skip to Main Content
Você Já Falou Sobre Dinheiro Com Seu Filho Hoje?

Você já falou sobre dinheiro com seu filho hoje?

Educação financeira começa em casa e precisa fazer parte da conversa entre pais e filhos

Nós sempre falamos aqui no blog da DM sobre a importância da educação financeira, e como ela deve começar cedo.

Então, aproveitando a proximidade do Dia dos Pais, dessa vez viemos celebrar a data de uma forma diferente: lembrando que falar sobre dinheiro é algo que precisa fazer parte das conversas dos pais com seus filhos.

Afinal, as famílias que pensam juntas o orçamento, conseguem se organizar para evitar dívidas e realizar seus sonhos, como a compra da casa própria, uma viagem ou simplesmente uma vida mais tranquila e confortável.

Falar sobre dinheiro em família ainda é um tabu

Falar sobre dinheiro em família precisa deixar de ser um tabu no Brasil. Por exemplo, qualquer educador financeiro que seja procurado para ajudar a organizar o orçamento de uma casa já tem na ponta da língua uma primeira orientação: todos os membros da família precisam saber quanto cada um ganha.

A nossa casa funciona como se fosse uma empresa. Se a gente simplesmente fecha os olhos para o faturamento, o quanto de dinheiro entra e sai, será um caso certo de falência. Não existe forma de equilibrar as finanças no escuro. 😉

Quando o calo aperta

Você já parou para pensar por que existe essa resistência em falar sobre dinheiro dentro de casa de forma aberta e clara?

Porque esse momento acaba se tornando algo desagradável e negativo, já que o mais comum é que as famílias se reúnam para falar de dinheiro apenas quando o calo aperta, quando ele é um problema e não uma solução.

Não precisa ser assim! Alguns pais aqui da DM compartilharam com a gente os seus hábitos de levarem para seus filhos a educação financeira. Aproveite para se inspirar em como introduzir o tema aí na sua casa.

Douglas Silverio – Desenvolvimento

Pai da Mariana (11 anos) e da Júlia (15 anos)

“Sempre procuro conversar sobre a importância de manter um equilíbrio financeiro com minhas filhas. A importância de uma atitude responsável com os gastos faz parte de nossas conversas sobre educação financeira.

Como a prática faz parte do aprendizado, as duas tem contas abertas em seus nomes e gerenciam suas finanças com o aplicativo (contas vinculadas à minha para acompanhamento).

E como o assunto educação financeira pode e deve ser algo divertido também, sempre falamos sobre o tema jogando banco imobiliário em finais de semana chuvosos.

É gratificante e motivo de alegria acompanhar a evolução da Júlia e da Mariana”

Cícero Henrique – Operações

Pai da Maria Fernanda de 21 anos.

“A abordagem com a minha filha sobre a vida financeira dela foi ao iniciar o ensino médio, quando houve a iniciativa de qual a profissão a ser seguida e as condições financeiras que as áreas iriam proporcionar nessa caminhada.

Sempre deixando claro que há uma necessidade de ter uma economia guardada e se possível investida em alguma forma de rendimento. Também em como ver a melhor forma de compra de bens para ter sempre seu dinheiro preservado e não consumido por juros altos preservando sua saúde financeira.”

Christian Levi  – Recuperação de Crédito

Pai da Alice e do Arthur (8 anos)

Além do Cícero e do Douglas, outro pai que dividiu a rotina com a gente foi o Christian, confira o vídeo em homenagem ao Dia dos Pais:

Precisa de ajuda para começar?

Quanto mais cedo uma pessoa estiver familiarizada com a educação financeira, maiores as chances dela se tornar um adulto mais consciente na relação com o dinheiro.

Você pode utilizar algumas ferramentas para introduzir o assunto de forma leve e divertida. Em 2021, disponibilizamos uma série de livros digitais, os chamados e-books, totalmente gratuitos e que incluem crianças e adolescentes nesse propósito, a “Coleção Contaí”.

São seis livros de autoria da escritora Stefânia Andrade e ilustrações da artista Ana Baccaro. Todos disponibilizados para download de forma gratuita no site www.colecaocontai.com.br. Você também pode saber um pouco mais sobre a “Coleção Contaí” lendo aqui no blog o texto “Coleção Contaí ensina crianças e adolescentes sobre educação financeira”.

Caso tenha sentido falta de nossas tradicionais dicas de compras em datas especiais como esta fazendo economia, recomendamos a leitura “Dia dos Pais com a DM: Economize e o surpreenda”, que publicamos no ano passado e continuam superatuais.

Aliás, temos aqui no blog uma seção inteirinha com dicas de educação financeira e economia, é só acessar o “Papo de Finanças”.

E por aqui, nós estamos sempre compartilhando dicas e informações úteis como essas, seja aqui no blog ou nas redes sociais, então, para não perder nenhuma é só seguir a gente por lá também no Instagram, no TikTok ou no Facebook. Além disso, se com os depoimentos de nossos colaboradores ficou com aquela vontade de vir fazer parte de nossa equipe, é só dar uma olhadinha em nossas vagas na página https://vocedm.gupy.io/.

Back To Top
×Close search
Buscar