skip to Main Content
Você Já Ouviu Falar Sobre Resiliência Financeira?

Você já ouviu falar sobre resiliência financeira?

Saiba como se tornar uma pessoa resiliente com seu dinheiro e a diferença entre essa capacidade e o planejamento financeiro

Você já deve ter ouvido a palavra “resiliência” ao receber conselhos de familiares ou amigos, ou mesmo ter lido em frases motivacionais.

Nesta postagem, antes de qualquer coisa, vamos entender se você realmente sabe o que significa a resiliência ou se acabou deduzindo seu significado de acordo com o contexto em que é utilizada.

A palavra “resiliência” da forma que utilizamos hoje em dia foi emprestada das ciências. Materiais resilientes são aqueles que têm a habilidade de retornar ao estado inicial após uma intervenção.

Por exemplo, uma bucha daquelas de lavar louça quando apertada retorna ao seu formato inicial quando a soltamos, não é? E o mesmo acontece com uma mola quando esticada e que volta à posição inicial. Isso significa que a bucha e a mola são objetos resilientes.

Trazendo este conceito para a nossa vida, são resilientes aquelas pessoas que têm a habilidade de retomar seu estado emocional inicial após algum fenômeno externo que, temporariamente, te colocou em alguma situação de estresse.

Resumidamente é nossa capacidade de enfrentar e superar adversidades.

Como você também deve imaginar, a resiliência é algo que precisamos praticar em diversas ocasiões e áreas da nossa vida. Por exemplo, nos relacionamentos afetivos, no trabalho e em nossa vida financeira.

E é sobre a importância da resiliência financeira que vamos conversar daqui para frente durante sua leitura.

O que é resiliência financeira?

Como explicamos mais acima, a resiliência é a nossa capacidade de enfrentar e superar os problemas da nossa vida. E as finanças familiares, em algum momento, já foram o problema de alguém.

Então, a resiliência financeira é a habilidade de lidar com os contratempos que envolvam nossas finanças e de nos adaptar a essas situações minimizando ao máximo o impacto dessas adversidades em nossa qualidade de vida.

Uma pessoa resiliente com suas finanças começa com a sabedoria em tomar decisões responsáveis sobre o dinheiro e o consumo, até a força para enfrentar desafios com capacidade de reverter problemas e buscar soluções criativas.

Veja abaixo exemplos de como se comportam as pessoas que têm a habilidade da resiliência financeira:

Imprevistos e gastos inesperados

Em situações como a perda do emprego ou gastos não previstos como em casos de saúde ou até mesmo o conserto do automóvel em caso de um acidente, as pessoas resilientes conseguem adequar sua realidade para aquela situação.

Por exemplo, cortam gastos supérfluos, entram em contato com credores para negociar dívidas, utilizam oportunidade de crédito ou até mesmo aquele dinheiro que foi guardado para uma emergência.

Quando citamos o crédito entre as opções de solução, é importante destacar que o cartão de crédito pode ser um aliado, para entender melhor como isso é possível, leia aqui no blog: “Está com uma emergência? O limite do cartão de crédito pode te ajudar!”.

Reserva de emergência

Acabamos de falar acima sobre possíveis emergências e, agora, aproveitamos para te lembrar que a consciência de ter uma reserva de dinheiro para estes momentos também é uma característica das pessoas resilientes com suas finanças.

Quando você conta com essa reserva, você não dependerá de empréstimos e parcelamentos com juros altos que, com o tempo, podem fazer todo o seu planejamento e sua resiliência declinarem.

Assim, caso alguma coisa aconteça, você já tem um bom tempo para se estruturar novamente, sem preocupações, pois se preparou para isso.

Gestão de dívidas

Não deixe suas dívidas se arrastarem correndo o risco de se tornar inadimplente. Uma pessoa resiliente financeiramente trata sempre como prioridade em sua vida quitar essas pendências.

Comece anotando os valores de cada dívida que você tem, assim como os juros, para tudo ficar mais claro de ser resolvido.

Veja o que é prioridade, o que está mais atrasado. Se não tem dinheiro suficiente, se tem algo que pode ser renegociado. Dessa forma, você encara sem medo suas contas e encontra um plano para se livrar delas o quanto antes.

O que é planejamento financeiro?

Algumas pessoas podem confundir a resiliência financeira com o planejamento financeiro. Porém, o planejamento é apenas uma das estratégias que alguém resiliente adota em seu orçamento familiar.

O planejamento financeiro é uma ferramenta para organizar e equilibrar seus ganhos e seus gastos, ou seja, tem como propósito principal termos consciência em detalhes da situação do nosso dinheiro.

Um planejamento pode ser realizado para a vida toda ou mesmo para algum objetivo específico, seja de curto ou longo prazo. Por exemplo, uma viagem dos sonhos ou a compra da casa própria. Abaixo, veja formas de viabilizar o seu:

Orçamento

Seja para controle contínuo ou para uma conquista específica, o primeiro passo para um planejamento financeiro eficiente é realizar um orçamento. Pra isso, você deve definir quais são seus objetivos de forma realista.

Você pode começar listando todas as receitas e despesas, para prever com antecedência possíveis necessidades de gasto ou mesmo se vai conseguir reservar algum dinheiro ou se será necessário criar fontes alternativas de ganho.

Para ajudar em seu planejamento ao longo deste ano, preparamos um calendário com tudo que será necessário observar em seu orçamento, leia em “Calendário 2024 para o seu planejamento financeiro”.

Educação financeira

Está com dificuldade em começar a se organizar? Que tal dar início aprendendo sobre educação financeira? 😉

Se tornar uma pessoa resiliente financeiramente será muito mais fácil se você dedicar um tempinho para aprender sobre como cuidar do seu dinheiro.

Mas, calma! Isso não quer dizer que você deva correr para se matricular em algum curso e ter mais um gasto no final do mês. Nosso propósito é justamente te ajudar a ter menos despesas e economizar.

Hoje em dia, há diversas opções gratuitas na internet como podcasts, oficinas, vídeos e muito mais para você aprender a lidar com seu orçamento, e até mesmo a seção “Papo de Finanças” aqui do Blog.

E para outras dicas legais como esta, não deixe de visitar sempre a gente aqui no blog e de nos seguir nas redes sociais no Instagram, no TikTok ou no Facebook.

Back To Top
×Close search
Buscar