foi escolhida como o Dia Nacional do Supermercado.

Uma curiosidade é que, neste mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a representante mais importante que defende e estimula o desenvolvimento do setor.

Tamanho do setor no Brasil

De acordo com o Ranking ABRAS publicado este ano, no final de 2022, o Brasil possuía exatamente 94.706 supermercados em atividade. E este estudo ainda mostra que, se a gente for considerar cada um dos check out dessas lojas, teremos pouco mais de 245 mil caixas.

Durante aquele ano, 28 milhões de consumidores passaram pelos supermercados diariamente. Seria como se a população inteira de Minas Gerais e do Rio de Janeiro juntas (certa de 27 milhões de pessoas de acordo com o IBGE) fossem ao supermercado todos os dias.

E com esse movimento todo, o setor supermercadista alcançou um faturamento de R$ 695,7 bilhões. Um valor que representa 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional inteiro.

Ufa! Agora dá até pra entender por que vocês merecem um dia só pra os supermercados, não é?

E o que esperar desse universo dos supermercados para o futuro?

 

Tendências do setor supermercadista

Agora que você já sabe o tamanho e a importância do setor supermercadista, chegou a hora de saber que esse modelo de negócio também vive desbravando e inovando na forma de atender às necessidades de seus consumidores.

 

1.     E-commerce e delivery

Um estudo da McKinsey & Company aponta que, em todo o mundo, o supermercado online representa cada vez uma alternativa mais considerada pelos consumidores dos e-commerce.

Os pesquisadores ainda estimam que, no futuro, cerca de 20% a 40% dos produtos de supermercado entregues aos consumidores sairão de lugares alternativos, como centros de distribuição, e não das próprias lojas.

Todas essas transformações, inclusive as tecnologias de gestão e das plataformas de venda, têm o objetivo tornar a logística cada vez mais eficiente e rápida. E essas mudanças vêm bem rápido, assim como a sua próxima compra online para abastecer a despensa.

 

2.     Saudabilidade e bem-estar

Consumidores estão levando a consciência e o cuidado com sua saúde cada vez mais para o seu comportamento de compra.

A McKinsey & Company, em uma outra pesquisa da instituição, destaca que até o ano de 2030, 20% dos produtos no carrinho do consumidor serão itens saudáveis ou que promovam o bem-estar.

Isso significa que produtos com atributos de saudabilidade e bem-estar precisam estar no radar dos empresários que desejam atender ao que seus consumidores buscam. Trata-se de um mix de produtos que contempla itens orgânicos, nutritivos e funcionais, além, é claro, aqueles que tragam esse tipo de informação de forma clara.

 

3.     Sustentabilidade

Assim como os consumidores estão conscientes de sua saúde, eles também estão atentos à saúde do planeta, ou seja, exigentes no que diz respeito à sustentabilidade. Você já pensa sobre isso nas suas estratégias de marketing?

Se você ainda não tem esse tipo de preocupação aí na sua loja, fazendo ajustes e adaptações em busca de processos mais sustentáveis e ecológicos, saiba que, muito provavelmente, o seu concorrente já pensa nisso. E esse é um fator que cada vez mais interfere na escolha do seu consumidor.

Muitas redes já estão ligadas nessa tendência e concentram suas iniciativas não apenas no meio ambiente, mas também na responsabilidade social e governança corporativa. Uma abordagem mais ampla, que passou a ser conhecida como ESG (Ambiental, Social e Governança).

 

4.     Tecnologia e experiência do cliente

Se para decidir onde fará suas compras, você acha que seu cliente compara apenas os preços, então preste muita atenção nessa outra tendência do setor para o futuro, pois ele está de olho em muitas outras coisas antes de tomar sua decisão.

Um cliente satisfeito, de verdade, depende também de uma boa experiência em sua loja, por exemplo, menos tempo na fila, conseguir informações de forma fácil e rápida. E uma aliada importante nesse momento e que deve te acompanhar sempre é a tecnologia.

Para que entenda melhor o que queremos dizer com a tecnologia ajudando a oferecer uma melhor experiência, podemos utilizar um exemplo aqui mesmo da DM:

DM App: já pensou seu cliente fazendo a gestão do cartão da sua loja de qualquer lugar, na palma mão, até mesmo do corredor da sua loja e podendo usar na mesma hora? Sim, também é possível, clique aqui e saiba como.

