skip to Main Content
Essa Vaga é Pra Mim? Entenda Os Requisitos Das Oportunidades De Emprego

Essa vaga é pra mim? Entenda os requisitos das oportunidades de emprego

Você já esteve em dúvida se devia se candidatar para uma oportunidade de emprego? Veja como avaliar se uma vaga tem tudo a ver com você

Já se deparou com uma vaga de emprego em uma empresa que você gostaria muito de trabalhar, mas ficou em dúvida se enviaria o currículo por não saber se o seu perfil era adequado para a oportunidade?

Essa é uma situação muito comum entre as pessoas que estão em busca de recolocação. Por isso, vamos te ajudar a entender tudo sobre o anúncio de uma vaga para avaliar se ela faz sentido para você, principalmente nas oportunidades aqui mesmo, na DM. 😉

Esta vaga é para mim?

Chegou a hora de começar a descobrir se você encontrou a vaga perfeita para o seu perfil. Lembre-se que, ao se candidatar para uma oportunidade, quanto mais a ver com você maiores as chances de conquistar o novo emprego.

Habilidades

Algumas pessoas confundem as habilidades ao acreditar que elas sempre estão conectadas à formação educacional, cursos, palestras, workshops ou qualquer tipo desenvolvimento técnico tradicional. Por isso, vamos começar por aqui. 😉

Por exemplo, um vaga pode pedir que você tenha habilidade de redação, ou seja, pessoas que escrevem bem de acordo com a forma culta da língua portuguesa. Outra aptidão bastante comum nos anúncios é ser familiarizado com o uso de computadores.

O importante para ter atenção no que diz respeito às habilidades é que elas nem sempre possuem documentos que as comprovem, por isso, as empresas costumam avaliá-las por meio das entrevistas e até testes práticos durante processo seletivo.

Quais habilidades as empresas procuram?

Quando falamos sobre as habilidades, não nos limitamos apenas ao conhecimento técnico, aquele que pode ser aprendido. Nossas características comportamentais e emocionais também são cada vez mais consideradas pelos recrutadores.

Para facilitar o entendimento e a diferença entre elas, foram criadas nomenclaturas. As habilidades técnicas são chamadas de hard skills e as habilidades comportamentais e emocionais são chamadas de soft skills.

Hard skills: normalmente são mais claras para nós e sabemos identificar com muita facilidade, como formação na faculdade, pós-graduação, cursos técnicos, fluência em outros idiomas, conhecimentos de tecnologia, etc.

Soft skills: principalmente para quem ainda está iniciando sua carreira, podemos não ter tanta clareza sobre o que são essas características, como inteligência emocional, trabalho em equipe, liderança de pessoas, comunicação eficaz, resiliência, etc.

O importante é que você faça um exercício de autoconhecimento, e avalie em você a combinação dessas competências, e que elas sejam suficientes para executar as tarefas da função oferecida com qualidade e eficiência.

Requisitos

Agora que já está por dentro do que são habilidades e como saber se as suas estão de acordo com a vaga pretendida, vamos falar sobre os requisitos de uma oportunidade anunciada.

Em uma lista de requisitos, além das habilidades (hard skills e soft skills), também estão outros tipos de exigências, como formação educacional específica para vaga, experiências anteriores ou tempo mínimo de trabalho no local e até a proximidade de sua casa até o local de trabalho.

Obrigatórios x Desejáveis

Além de atenção ao interpretar cada um dos requisitos, é importante lembrar da diferença entre aqueles que são obrigatórios e os apenas desejáveis.

Quando a oportunidade anunciada lista os requisitos obrigatórios, suas habilidades, conhecimentos, formação e experiência precisam atender a todos eles, sem exceção, caso contrário você não poderá participar do processo seletivo.

Os requisitos desejáveis são aqueles que se você tiver será uma vantagem durante o processo seletivo e te ajudarão em suas futuras tarefas, porém, não são motivos para impedir sua participação no processo caso não atenda a todos eles.

Para entender melhor e ver como isso funciona na prática você pode dar uma olhadinha em algum anúncio da DM em nossa página de carreiras vocedm.gupy.io

Responsabilidades

Se você aproveitou para dar uma olhada na página de carreiras da DM que recomendamos acima, deve ter visto que anúncios de emprego também trazem de forma clara quais serão as responsabilidades do novo colaborador.

Leia com atenção sobre elas para ter certeza que está confortável com as atividades que serão realizadas e objetivos da contração. Muitas vezes, observando as responsabilidades você pode descobrir uma habilidade que não foi exigida, mas que, caso você tenha, poderá contribuir ainda mais com a empresa e poderá destacá-la na inscrição na Gupy e na entrevista.

Agora é com você

Então chegou a hora de voltar para a sua busca de oportunidades de emprego de forma muito mais atenta e eficiente. Não tenha medo e nem sinta insegurança, se acredita que poderá exercer a função ofertada, envie o seu currículo.

Para começar, você pode consultar a página “Carreiras DM” e ver todas as vagas abertas. E, mesmo que não encontre alguma alinhada com o que busca ou com sua experiência, não deixe de se cadastrar em nosso banco de talentos. Assim, já teremos suas informações em futuros processos seletivos!

Gostou dessas dicas? Então não deixe de nos acompanhar por aqui, no blog estamos sempre compartilhando novidades e informações úteis como essas. Também estamos nas redes sociais, é só seguir a gente no Instagram, no TikTok ou no Facebook.

Back To Top
×Close search
Buscar