skip to Main Content
Dicas De Como Aproveitar Da Melhor Forma O Seu 13º Salário

Dicas de como aproveitar da melhor forma o seu 13º salário

Com um pouco de organização, é possível aproveitar o dinheiro extra para colocar as finanças em ordem ou até realizar sonhos. 

Quando chega o fim do ano já ficamos esperando com ansiedade o 13º salário, afinal, um dinheirinho extra é sempre bem-vindo, não é mesmo? Principalmente em épocas como o fim de ano quando queremos aproveitar promoções, presentear quem a gente gosta ou curtir umas férias. 😀 

Contudo, você sabia que conhecendo bem a sua realidade financeira e utilizando essa grana de forma mais organizada, você pode fazer muito mais coisas do que simplesmente cair nas compras por impulso? 

Então veja só essas dicas que preparamos para você! 

Quem tem direito ao 13º salário? 

Antes de mais nada, primeiro é importante entendermos quem tem o direito de receber esse benefício. 

Trata-se de um direito de todos que trabalham legalmente com registro na Carteira de Trabalho e que está previsto na Lei nº 4.090/1962. 

Se tiver qualquer dúvida sobre valores e datas de pagamento, você pode consultar o seu empregador ou o departamento responsável pelos recursos humanos da sua empresa. 

Como aproveitar melhor o 13º salário 

Abaixo, trazemos dicas valiosas para você que vai receber o benefício neste final de ano: 

  • Priorize quitar suas dívidas

Se você tem dívidas acumuladas, então não há dúvidas, priorize o uso desse dinheiro para quitá-las inteiras ou parcialmente.  

Não existe melhor benefício do que nos livrarmos dos juros cobrados, por exemplo, por contas em atraso ou pelo uso do cheque especial. Além disso, dívidas tiram o nosso sossego e a nossa liberdade financeira.  

Quando suas contas estão em dia, você tem crédito disponível na praça para usar em casos de emergência. Dê só uma olhadinha na postagem “Está com uma emergência? O limite do cartão de crédito pode te ajudar” e entenda como isso é importante. 

  • Comece a guardar sua reserva financeira 

 Se você não tem nenhuma dívida atrasada ou acumulada, parabéns! É sinal de que você pode usar o seu 13º salário para outros objetivos, como dar início à sua reserva de emergência ou, como alguns especialistas chamam, ao seu colchão financeiro. 

Essa reserva garante que a segurança financeira sua e da sua família não será comprometida em momentos de falta ou dificuldade na geração de renda, seja pela perda do emprego, gastos não previstos como nos casos de saúde, etc. 

Aqui no blog já tivemos a postagem “Primeiros passos para cuidar bem do seu dinheiro”, na qual explicamos um pouquinho como fazer a sua reserva, corra lá para começar a sua o quanto antes. 

  •  Se a opção forem as compras, faça com moderação

Se você não tem dívidas e já tem sua reserva financeira em andamento e organizada, então você faz parte de um grupo privilegiado que poderá aproveitar o dinheiro extra para fazer compras. 

Se você quer presentear as pessoas que gosta, como amigos e familiares, tenha cuidado com as compras por impulso. Antes de sair para as compras faça um planejamento, anote quantos presentes você precisa comprar, quanto dinheiro você tem disponível e o máximo que pode gastar em cada um. 

Assim todo mundo fica feliz, as pessoas que vão receber o seu carinho em forma de presente e você, que não vai gastar mais do que pode e nem fazer dívidas. 

Então, comece a comparar preços e buscar as melhores promoções, afinal, nessa época do ano são muitas. E não esqueça que mesmo com preço baixo, ao final, sempre tem espaço para tentar pechinchar! 😉 

  • Invista em educação ou para aprender algo novo

Para quem estáão com o orçamento familiar organizado e não pretende gastar com compras, uma boa opção é investir em educação para aprender algo novo, seja uma nova atividade que pode até ajudar a ganhar mais dinheiro ou mesmo uma satisfação pessoal, um sonho. 

Por exemplo, você pode aprender a usar as redes sociais de forma profissional ou realizar o sonho de começar a estudar um novo idioma. Afinal, nunca é tarde para aprendermos algo novo! 

  • Comece a planejar sua vida financeira no próximo ano 

Outra forma muito interessante para destinar o seu 13º salário é começar a planejar sua vida financeira para o próximo ano que está por vir. 

Lembre-se que todos os anos começam com alguns gastos a mais do que estamos acostumados, como o IPVA do automóvel, o IPTU da sua casa, a matrícula da escola dos filhos e o material escolar. 

E nesse planejamento você pode começar até a fazer o seu “pé de meia”, a acumular patrimônio fazendo aquele investimento no qual você pode até se arriscar um pouquinho mais e dar início à sua jornada de investidor em busca de retorno financeiro. 

Contudo, não se esqueça que investir para retorno financeiro, principalmente em opções mais arriscadas, só é recomendado quando você já não tem nenhuma dívida e com sua reserva financeira guardadinha para qualquer emergência! 

Não deixe o planejamento para a última hora 

Para aproveitar melhor essas dicas, é importante não deixar o seu planejamento para a última hora. Não espere estar com o dinheiro na mão para começar a verificar sua situação e definir para onde ele será destinado. 

Fuja das tentações! 

E se você quer aproveitar para quitar algum débito com a DM, dê uma olhada no site da Operação Quita Tudo DM e veja como negociar com até 90% de desconto. 

 

Back To Top
×Close search
Buscar