skip to Main Content
Como Anda A Sua Saúde Financeira?

Como anda a sua saúde financeira?

Quando nosso corpo está saudável, podemos usufruir o bem-estar em nossa vida. Sabia que com o dinheiro também é assim? 

Quando falamos sobre o nosso corpo, todos sabemos que a saúde tem um reflexo direto em nosso bem-estar e qualidade de vida. Afinal, se não estivermos saudáveis, perdemos muitos dos melhores momentos, como a convivência com a família, amigos, festas e viagens. 

Com o nosso orçamento doméstico ou familiar também é assim. Se temos uma relação saudável com o dinheiro, garantimos a nossa saúde financeira. Assim, alcançamos o que podemos chamar de bem-estar econômico. 

Para alcançarmos esse bem-estar econômico, o primeiro passo é buscar um equilíbrio entre os nossos ganhos e os nossos gastos. A quantidade de dinheiro que entra, precisa ser maior do que a quantidade que sai pois, só assim, conseguimos manter todas as nossas contas com seus respectivos pagamentos em dia. 

Orçamento sob controle 

Manter suas contas em dia significa que você tem a possibilidade de efetuar o pagamento de todas as suas despesas essenciais como alimentação e outras necessidades do lar, aluguel, impostos, água, luz, gás, internet, transporte e educação. 

Afinal, se dentro do mês conseguimos nos comprometer no mínimo com o básico para a rotina de nossa casa e de nossa família, já teremos uma tranquilidade, o desejado bem-estar econômico. 

Ninguém gosta de ficar preocupado e sem dormir por causa de dívidas, não é mesmo? 😉 

Dicas para ter o controle do orçamento familiar 

Agora que você já sabe que aquele alívio que você sente quando todas as contas foram pagas significa que as suas finanças estão saudáveis, vamos listar algumas dicas para te ajudar a manter tudo sob controle: 

1- Faça, realmente, um orçamento 

Você já pediu um orçamento para algum tipo de produto ou serviço e recebeu aquela listinha dos custos envolvidos. Por exemplo, se resolver mudar as cores das paredes de sua casa, o pintor vai informar o valor da mão de obra, da tinta e dos pinceis. Então, observamos o preço final de tudo somado e avaliamos se podemos pagar ou não. 

Podemos ter uma ilustração do papel de um orçamento. 

Se aquele orçamento não cabe no bolso, ou seja, não podemos pagar por ele naquele momento. Adiamos um pouco ou procuramos outras opções. 

Pois esse mesmo comportamento precisa ser feito com tudo o que você precisa pagar em sua casa. Somente assim será possível avaliar se pode ou não fazer um gasto que pode tirar a saúde das suas finanças e te dar dor de cabeça no futuro. 

2- Priorize o que é essencial 

No seu orçamento, não esqueça de priorizar os pagamentos do que for essencial, os gastos básicos como já comentamos mais acima: alimentação, aluguel, água, luz e gás. 

Somente depois de estar totalmente consciente de que tudo isso está coberto, então, você poderá começar a avaliar os gastos supérfluos, como uma roupa nova ou um passeio especial como viagens, almoços e jantares fora de casa. 

3- Evite gastos desnecessários 

Quando você consegue colocar sua vida financeira em equilíbrio, você evita gastos desnecessários que só atrapalham e diminuem o seu poder de compra. 

Por exemplo, se você não planeja antecipadamente o seu consumo, você pode acabar precisando entrar no crédito rotativo do cartão de crédito ou fazendo um empréstimo. Nesses casos você paga os juros, um dinheiro que você praticamente joga fora já que não traz nenhum tipo de benefício e poderia ser evitado. 

O endividamento excessivo é o inimigo número um da sua saúde financeira e da sua tranquilidade. 

 4- Defina metas para o seu orçamento 

Quando você se desafia a alcançar algumas metas em seu orçamento, o caminho para a estabilidade e a saúde financeira fica muito mais rápido, além de ser uma estratégia adotada para conseguir incluir o supérfluo nos gastos e, quem sabe, até a realização de um sonho. 

Uma dessas metas, por exemplo, pode ser começar a fazer a sua reserva de emergência. Quando temos um dinheirinho guardado para imprevistos não precisamos usar produtos de crédito que nos cobram juros. 

Contudo, lembre-se de propor metas que sejam realistas e possíveis de se alcançar dentro da sua realidade financeira. Pois objetivos impossíveis só nos trazem frustração. 

 5- Aprenda sobre educação financeira 

Todas essas dicas ficarão muito mais fáceis de serem seguidas se você dedicar um tempinho para aprender sobre educação financeira 

Mas, calma! Isso não quer dizer que você deva correr para se matricular em algum curso e ter mais um gasto no final do mês. Nosso propósito é justamente te ajudar a ter menos despesas. 

Veja só, aqui lendo esse nosso post já é um ato de aprender um pouco sobre educação financeira e você não gastou nadinha além de um pouquinho do seu tempo. 

Hoje em dia, há diversas opções gratuitas na internet como podcasts, oficinas, vídeos e muito mais para você aprender a lidar com seu orçamento, e até mesmo a seção “Papo de Finanças” aqui do Blog.  

Você verá que a educação financeira não é nenhum bicho de sete cabeças e te trará ótimos resultados em pouco tempo.  

Benefícios de uma boa saúde financeira 

Quando você consegue incluir essa lista de cuidados com seu dinheiro na rotina familiar, você acaba, indiretamente, alcançando diversos outros benefícios: 

Redução do Estresse 

Existe um prazer maior do que deixar a cabeça no travesseiro à noite sem preocupações financeiras? Quando nossa relação com o dinheiro não está saudável, temos uma tendência a aumentar nossas taxas de estresse. 

Além disso, é comprovado cientificamente que o estresse excessivo é uma causa para diversas outras doenças. Então, mantendo as contas equilibradas garantimos a saúde do nosso dinheiro e também a nossa, melhorando o nosso bem-estar de uma forma global. 

Realização de Sonhos 

Quando você consegue por ordem nos gastos básicos e começa a traçar suas metas, você começa a ficar cada vez mais próximo da realização de seus sonhos, como uma viagem inesquecível, a compra da casa própria, seu casamento, etc. 

Resiliência Financeira 

A resiliência é a capacidade que temos de lidar e resolver os nossos problemas. Então, quando estamos com nosso orçamento sob controle e algum imprevisto acontece e você precisa fazer um gasto inesperado, como remédios num problema de saúde ou o conserto do carro após uma colisão, alcançamos a desejada “resiliência financeira”. 

Algumas vezes podemos nos preparar para um imprevisto para que não sejam necessários gastos altos, por exemplo, aderindo a um seguro. Clique aqui e conheça os seguros da DM e como podemos te ajudar na hora em que mais precisa. 😉 

Já estou em dívidas, e agora? 

Se você está lendo até aqui, mas já está com algumas dívidas e com dificuldade de pagá-las, não se preocupe. Quando isso acontece, muitas empresas oferecem opções de acordos e parcelamentos para ajudar seus clientes a retomarem a sua saúde financeira. 

Aqui na DM também é assim. Se a sua dívida é com a gente e está precisando de um fôlego para conseguir quitá-la, conheça todas as possíveis formas de negociação com a gente. É só clicar aqui que a gente explica tudinho! 😊 

Por aqui, nós estamos sempre compartilhando dicas e informações úteis como essas, seja aqui no blog ou nas redes sociais, então, para não perder nenhuma é só seguir a gente por lá também no Instagram, no TikTokou no Facebook. 

Back To Top
×Close search
Buscar