skip to Main Content
7 Dicas Para Não Se Perder Nas Compras De Supermercado

7 dicas para não se perder nas compras de supermercado

Separamos algumas práticas para que a sua visita ao supermercado, seja para as compras do mês ou aquela passadinha rápida, seja mais produtiva.

Existem pessoas que adoram tanto ir ao supermercado, que andar pelos corredores se torna um passeio, uma diversão. E também existem aquelas que só vão até uma loja em caso de extrema necessidade. Em qual desses dois grupos você se encaixa?

Independente de qual é o seu perfil de consumidor, nós listamos algumas dicas simples para você levar em consideração durante as suas compras. Temos certeza que, se você seguir tudo direitinho, até quem se identifica mais com o segundo grupo vai acabar curtindo ir ao supermercado.

1. Evite ir ao supermercado com fome

Todo mundo, em algum momento, já ouviu essa recomendação de algum amigo ou vizinho. E saiba que, se alguém já te deu essa sugestão, essa pessoa estava com toda a razão.

Quando estamos com fome, a chance de colocarmos no carrinho itens por impulso é muito grande. Principalmente as guloseimas que ficam muito mais atrativas, quem nunca fez isso, não é mesmo? Então antes de sair de casa procure comer alguma coisa, isso irá ajudar você a não comprar por impulso e consequentemente poupar no orçamento!

2. Programe-se para ir ao supermercado

Se for possível, evite ir ao supermercado quando estiver com o horário apertado e sem tempo para pesquisar.

Durante uma compra, principalmente aquelas grandes para repor a dispensa, precisamos de tempo para comparar preços, além de verificar a qualidade e estado dos produtos frescos, e ainda observar a data de validade dos itens industrializados.

Mesmo que na pressa você até consiga dar uma olhada no preço, a economia não vai adiantar nada se o produto vencer logo, se as frutas já estiverem maduras demais ou até se você comprar o produto errado, algo que também pode acontecer. Quem nunca trocou a salsinha por coentro, por exemplo?

Além disso, verifique o melhor dia de compra para você. Para muitas pessoas é considerada próxima a data do recebimento do salário, mas caso vá fazer suas compras com cartão de crédito você pode verificar o melhor dia para realizar suas compras nele e se programar para fazer o pagamento.

3. Observe bem a validade dos produtos

Acabamos de comentar sobre a validade no tópico anterior. Contudo, essa dica precisa de um espaço só para ela pois para evitarmos o desperdício de alimentos, esse cuidado precisa continuar em casa.

Em primeiro lugar, se você tem vários itens do mesmo produto estocados, tome o cuidado de utilizar primeiro o que tem a data de validade mais curta e deixe para usar depois os que vencem mais tarde.

Outro cuidado importante é observar a validade recomendada para o produto depois de aberto. Um exemplo muito comum são as caixas de leite longa vida ou os potes de requeijão. A validade impressa no produto costuma ser bem longa, mas só vale enquanto ele não foi aberto.

Você deve prestar bastante atenção nas recomendações de uso nos rótulos, pois lá vem indicado se o produto precisa ser conservado na geladeira e em quantos dias ele deve ser consumido depois de aberto. Isso mesmo, um alimento embalado que tem validade de meses, depois de aberta a embalagem, precisa ser consumido em no máximo alguns dias.

4. Se possível, não leve crianças ao supermercado

Existem muitas crianças que adoram ir com a família ao supermercado, para elas é um passeio bem divertido. Mas é necessário pensar duas vezes ao levar os pequenos ao supermercado pela vontade que alguns deles tem em comprar coisas por impulso.

O que acaba acontecendo é que não resistimos a essas fofuras e acabamos atendendo um pedido ou outro. Saiba que os produtos com apelo de atração ao público infantil acabam sendo bem mais caros. Então, deixar as crianças em casa ou com alguém de confiança, pode te ajudar a poupar!

5. Pesquise preços e fique de olho nas promoções

Para economizar, precisamos pesquisar preços. Para isso, você pode ficar de olho nas redes sociais do supermercado que você costuma comprar e ainda analisar com cuidado os folhetos de promoções que chegam até a sua casa! Procurar por marcas diferentes também pode ser uma boa tática para conhecer novas opções e ainda poupar durante as compras.

Além disso, fique de olho nas promoções. Hoje em dia, algumas lojas também praticam preços especiais para quem é cadastrado. Por isso, se você viu uma placa com preço imperdível, preste bem atenção se para ter acesso àquele valor não é necessário um cadastro prévio. Se for o caso, muitas vezes você pode fazer o seu ali mesmo, pelo telefone celular, antes de ir para o caixa.

E por falar em telefone celular, muitos supermercados utilizam aplicativos de ofertas. Veja se a loja que você costuma fazer suas compras já conta com essa facilidade e faça o download do aplicativo agora mesmo.

6. Faça uma lista de compras

Uma forma de garantir que você compre somente o que necessita e não faça gastos desnecessários é conferir os armários para ver o que está faltando e preparar uma lista de compras.

Um detalhe importante e que ajuda bastante a ter uma lista de compras perfeita é ter um controle do cardápio da semana. Isso vai ser útil principalmente na compra de perecíveis, como frutas e verduras, que é o tipo de alimento que mais acaba indo para o lixo por descuido, gerando desperdício.

7. Centralize suas compras em único meio de pagamento

 Para facilitar o controle do seu planejamento financeiro, analise suas opções e opte por centralizar suas compras em único meio de pagamento.

Dessa maneira, você terá mais clareza sobre as contas que irá pagar e maior domínio sobre o seu orçamento, pois contarão com uma única data de vencimento.

 Além disso, você poderá ter mais conhecimento dos benefícios da sua escolha e por exemplo, aproveitar mais das vantagens que cartões de crédito costumam oferecer como programa de fidelidade e outros.

Agora é só não esquecer dessas dicas e boas compras!

Não deixe de curtir nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para acompanhar outras dicas que irão te ajudar a manter as finanças no eixo!

Back To Top
×Close search
Buscar