skip to Main Content
Calendário 2024 Para O Seu Planejamento Financeiro

Calendário 2024 para o seu planejamento financeiro

Que tal começar o ano tirando do papel seus planos de uma relação saudável com o seu dinheiro e o orçamento doméstico?

O ano novo chegou! E como sempre, promessas como levar uma vida mais saudável, cuidar da vida financeira também está no topo entre os principais planos para os próximos 12 meses.

Uma pesquisa da empresa YouGov (um painel global de monitoramento de consumo), chegou a um ranking das principais metas de ano novo ao redor do mundo. E a lista começa assim:

  • Alimentar-se de forma mais saudável.
  • Foco nas finanças (guardar dinheiro, evitar gastos desnecessários e pagar dívidas).

Independente em qual escala de prioridades as finanças apareça entre suas promessas para 2024, temos certeza de que ela está aí na lista, não é mesmo? 😉

Para te ajudar a tirar essa ideia do papel e ter realmente um ano transformador em sua vida financeira, vamos compartilhar com você o calendário 2024 com datas importantes que impactam de alguma forma no seu bolso.

Calendário de datas importantes para o seu bolso em 2024

Abaixo, veja todos os momentos do ano em que você precisa ter atenção ao seu orçamento, seja para pagamentos (como impostos) ou recebimentos (como o FGTS e 13º salário):

JANEIRO

IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto tributário de proprietários que possuem imóveis em zonas urbanas, cobrado anualmente pelo munícipio.

Se você tiver mais de um imóvel, lembre-se que você deve pagar todos. O contribuinte que tiver qualquer dúvida de como o preço é calculado, deve procurar os canais oficiais da gestão municipal.

Como as datas de validade e alíquotas aplicadas aos valores variam de acordo com cada cidade, você pode fazer essa consulta através do site da prefeitura da sua cidade. Por exemplo, você pode digitar “IPTU 2024” no campo de busca e se informar dos prazos e valores.

IPVA

O IPVA (Imposto Sobre Veículos Automotores) é um imposto para quem tem um veículo ou mais. Nesse caso recomenda-se ficar atento, pois a data de pagamento varia em cada estado.

Ao contrário do IPTU, a cobrança do IPVA é feita pelo estado. O cálculo do preço desse imposto é feito de acordo com o valor de mercado do veículo, que muda constantemente. Por conta disso, alguns contribuintes podem pagar mais caro.

Para calcular em média o valor de mercado do automóvel, os estados usam a tabela da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Já a taxa é determinada pela lei de cada estado e varia de acordo com o tipo de automóvel do contribuinte. Quanto mais velho for o modelo do carro, mais ele perde seu valor.

Em todos os estados brasileiros, os automóveis que têm uma data de fabricação de 15 a 20 anos, deixam de pagar o IPVA.

SPVAT

O DPVAT, que não era cobrado dos motoristas desde 2021, volta este ano, heim! Agora ele tem um novo nome, se chama SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito).

O projeto de lei que cria o SPVAT ainda está em andamento no congresso e somente após aprovação serão definidos valores e datas de pagamento, mas é importante ficar de olho e se preparar para esse gasto.

Matrícula e material escolar

Ano novo, vida e… materiais novos! Além da renovação de matrícula, o começo do ano é aquele momento especial que você junto de seus filhos sai a procura de novos materiais escolares. Afinal, não dá para usar o mesmo caderno todo ano, né?

Na DM, sabemos como esse começo de ano pode ser complicado para todos, por isso, se você quiser saber mais, aqui no blog também temos dicas de como economizar nas compras de materiais escolares. Para ler, é só clicar aqui.

Primeira parcela das contas de dezembro

A primeira parcela das compras realizadas em dezembro também deve ser paga para evitar qualquer tipo de problema financeiro para não acabar prejudicando o resto do seu planejamento para o ano. Por isso, é bom ficar de olho no vencimento da fatura.

FEVEREIRO

Carnaval

Este ano o carnaval cai entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Se estiver se preparando para curtir a folia, seja em sua cidade ou viajando, é importante planejar os custos da diversão para não ter surpresas depois.

