skip to Main Content
2024 Está Chegando: é Tempo De Reavaliar Sua Vida Financeira E Preparar Um Novo Planejamento

2024 está chegando: é tempo de reavaliar sua vida financeira e preparar um novo planejamento

Adeus ano velho, feliz orçamento familiar novo… Saiba como evitar repetir perrengues financeiros que passou este ano

Mais um ano se vai e, como todo mundo, neste momento você deve estar pensando que não quer repetir dificuldades com a vida financeira pelas quais passou em 2023. Mas, se continuar fazendo tudo igual, as chances de que problemas sejam os mesmos será grande.

Então, chega de ficar só na promessa! Vamos te ajudar a colocar sua vida financeira em dia sabendo como tirar do papel e cuidar melhor do seu planejamento e do orçamento familiar no ano que inicia.

Antes de tudo, o primeiro passo para um ano de realizações é estar realmente com disposição para mudar. Ter consciência dos desafios que enfrentou, dos que virão e das coisas que terá que abrir mão.

Você já consegue afirmar com toda a certeza que está com tudo pronto para as mudanças? Qual o tamanho da sua vontade? Se tiver estas respostas, então, chegou a hora de começar!

Reveja sua vida financeira de 2023

Vamos encarar os problemas de frente, fazer uma viagem no tempo, ver tudo o que gastou durante o ano de 2023 e aprender com os erros para não acontecer novamente.

Todo mundo passa por algum momento de aperto, seja por não ter se organizado e planejado um gasto, por algum imprevisto ou porque gastou de forma excessiva mesmo sabendo que não possuía aquele dinheiro.

Esse processo de analisar o que passou nos permite identificar aqueles padrões de gastos e comportamentos que podem estar prejudicando nossas finanças, como avaliar a real necessidade das compras que mais pesaram para tomar decisões mais conscientes em 2024.

Uma forma fácil de fazer essa viagem de volta no tempo de sua vida financeira é observar extratos da sua conta bancária e faturas dos cartões de crédito. Quanto mais informações tiver, melhor você vai aproveitar a próxima dica.

Estabeleça Metas Financeiras Realistas

Uma das coisas mais importantes no seu planejamento financeiro que, além de evitar perrengues também pode ter como objetivo a realização de um sonho, é não se deixar desviar no meio do caminho.

Por isso que é tão importante definir quais são suas metas e seus objetivos de forma realista, ou seja, quais os caminhos, cada uma das etapas que te aproximam das suas realizações e ainda prever quais as barreiras que serão encontradas pela frente para poder se preparar para enfrentá-las.

Você sabe qual é a diferença entre uma meta e um objetivo? Antes de começar a fazer o seu planejamento, entender esses conceitos vai fazer muita diferença.

Resumidamente, um objetivo é o que você quer alcançar lá no final, a sua realização. Por exemplo, uma viagem de férias dos sonhos ou a compra da casa própria.

As metas serão cada um dos passos necessários para que esse objetivo final seja possível. Por exemplo, para a sua viagem você precisa pesquisar preços de passagens e hospedagem, juntar dinheiro para levar – De quanto dinheiro você vai precisar? De onde ele vai sair? Qual o prazo máximo? – e por aí vai. Cada um desses passos são suas metas.

Lembre-se sempre que seus planos só serão realizáveis se forem transformados em metas e objetivos realistas e que estejam dentro de suas possibilidades. Que tal começar agora?

Automatize pagamentos e outras movimentações financeiras

Os bancos oferecem diversas ferramentas em suas plataformas e aplicativos, uma delas é a possibilidade de agendar e automatizar pagamentos e outras movimentações financeiras. Isso traz muitas vantagens para o seu orçamento.

Em primeiro lugar, sua vida fica muito mais fácil e prática. Ao automatizar pagamentos você tira das suas costas a responsabilidade de lembrar e realizar essas transações manualmente, economizando tempo e permitindo que você se concentre em outras tarefas importantes.

Isso já é algo que vai ajudar nas finanças, afinal você evita atrasos nos pagamentos por esquecimento, o que gera multas e juros desnecessários.

Outra vantagem incrível da automatização é a possibilidade de estabelecer um melhor controle financeiro. Por exemplo, você pode programar transferências automáticas para sua conta poupança ou investimentos para guardar e multiplicar seu dinheiro.

Por fim, a automatização também evita gastos impulsivos. Ao definir um orçamento mensal e automatizar seus pagamentos essenciais, você limita a quantidade de dinheiro disponível para gastos supérfluos.

Faça revisões constantes em seu orçamento

O orçamento familiar é um material dinâmico. Isso significa que ele precisa ser constantemente revisado e, se necessário, modificado. Você deve fazer essa análise pelo menos uma vez ao mês.

Essa prática vai te ajudar a identificar se realizou alguma despesa desnecessária, acompanhar o andamento de suas metas e, se necessário, fazer ajustes para os meses seguintes.

Além disso, um acompanhamento contínuo permite que você tenha maior controle sobre o andamento da sua vida financeira e até aproveitar oportunidades de investimentos, quando identificar ganhos pela sua economia.

Tenha hábitos de consumo consciente

Para ter hábitos de consumo consciente, o primeiro passo antes de qualquer compra é sempre avaliar suas reais necessidades. Nós somos influenciados por impulsos de consumo o tempo todo e precisamos estar preparados para as tentações.

Uma estratégia muita interessante e que pode te ajudar é a chamada “regra dos 30 dias”. Quando sentir vontade de comprar algo, faça um compromisso com você mesmo de esperar 30 dias antes de efetivar a compra.

Durante esse período, você terá bastante tempo para avaliar se aquele produto ou serviço é realmente necessário ou se é apenas um desejo momentâneo. Muitas vezes, ao final dos 30 dias, percebemos que o impulso passou e conseguimos economizar ao evitar compras desnecessárias.

E tendo atenção a todas essas dicas, até o seu cartão de crédito poder ser um aliado, seja para controlar suas finanças ou para alguma emergência, saiba mais na postagem “Está com uma emergência? O limite do cartão de crédito pode te ajudar!”.

Essa recomendação de leitura é apenas uma de muitas do nosso blog que podem te ajudar a se familiarizar com a educação financeira e não entrar em apuros. Visite a nossa seção Papo de Finanças.

Depois, corra para as nossas redes sociais e conte pra gente o que gostou mais por lá e qual foi útil para a sua vida financeira. Nós estamos no Instagram e no Facebook.

Back To Top
×Close search
Buscar