skip to Main Content
Dívida X Inadimplência: Entenda As Diferenças Para Cuidar Melhor De Suas Finanças

Dívida X Inadimplência: entenda as diferenças para cuidar melhor de suas finanças

Ambos são compromissos financeiros, mas com diferentes significados e geram diferentes problemas na sua vida financeira

Você já deve ter ouvido de algum amigo ou familiar que ele gostaria de sair ou, ao menos, diminuir suas dívidas. Assim como alguém já deve ter confidenciado que está inadimplente.

No entanto, será que você sabe a diferença entre a dívida e a inadimplência? Pois vai descobrir agora! 😉

Dívida é qualquer valor devido a um credor

A dívida é qualquer valor que você deve a uma instituição ou mesmo para uma outra pessoa. Por exemplo, compras no cartão de crédito que serão cobradas na fatura, parcela de empréstimo ou crediários e até aquele dinheirinho que você pegou com seus pais em uma ocasião especial e tem que devolver depois.

Ou seja, sempre que você precisa adquirir um bem, um serviço ou fazer um pagamento e não tem o valor à disposição e usa o dinheiro de outra pessoa que precisa pagar no futuro, você está contraindo uma dívida.

Importante: costumamos associar a palavra “dívida” a algo negativo, contudo, nem sempre ela é algo ruim.

Se você utiliza o crédito como um aliado do orçamento evitando gastos desnecessários, as dívidas que você tem existem para o seu benefício, por exemplo, para comprar uma casa própria, cuidar da sua saúde, realizar um sonho ou um empréstimo consciente para te tirar de um sufoco.

Para isso é importante ter um planejamento dos seus gastos, de suas dívidas e de como e quando elas serão pagas.

O início do ano é um momento ótimo para começar a se planejar. Aqui no blog nós temos uma postagem que te ajuda a começar essa organização, sugerimos que leia: “2024 está chegando: é tempo de reavaliar sua vida financeira e preparar um novo planejamento”.

Mantendo os pagamentos das suas dívidas em dia, você evita ficar inadimplente… Olha só, acabamos de dar um spoiler do que vem a seguir. 😉

Fica inadimplente quem não cumpre o prazo de pagamento

Quando você tem uma dívida e não faz o pagamento do valor que está devendo no prazo, você está descumprindo uma regra prevista em contrato ou no combinado e fica inadimplente com aquele credor.

A inadimplência, ao contrário da dívida, sempre traz uma série de consequências negativas ao devedor, como multas, juros, restrições nos serviços de proteção ao crédito (nome sujo), podendo chegar até a ações judiciais dependendo do tipo e período de atraso.

Por isso é tão importante que, mesmo quando você tem dívidas necessárias para o seu dia a dia, você tenha tudo planejado para realizar os pagamentos em dia. Além de evitar a inadimplências, você mantém o nome limpo e o crédito disponível para emergências.

Afinal, as emergências são ótimos exemplos de dívidas que são necessárias. Para entender melhor, você pode ler aqui no blog: “Está com uma emergência? O limite do cartão de crédito pode te ajudar!”.

Dívida X Inadimplência

Abaixo, resumimos tudo em um quatro comparativo para que essas diferenças fiquem ainda mais claras e você possa consultar sempre que tiver dúvidas ou até mesmo compartilhar com amigos e familiares.

  Dívida Inadimplência
O que é? Todo valor devido a uma instituição ou pessoa. Valor que não foi pago no prazo estabelecido.
Natureza Fatura de cartão de crédito, parcela de empréstimo, crediário, etc. Relacionada a falta de pagamento de valores devidos como os citados ao lado.
Consequências Nem toda dívida é ruim, estando em dia ela é aliada para aquisição de bens e realização de sonhos. Pode gerar multas, juros, restrições nos serviços de proteção ao crédito (nome sujo) e ações judiciais.
Gestão Planejamento mantém o crédito disponível e as dívidas como aliadas da vida financeira. A falta de planejamento e pagamento acarreta na necessidade de acordos e negociações.

Evitando dívidas desnecessárias e a inadimplência

Uma das maiores causas que leva um consumidor a estar inadimplente é o acúmulo de dívidas, o que acontece quando você usa essa possibilidade para compra de coisas supérfluas ou sem planejamento. Neste caso, ela deixa de ser uma aliada!

Dicas para como usar seu cartão de crédito DM sem perrengues

Veja abaixo, dicas de como manter seu cartão de crédito DM um aliado para dívidas que sejam positivas para sua vida financeira e não entre na Inadimplência.

Planejamento

Antes de assumir qualquer dívida no cartão DM, avalie se ela cabe no seu planejamento financeiro. Caso ainda não tenha um, providencie o mais rápido possível. Você precisa ter certeza que terá como efetuar o pagamento de sua fatura.

Alertas e notificações

Se você não tem uma boa memória e acaba perdendo o vencimento de sua fatura por esquecimento, você pode acompanhar no DM App os alertas e notificações via PUSH sobre a atual situação do seu cartão.

Controle de gastos

Mantenha um controle rigoroso das suas compras no cartão DM. Além de evitar perrengues e inadimplência, você vai perceber que ainda terá economizado.

Negocie

Imprevistos acontecem. Por isso, se prever dificuldades para o pagamento da fatura, você tem oportunidades de tomar atitudes antes de se tornar inadimplente, como solicitar o parcelamento de sua fatura.

Para saber mais, leia “Tire todas as suas dúvidas sobre o Parcelamento de Fatura”.

Se mesmo assim você acabou perdendo o controle das finanças e se tornou inadimplente, mantenha a calma. Ainda assim existem caminhos para uma solução.

Para conhecer todas as possibilidade e alternativas de como pagar suas dívidas com a DM estando inadimplente ou não, você pode ler aqui no blog: “Precisa de um fôlego no orçamento? Saiba como negociar débitos com a DM”.

Além destas dicas acima, você encontra muitas outras na seção “Papo de Finanças” aqui do blog. E lembre-se de nos acompanhar também nas redes sociais. Nós estamos no Instagram, no TikTok ou no Facebook.

Back To Top
×Close search
Buscar