MARÇO

Declaração do Imposto de Renda

Este ano, o período para declaração do Imposto de Renda (IRPF) será de 15 de março até 31 de maio de 2024. Todos que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2023, devem declarar.

Trata-se de uma tributação federal que pagamos sobre os nossos rendimentos. Então, quanto cada pessoa paga (ou não) vai depender de quanto ganhou durante o ano, independente da fonte, como salário, aluguéis de imóveis, aposentadoria, processos trabalhistas, etc.

O pagamento desse imposto já acontece mensalmente descontado automaticamente do nosso salário. Porém, a Receita Federal precisa verificar se os valores pagos durante o ano estão calculados corretamente sobre todos os rendimentos, que podem variam de um mês para o outro e causar essa diferença que precisa ser ajustada.

Para saber mais e tirar todas as suas dúvidas, clique aqui que a gente te ajuda!

ABRIL

Declaração e início da restituição do Imposto de Renda

O período de declaração vai até 31 de maio, mas é importante não deixar para a última hora! 😉

Apesar do prazo para declaração ainda estar vigente, em abril já começam os pagamentos das restituições do primeiro lote (são cinco lotes pagos entre abril e setembro). Atenção às notificações para verificar se não há necessidade de retificar nenhuma informação.

Páscoa

Já sabe quem você vai presentear com ovos de Páscoa ou outros chocolates aí na sua família ou grupo de amigos? Se precisar de dicas para celebrar a data gastando pouco, clique aqui.

MAIO

Dia das Mães

Para celebrar a data com tudo o que sua mãe merece, clique aqui.

JUNHO

Dia dos Namorados

Ah! O amor! Clicando aqui você presenteia quem você ama sem prejudicar as finanças.

Festas Juninas

Descubra que gastar pouco não significa que sua festa será menos animada.

JULHO

Férias escolares

Veja como não é preciso abrir mão da diversão com os pequenos para economizar.

AGOSTO

Dia dos Pais

Quer surpreender seu pai? A gente também te ajuda clicando aqui.

SETEMBRO

Independência do Brasil

Um feriado para aproveitar descansando e curtindo com a família.

OUTUBRO

Dia das Crianças

Que tal aproveitar a data para incluir os pequenos no controle do orçamento familiar de forma divertida.

NOVEMBRO

Black Friday

Veja como se preparar com antecedência pode te ajudar a não cair em ciladas.

1ª parcela do 13º salário

Em dúvida de como pode aproveitar seu 13º salário para sair dos perrengues? Clique aqui.

DEZEMBRO

2ª parcela do 13º salário

Reserve parte para curtir as festas, mas lembre-se que o 13º pode ser um fôlego nas dívidas.

Natal e Ano Novo

Saiba como transformar o seu Natal em uma época de economizar.

DURANTE O ANO TODO DE 2024

PIS

O PIS, também conhecido como Abono Salarial, é um benefício anual no valor máximo de um salário-mínimo a trabalhadores que recebem em média até dois salários-mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o PIS ou o PASEP.

Em 2024, o pagamento começa a partir de 15 de fevereiro considerando o mês de nascimento do trabalhador. Já para o Pasep, a referência é o dígito final do número de inscrição no programa. Todos os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 27 de dezembro.

Para mais informações sobre quem tem direito e quando você pode receber, acesse a página do Abono Salarial no portal da Caixa Econômica Federal.

Saque-Aniversário do FGTS

O Saque-Aniversário do FGTS é um benefício que te dá a opção de realizar um saque de parte do saldo de sua conta do FGTS, anualmente, no mês de seu aniversário.

Para outras informações e saber como aderir ao Saque-Aniversário, leia as orientações da página do FGTS no portal da Caixa Econômica Federal.

Não deixe para a última hora

Viu só como, desde já, você pode se planejar para o ano todo e como sempre trazemos dicas importantes por aqui? 😉

Então, para ficar sempre por dentro de outras sugestões como estas você pode se inscrever em nossa Newsletter, e acompanhar a gente nas redes sociais. Nós estamos no Instagram, no TikTok ou no Facebook.

Back To Top
×Close search
Buscar