skip to Main Content
Coleção Contaí Ensina Crianças E Adolescentes Sobre Educação Financeira

Coleção Contaí ensina crianças e adolescentes sobre educação financeira

E-books infantojuvenis gratuitos trazem Cauã e sua turma em histórias que abordam o consumo consciente e a relação com o dinheiro.

Você sabia que a educação financeira é uma das ferramentas mais eficientes para uma boa gestão do orçamento familiar e para evitar o endividamento?

Além de reduzir as chances de uma família cair em dívidas, o conhecimento sobre o tema também te ajuda a realizar seus sonhos, por exemplo, uma viagem de férias, a compra de um carro ou da casa própria.

Por isso, esse tem sido um debate importante, principalmente sobre a necessidade de, oficialmente, entrar para o plano de educação de crianças e adolescentes. Quanto mais cedo uma pessoa estiver familiarizada com a educação financeira, maiores as chances dela se tornar um adulto mais consciente na relação com o dinheiro.

Nós acreditamos que disponibilizando boas ferramentas, nós podemos ser um impulso nessa mudança social, por isso, desde o ano passado, estamos disponibilizando uma série de livros digitais, os chamados e-books, totalmente gratuitos e que incluem crianças e adolescentes nesse propósito, a “Coleção Contaí”.

Coleção conta com seis livros digitais

Desde o lançamento, a “Coleção Contaí” conta com seis livros de autoria da escritora Stefânia Andrade e ilustrações da artista Ana Baccaro. Todos disponibilizados para download de forma gratuita no site www.colecaocontai.com.br.

É fundamental receberem orientação sobre educação financeira e o consumo consciente desde cedo. Afinal, as crianças e os adolescentes serão os adultos de amanhã

Aprendendo com Cauã e seus amigos

As crianças e os adolescentes aprendem com as histórias divertidas de Cauã, um jovem de uma família tipicamente brasileira por suas características de esforço, batalha e alegria.  

Protagonista da história, Cauã narra ao longo da coleção o seu desejo por um celular de última geração e todo o percurso que fará para conquistar o seu objetivo. Uma jornada que começa com a participação em um concurso municipal sobre Educação Financeira.

Os livros são como um diário do personagem principal, batizados de “Di.Ca do Cauã”, sendo a palavra “Di.Ca” também a abreviação de “diário do Cauã”.

  1. “Di.Ca do Cauã – O Concurso”

Aqui é quando Cauã começa a contar suas histórias em um diário. Um menino de 13 anos que gosta de skate, comer chocolate e assistir séries. Assim como muitos de sua idade, deseja ter um celular moderno, para assim jogar on-line.

Contudo, seus pais não podem comprá-lo um presente tão caro. Então, ele mesmo vê a oportunidade de conquistar um novo smartphone por meio de um concurso da escola que premiará os finalistas com um aparelho de celular novinho, e a equipe vencedora ainda pode ganhar um notebook.

Para mais informações sobre o livro ou para download gratuito, clique aqui.

  1. “Di.Ca do Cauã – O Consumo”

Cauã e seus amigos estão inscritos no concurso e agora é a hora de colocarem a mão na massa. Para elaborar a primeira parte do projeto, eles precisam aprender sobre educação financeira e consumo consciente.

Cauã passa a entender que nem tudo que queremos é necessário, e que para obter o que desejamos é preciso fazer escolhas. Com a ajuda do pai e da avó, Cauã começa a ter consciência que tudo que temos faz parte do consumo, como roupas, comida, brinquedos, etc.

Para mais informações sobre o livro ou para download gratuito, clique aqui.

  1. “Di.Ca do Cauã – A Mesada”

Na terceira parte dessa história, Cauã começa a ter consciência sobre o desperdício não apenas no que diz respeito à economia de dinheiro, como também a importância para o meio ambiente.

A partir de agora, Cauã e seus amigos começam a aplicar tudo o que estão aprendendo na hora de administrarem suas próprias mesadas de forma mais consciente.

Para mais informações sobre o livro ou para download gratuito, clique aqui.

  1. “Di.Ca do Cauã – A Doação”

Nesse livro, leitores aprendem junto com o personagem as diferenças entre um Bazar e um Brechó. Você sabia que existe diferença entre esses dois lugares?

E, dessa vez, Cauã conta com a ajuda de sua avó enquanto aprende sobre o uso sustentável das roupas, a fazer uma avaliação de tudo o que não usa mais e a decidir o destino de tudo isso. Além de tudo isso, o Dia das Mães está chegando!

Para mais informações sobre o livro ou para download gratuito, clique aqui.

  1. “Di.Ca do Cauã – O Empreendedorismo”

A semifinal do concurso está chegando e Cauã e seus colegas precisam preparar a nova parte do trabalho para conseguir o tão sonhado celular. Dessa vez, eles precisam pedir ajuda a alguém que possa falar sobre empreendedorismo. A escolhida foi a tia Tay, que vende bolos há anos.

Nesse livro, conhecemos a importância do empreendedorismo e descobrimos como ter nosso próprio negócio tem desafios, mas pode ser divertido descobrir uma fonte de renda fazendo o que gostamos.

Para mais informações sobre o livro ou para download gratuito, clique aqui.

  1. “Di.Ca do Cauã – A Final”

Após passar por todos os desafios e entregar os trabalhos do projeto, chegamos à semifinal. Cauã precisa se preparar para ir para a última etapa com mais cinco grupos.

Se ele estiver entre os semifinalistas conquistará o tão sonhado celular novo e, se venceram, ganharão um notebook novinho.

Quer saber como essa história termina? Para mais informações sobre o livro ou para download gratuito, clique aqui.

Material de apoio para pais e professores

A “Coleção Contaí” também foi desenvolvida para ser utilizada por professores em sala de aula, ou mesmo com o apoio dos pais que querem aprofundar um pouco mais no conhecimento sobre a educação financeira.

Por isso, a coleção também conta com um rico material de apoio. Cada um dos seis livros conta com um e-book preparado para orientar pais e professores a explorar ainda mais o tema.

Além disso, também está disponibilizado um caderno de atividades que auxiliam no aprendizado e ainda acompanham se os jovens estão assimilando o conteúdo.

Para ter acesso ao material de apoio, basta acessar a estante digital da “Coleção Contaí”, leia mais.

Viu só que legal? A DM está atenta à segurança financeira de nossos clientes e tem consciência de como é importante educar os jovens a ter uma relação saudável e consciente com o dinheiro.

Depois conte pra gente o que achou dos livros da “Coleção Contaí”!

Back To Top
×Close search
Buscar