skip to Main Content
Meu Nome Foi Negativado, O Que Acontece Agora?

Meu nome foi negativado, o que acontece agora?

Sabia o que acontece quando você entra para os serviços de proteção ao crédito e como solucionar o problema.

Você sabe o que acontece quando, por atraso no pagamento de uma dívida, o seu nome é negativado? Ou seja, passa a ser listado nos serviços de proteção ao crédito.

Quando há uma relação comercial entre uma pessoa e uma empresa, no caso de inadimplência, a legislação brasileira permite que a partir de cinco dias de atraso o credor está autorizado incluir a dívida e negativar o nome do devedor nos serviços de proteção ao crédito.

Esse prazo previsto na regulamentação para que as empresas possam adotar o procedimento é curto, contudo, cada instituição define as suas próprias regras. Por exemplo, aqui na DM esse procedimento é adotado a partir de 15 dias de atraso.

Se você tem dúvidas se está realmente negativado ou sobre quem são os serviços de proteção ao crédito, aqueles onde o seu “nome fica sujo”, recomendamos muito que, antes de continuar, leia aqui no blog: Como saber se existem restrições em seu nome nos serviços de proteção ao crédito”.

O que acontece quando meu nome está negativado?

Quando você está em atraso com o pagamento para alguma instituição que envia o seu nome para os serviços de proteção ao crédito apontando você como um risco de inadimplência, diversos fatores podem interferir na sua vida enquanto consumidor, veja só:

Restrição ao crédito

A principal dificuldade de uma pessoa que está inadimplente há tempo suficiente para ter o seu nome negativado é que outras empresas levam isso em consideração e podem negar qualquer pedido de crédito como empréstimos, financiamentos e solicitação de cartões.

Isso acontece porque o seu score fica baixo, que é uma pontuação que o comércio utiliza para classificar o risco de um consumidor de não pagar suas dívidas.

Taxas e juros mais altos

De acordo com o seu score, como cada empresa adota suas próprias regras desde que estejam de acordo com a legislação brasileiras, você ainda pode conseguir liberação de crédito em alguma instituição.

Porém, se isso acontecer, você terá acesso àquele crédito com taxas e juros muito maiores do que uma pessoa que está com nome limpo e o score alto.

Dificuldade para alugar imóveis

Outra implicação da negativação do nome é a dificuldade em alugar uma casa ou qualquer outro tipo de imóvel, mesmo que por temporada nas férias.

A maioria dos proprietários, imobiliárias e aplicativos como 5º Andar ou Airbnb fazem uma consulta aos serviços de proteção ao crédito antes de aprovar um novo contrato e a taxa de recusa por esse motivo é bem alta.

Dificuldade na contratação de serviços essenciais

Assim como acontece com o aluguel, uma restrição também vai dificultar a contratação de serviços como água, luz, internet e TV à cabo.

Todo serviço que você faz o pagamento após a utilização, como o telefone celular, funciona como se a empresa estivesse liberando um crédito, um valor que você está utilizando para pagar depois. Por isso, são produtos que o nome sujo também prejudica.

Abrir contas em bancos

Mesmo que seu objetivo principal não seja conseguir crédito, algumas instituições bancárias podem recusar a abertura de uma conta nova em seu nome.

Ações judiciais e cobranças

Após ter o seu nome negativado e, ainda assim, não providenciar o pagamento de sua dívida, você pode receber cobranças e até mesmo ações judiciais.

As empresas têm o direito de buscar meios legais para tentar recuperar as dívidas que não foram pagas. A inclusão do seu nome nos serviços de proteção ao crédito é apenas uma delas. Processos judiciais, por exemplo, podem resultar até em penhora de bens, bloqueio de contas bancários e outras atitudes que podem te constranger.

Estresse financeiro e emocional

Para finalizar, queremos falar sobre o que pode ser um dos piores desconfortos nessa situação que é a preocupação constante com dívidas e incerteza de como resolver o problema, causando um grande estresse financeiro e emocional.

Alguém nessa situação podem ter sentimentos de frustração, desespero, medo, vergonha e até culpa por não conseguir cumprir com suas obrigações financeiras.

Sabemos que todo mundo pode passar por momentos de dificuldade e por imprevistos, por isso, antes de tudo, é muito importante cuidar da saúde mental durante esse período estressante. Compartilhe suas preocupações com pessoas próximas, busque apoio emocional e tome cuidado até mesmo com a própria saúde física. Com calma e foco tudo pode se resolver! 😉

Como evitar tudo disso

Existem diversas formas de evitar cair na armadilha das dívidas ou, caso já tenha caído, como resolver a situação. Nós já falamos sobre isso aqui muitas vezes e podemos te ajudar, veja só:

Programa Desenrola do Governo Federal: Saiba se você pode se beneficiar com a 3ª etapa do Desenrola Brasil.

Cuidando do seu orçamento: Como anda a sua saúde financeira?.

Débitos com a DM: Precisa de um fôlego no orçamento? Saiba como negociar débitos com a DM.

E, além destas dicas acima, você encontra muitas outras na seção “Papo de Finanças” aqui do blog.

E lembre-se sempre de acompanhar a gente aqui no blog para conteúdos e dicas legais como essas e também nos acompanhe nas redes sociais. Nós estamos no Instagram, no TikTok ou no Facebook.

Back To Top
×Close search
Buscar