skip to Main Content
Conselhos Aos Supermercadistas Por Zeina Latif

Conselhos aos Supermercadistas por Zeina Latif

As recomendações de especialista em economia para o seu negócio

1. Conheça o seu público

Entenda a dinâmica da sociedade e seus costumes. O país está envelhecendo e os hábitos são outros. É importante conhecer seu público para oferecer produtos e serviços sob medida. “Sou da geração cujo sonho de consumo era ter um carro, ativo que concorria no orçamento das famílias. Quando tinha puxada do setor automotivo, outros setores sentiam. Hoje, ter um carro não é mais o sonho do jovem”, observa Zeina. Ela lembra que o envelhecimento da população e o fato de as mulheres da atualidade terem menos filhos que as da década de 60 são mudanças de comportamento importantes a serem avaliadas. Hoje, inclusive, há mulheres que preferem ter um animal doméstico a um bebê.

2. Atenção aos ciclos curtos

É importante saber lidar com os ciclos curtos. Se a Black Friday apresentar um desempenho positivo, é natural que o Natal seja mais modesto. Se o Brasil estivesse crescendo fortemente, essa queda ou alta nas vendas de acordo com os diferentes períodos, seria mais suave. No entanto, há os ciclos de ajuste do orçamento das famílias e do humor do consumidor. “É importante ficar atento aos ciclos e não celebrar excessivamente as boas vendas em determinada data e entrar em depressão no mês seguinte”, alerta Zeina.

3. Perseverança

O ano é feito de ciclos. Tem que perseverar, ser criativo, pensar em parcerias e promoções, facilitar o crédito e o pagamento ao consumidor.

4. Zelo na gestão financeira

Em tempos de altas vendas, jamais descuide das finanças. Não foque unicamente em vender. Prepare-se para os dias de baixa e desaceleração. A vida ainda está dura no Brasil.

5. Cobre e apoie a agenda de reformas do governo

Muita gente apoia as reformas, desde que não mexam no seu bolso. Não olhe só para o seu segmento, mas para o país como um todo. O olhar individualista condenará o Brasil a um crescimento baixo.

* Este conteúdo é parte da Revista Super Fórum, que tem o objetivo ajudar executivos tomadores de decisão do varejo a conhecerem novidades, tendências e os caminhos para qual o setor seguirá no futuro, no Brasil e no mundo. Para acessar a publicação completa, clique aqui.

Back To Top
×Close search
Buscar