skip to Main Content
Gastos Do Início De Ano: Conheça As Despesas Que Estão Vindo Por Aí

Gastos do início de ano: Conheça as despesas que estão vindo por aí

Ninguém gosta de acumular contas, né? Hoje viemos te dar dicas de como ficar de olho nos seus débitos para começar o ano bem.

Todos sabemos que é difícil lidar com os gastos no começo do ano, mas, com alguns cuidados aqui e ali, é possível se controlar e manter tudo em ordem. Hoje reunimos dicas essenciais para ajudar você a passar por isso sem maiores problemas.

IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto tributário de proprietários que possuem imóveis em zonas urbanas, cobrado anualmente pelo munícipio.

Se você tiver mais de um imóvel, lembre-se que você deve pagar todos. O contribuinte que tiver qualquer dúvida de como o preço é calculado, deve procurar os canais oficiais da gestão municipal.

Como as datas de validade e alíquotas aplicadas aos valores variam de acordo com cada cidade, você pode fazer essa consulta através do site da prefeitura da sua cidade, basta digitar ”IPTU 2023”no campo de busca e se informar dos prazos e valores.

IPVA

O IPVA (Imposto Sobre Veículos Automotores) é um imposto para quem tem um veículo ou mais. Nesse caso recomenda-se ficar atento, pois a data de pagamento varia em cada estado.

Ao contrário do IPTU, a cobrança do IPVA é feita pelo estado. O cálculo do preço desse imposto é feito de acordo com o valor de mercado do veículo, que muda constantemente.

Por conta disso, alguns contribuintes podem pagar mais caro. Para calcular em média o valor de mercado do automóvel, os estados usam a tabela da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Já a alíquota é determinada pela lei de cada estado e varia de acordo com o tipo de automóvel do contribuinte. Quanto mais velho for o modelo do carro, mais ele perde seu valor.

Em todos os estados brasileiros, os automóveis que têm uma data de fabricação de 15 a 20 anos, deixam de pagar o IPVA.

Primeira parcela das contas de dezembro

A primeira parcela das compras realizadas em dezembro também deve ser paga para evitar qualquer tipo de problema financeiro para não acabar prejudicando o resto do seu planejamento para o ano. Por isso, é bom ficar de olho no vencimento da fatura.

Compras de materiais e matrícula escolar

Ano novo, vida e… materiais novos! Além da renovação de matrícula, o começo do ano é aquele momento especial que você junto de seus filhos sai a procura de novos materiais escolares. Afinal, não dá para usar o mesmo caderno todo ano, né?

Nós da DM sabemos como esse começo de ano pode ser complicado para todos, por isso, se você quiser saber mais, no blog também temos dicas de como economizar nas compras de materiais escolares. Para ler, é só clicar aqui.

O segredo é se planejar

Para lidar melhor com seus gastos, e saber economizar quando for preciso, é recomendável também você fazer um planejamento financeiro para o ano.

Seja bimestral, trimestral ou semestral, separe suas contas fixas nesses meses. Apenas acrescentando gastos que possam a vir a acontecer, tais como: páscoa, dia das mães, dia dos pais, aniversário de entes queridos etc.

Apps de educação financeira também podem te ajudar

Sabemos que nem todos são familiarizados com planilhas. Por isso, indicamos que você faça uso de apps financeiros para lhe ajudar com suas contas. É simples, prático e fácil. Além de tudo isso, você ainda tem o controle de tudo na palma da mão.

Uma indicação nossa é o app Money Lover: Gerente de custos. Com ele, você consegue criar orçamentos, lembretes de vencimento de contas, ter um controle financeiro facilitado e muito mais.

Sempre faça pesquisas antes de efetuar a compra

Uma situação que todos nós já passamos é quando compramos um produto e depois encontramos ele mais barato. Por isso, é sempre recomendável fazer a pesquisa de preço. Afinal, esse produto pode estar em promoção em outra loja, né?

Seja focado nos seus objetivos  

Pode parecer besteira, mas, traçar objetivos para o ano pode ser a chance de você levar a sério seu planejamento e realmente focar naquilo que pretende conquistar. Focando no que deseja, fica mais difícil fazer gastos impulsivos.

As quatro regras

Também temos uma última dica, mas não menos importante. Quatro regrinhas que você deve seguir ao efetuar qualquer compra. Para você que não conhece, é simples. Ao adicionar o produto ao seu carrinho, antes, se pergunte quatro coisas:

Eu quero?

Poxa, aquele produto que eu sempre quis finalmente entrou em promoção. Mas será que eu realmente quero ou só estou inclinado a querê-lo por ver que ele se encontra com um preço mais barato?

Eu preciso?

As vezes queremos muito comprar algo, mas… realmente precisamos? É algo que você precisa ou é algo que você quer? Se você simplesmente deixar de comprá-lo, vai fazer alguma falta? Comprar um casaco em promoção no verão é realmente necessário?

Eu posso?

Se você fez todas as avaliações anteriores e a resposta foi sim, então aí vai a mais importante até agora: você consegue arcar com o custo dessa compra, caso você a realize? É importante refletir muito sobre isso, pois pode te prejudicar futuramente.

Eu devo?

Depois de todas as avaliações anteriores serem positivas, resta uma última que deve ser respondida também para você não acabar efetuando uma compra impulsiva. Você deveria adquirir esse produto?

Você já sabe que você quer, que está em promoção e que você pode comprar. Mas esse produto será útil para você? Não seria melhor talvez guardar esse dinheiro para fazer uma viagem? Ou até mesmo para emergências.

Se você gostou das nossas dicas e quer ler mais como essas, é só clicar aqui ou acessar o blog da DM.

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais, tá? Estamos no: Instagram, LinkedIn e TikTok. Estaremos te esperando! 😁

 

Back To Top
×Close search
Buscar