5.     Experiência personalizada

O consumidor tem buscado cada vez mais um atendimento e uma experiência personalizados. E este é um dos desafios mais importantes para os supermercados que querem estar alinhados com as tendências e se manterem competitivos.

Para que a loja consiga oferecer um atendimento, campanha e promoções personalizadas de acordo com o perfil e necessidade de cada consumidor, ela precisa de um trabalho eficiente de inteligência de dados em sua plataforma de CRM com uma tecnologia que monitore toda a jornada do cliente para entender de forma detalhada o seu comportamento de compra.

Aqui na DM, temos uma parceria com a Propz oferecendo melhores condições na contratação de uma das melhores plataformas de CRM do mercado para o seu negócio. Para saber mais sobre essa vantagem aos nossos parceiros do varejo, leia aqui no blog: “Parceiro DM tem condição especial no melhor CRM do mercado”.

 

6.     Inovação em produtos e marcas próprias

Os produtos de marca própria, ou seja, aqueles itens que têm uma marca que é sua, do seu supermercado e só você tem, já foram considerados uma ferramenta importante como estratégia de conquista do cliente pelo preço baixo.

Porém, essa é uma visão que já ficou no passado. Hoje, já existem produtos de marca própria inovadores no que diz respeito a ingredientes e embalagens, por exemplo, além da alta qualidade e presente em todas as categorias. Eles fidelizam o seu cliente não apenas pelo preço, mas porque aquele item passa a entrar na sua lista de preferidos. E, veja só, ele só vai encontrá-lo exclusivamente aí na sua loja.

Além disso, no passado apenas grandes redes tinham acesso a possibilidade de desenvolver produtos próprios, mas isso também já mudou, sendo uma estratégia acessível a todos e, por isso, uma tendência de futuro que você precisa estar de olho para não ficar pra trás da concorrência.

 

7.     Inteligência artificial na gestão do estoque

Você já deve ter ouvido falar sobre inteligência artificial (I.A.), afinal, desde que ela se tornou popular na internet, as ferramentas que utilizam essa tecnologia melhoram a cada dia para as mais diversas aplicações, inclusive para ajudar nos resultados aí da sua loja.

Ela pode ser utilizada em diversas áreas de um supermercado. Por exemplo, um pouco mais acima falamos sobre o CRM e como usar a inteligência de dados para conhecer o comportamento de compra do seu cliente. Outra aplicação extremante importante é no controle do seu estoque.

Quando aplicada na gestão do estoque, a I.A. minimiza radicalmente possíveis rupturas, quebras ou excessos. Isso, pois é possível monitorar e entender o movimento e volume de vendas fazendo previsões e pedidos de forma mais precisa, o que economiza tempo e até espaço físico de armazenamento.

 

8.     Marketing sensorial

Conquistar o cliente é um desafio e, para isso, é preciso criar conexões atrativas e emocionais. A estratégia mais eficiente para isso é usar e abusar dos estímulos sensoriais.

Um lugar como um supermercado, cheio de diferentes cores, sabores, aromas e texturas, é um espaço ideal para essa prática. Por isso, as experiências criadas para o marketing sensorial crescem muito no setor e também são uma forte tendência para o futuro.

Quem resiste ao cheiro do pão quentinho? Pois saiba que muitas lojas preparam fornadas em horários estratégicos utilizando o aroma como atrativo de venda. Este é o exemplo mais clássico do que seria o marketing sensorial, que também envolve degustação para a conquista pelo paladar e outras interatividades buscando todos os demais sentidos, como o tato e a audição.

Lembre-se sempre que uma experiência tem um resultado muito mais efetivo do que apenas a comunicação tradicional.

 

Sua loja já pode ser considerada um supermercado do futuro?

E então, quantas dessas tendências que já estão em prática aí no seu negócio? Se você ainda não olhou para esses fatores em sua estratégia de vendas, está na hora de começar.

Além disso, deixamos aqui nossos cumprimentos pelo Dia do Supermercado a você, empresário ou profissional do setor, que todos os dias ajuda o Brasil a ter um dos maiores e mais modernos setores supermercadistas do mundo.

Estamos sempre trazendo dicas e insights como estes aqui no blog e também nas redes sociais. Acompanhe a DM também no Facebook e no LinkedIn e conte com a gente para dar uma turbinada nos seus resultados, seja com nossas recomendações ou com nossos produtos financeiros.

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