skip to Main Content
Como Evitar Golpes E Perrengues No Carnaval

Como evitar golpes e perrengues no Carnaval

Seja nas ruas seguindo o trio elétrico, nos bailes ou no sambódromo, o importante é curtir o carnaval em segurança

O Carnaval já está logo ali, e o que não falta são possibilidades de se divertir nesse momento, muita festa e folia para todos os gostos e perfis. E qualquer que seja o seu roteiro para curtir esse período de diversão, o importante é não deixar a segurança em casa! Combinado?

Em meio às grandes aglomerações, a distração possibilita a ação de criminosos, que buscam diversas formas de golpes para enganar e roubar.

Por isso, trazemos algumas recomendações e estratégias antifraudes para que este seja um carnaval seguro e que você possa colecionar apenas memórias de alegria e diversão.

Dicas para curtir a folia em segurança

Ao sair para sua folia de Carnaval, não esqueça do confete, da serpentina e, principalmente, de seguir as dicas abaixo para não cair em perrengues que podem atrapalhar a diversão e dar um prejuízo daqueles.

1. Furtos em festas e aglomerações

Quem vai curtir eventos que reúnem multidões, precisa tomar alguns cuidados importantes, já que nesse momento os golpistas aproveitam a distração para encontrar suas vítimas.

· Não leve objetos de valor

Carnaval é hora de usar a criatividade no look e não ostentar objetos, roupas e acessórios caros que são um chamariz para bandidos. Nada de joias, grifes e dispositivos eletrônicos móveis à mostra. Se algo for indispensável, como o telefone celular, ele deverá bem guardado e estar fora da visão.

· Use bolsas e pochetes seguras

Documentos, dinheiro e cartões devem estar protegidos dentro de bolsas ou pochetes que estejam para frente o tempo todo e, se possível, com difícil acesso ao zíper ou qualquer que seja o modelo para abertura.

· Não fique só na multidão

Esteja sempre em grupo, próximo dos amigos. Pessoas desacompanhadas estão mais suscetíveis a estarem na mira dos golpistas.

1. Clonagem de cartão de crédito e débito

Durante a festa, quando a agitação toma conta e ficamos mais descontraídos, é preciso estar atento à clonagem de cartões, uma tática usada por golpistas.

Como não precisam trocar o nosso cartão por outro plástico, fica ainda mais difícil de perceber a ação dos bandidos. Para isso, eles usam equipamentos como o skimmer, que copia os dados da tarja magnética, ou o shimmer, que copia os dados do chip.

Importante: o uso do skimmer não é algo que acontece apenas com vendedores ambulantes, é possível ser vítima do roubo de dados em lojas, restaurantes, postos de gasolina e até mesmo em caixas eletrônicos de bancos.

Verifique sempre se máquinas de cartão estão com o lacre, têm aparência incomum ou estão acopladas com algum outro dispositivo. E lembre-se que, nestes casos, o pagamento por aproximação é muito mais seguro! 😉

2. Golpes da hospedagem e falsos eventos e ingressos

Fiquem atentos a ofertas de hospedagem muito atrativas, especialmente em sites desconhecidos.  Além disso, as ofertas atrativas que oferecem ingressos para eventos inexistentes ou falsificados também é um risco nesse período de festas.

Utilize plataformas de reserva confiáveis e verifique as avaliações de outros usuários, afinal, todo cuidado nunca é demais!😉

3. Se mesmo assim algo acontecer, esteja segurado!

Hoje em dia, já existe seguro até para aparelhos celulares, mas o mais importante é ter seguro para os seus cartões. Por exemplo, aqui na DM, oferecemos duas opções de seguro que garantem cobertura em casos de perda, roubo ou saque sob coação.

Quando os imprevistos surgem, pode apostar que ter um seguro traz um alívio enorme!

Para saber um pouco mais sobre as duas opções de seguro oferecidos pela DM, os tipos de proteção e coberturas, leia aqui no blog: “Seguros DM: tranquilidade em casos de imprevistos e emergências”.

Agora, é só seguir as dicas, aproveitar ao máximo o Carnaval e garantir a sua tranquilidade! Não se esqueça de conferir nosso blog para mais dicas como estas e nos acompanhar no Instagram, no TikTok ou no Facebook.

Fique por dentro e curta a festa com segurança! 🔐

Back To Top
×Close search
Buscar