skip to Main Content
10 Dicas Para Economizar Energia E água Na Hora De Lavar As Roupas

10 dicas para economizar energia e água na hora de lavar as roupas

Veja como seu dia a dia pode ser mais econômico e de maneira simples

A instabilidade nas contas de energia e água, nos últimos tempos, traz insegurança na hora de se planejar financeiramente. Hoje, fazendo as mesmas atividades de pouco tempo atrás, vemos valores mais elevados nos boletos ao final do mês.

Pensando nisso, trouxemos 10 dicas para você economizar nas contas de energia e água, quando for lavar as suas roupas. Esse é um momento em que devemos nos planejar para as contas ficarem mais equilibradas.

Nós da DM estamos sempre pensando no melhor para nossos clientes! Então, aproveite e confira as nossas dicas abaixo:

1 – Tenha um dia para lavar tudo

Se organize para ter um dia exclusivo em que vai lidar com essa tarefa. As vezes você pode fazer mais lavagens do que o necessário, dependendo do número de pessoas na família, um dia na semana pode ser o suficiente para centralizar esse afazer.

Com menos uso, você tem menos gastos. Se precisar, marque no calendário, e bote um despertador com lembrete para o dia selecionado.

2 – Não lave em pequenas quantidades

Muitas vezes, procuramos produzir mais em nossa rotina e algumas coisas podem passar despercebidas. Nunca lave roupas em pequenas quantidades, a quantidade de energia e água gastas não compensam.

Procure com isso, diversificar as opções do seu guarda roupas. Dessa maneira é possível juntar uma quantia de roupas para lavar, e ainda aproveitar para renovar seus looks com novas combinações.

 3 – Faça apenas um enxague

Por falta de prática, podemos acabar nos excedendo na hora de lavar as roupas. Para ter mais eficiência, acabamos selecionando o enxágue duplo, algo sem necessidade.

Utilizando a quantidade correta de sabão e amaciante, você tem um resultado perfeito e não precisa ter medo de fazer apenas um enxague e você ainda economiza.

 4 – Reutilize a água

Você já deve ter reparado que sobra uma boa quantia de água após o enxague de suas roupas, não é mesmo? Passe a utilizar essa água para tarefas diversificadas, e economize através do reaproveitamento.

Com essa água você pode lavar seu quintal, por exemplo, e deixar a criatividade tomar conta das ideias. Além de que isso aparece como uma grande ajuda ao planeta, sem desperdício de um recurso natural tão precioso.

5 – Aquela gotinha também importa

Se você utiliza o tanque para lavar as suas roupas, fique atento se a torneira está bem fechada. Na pressa, não ligamos para o quanto aquela goteira vai nos custar.

Além disso, ao ensaboar e esfregar suas roupas, não há necessidade de deixar a torneira aberta. Compare a diferença de gastos ao final do mês fazendo isso, e nunca mais desperdice água à toa.

6 – Siga as instruções

Todos os produtos envolvidos no processo de lavagem de roupas, contam com instruções para um melhor aproveitamento de uso. Isso vai desde as roupas, passando pelos produtos, até na máquina.

Entendendo isso, você tem o melhor desempenho para a função, otimizando gastos. Esses produtos foram verificados pelos órgãos responsáveis, para te dar toda a segurança em sua utilização.

 7 – Deixe a manutenção em dia

Inspecione goteiras e vazamentos, assim como suas causas, além de também fazer uma boa limpeza na máquina. O mais próximo que você a manter de seu estado original, você terá um melhor desempenho da mesma.

Com isso, seu custo-benefício aumenta, te rendendo um valor maior ao final do mês. Pequenos detalhes podem fazer a diferença na hora de economizar.

8 – Separe algumas roupas

Algumas peças de roupas, por conta de sua confecção, ou variação de uso, sujam mais que outras. Com elas, uma limpeza mais intensa pode ser necessária.

Sendo assim, separe o que está um pouco mais limpo na hora da lavagem. Faça o processo mais adequado para certas roupas, que isso lhe fará ter um rendimento melhor.

9 – Poupe com a temperatura certa

Essa é uma dica que poucos conhecem, mas que tem eficiência. Utilize água fria na hora de lavar roupas, ao invés de uma temperatura elevada.

Além de danificar menos os tecidos, você ainda poupa energia na hora da tarefa ser feita. Vamos colocar em prática?

10 – O melhor horário importa

Em algumas cidades, devido a leis locais, o valor de uso de energia diminuí em horários com menos uso. Por esse fator, compensa se adequar ao melhor momento.

Confira a regulamentação de sua cidade para saber mais sobre isso. Organize todas as tarefas para não haver confusões, e ter mais economia.

Gostou dessas dicas? Agora ficou muito mais fácil de economizar!

Para novidades como essa, acompanhe o blog e também nos siga no Facebook e Instagram.

Back To Top
×Close search
Buscar