skip to Main Content
Não Caia Em Golpes: Saiba Identificar Um Boleto Da DM

Não caia em golpes: Saiba identificar um boleto da DM

Boletos e faturas falsas são armadilhas muito comuns dos golpistas para tentar te enganar, não caia nessa!

Você já ouviu falar ou conhece alguém que caiu no golpe do boleto ou da fatura falsa?

Pessoas mal-intencionadas produzem um documento igualzinho ao original, até mesmo com a marca do banco, financeira ou administradora de cartão de crédito. Mas no código de barras, onde está a informação que realmente importa, os dados de destino do seu dinheiro são outros completamente diferentes.

E os golpistas têm usado o nome de todas as grandes instituições de produtos financeiros, aproveitando da confiança que você tem neles. Inclusive, isso pode acontecer até com alguém tentando se passar pela DM.

Dicas para reconhecer um boleto DM

Para te ajudar a se prevenir, vamos te ensinar a como identificar um boleto real da DM em dois passos. Duas dicas simples, contudo, valiosas! 😉

Antes de tudo, vamos entender o que significa e para que serve cada um dos campos de um boleto da DM.

  • Cedente/Beneficiário: é a empresa para a qual está fazendo o pagamento.
  • Vencimento: é a data limite para se fazer o pagamento sem a cobrança de juros.
  • Total deste boleto: valor total devido a ser pago.
  • Agência/ Código do Cedente: aqui é onde estão os números da agência bancária e identificação de quem receberá o depósito do seu pagamento.
  • Nosso número: os números neste espaço correspondem a uma identificação que diz que este boleto é único, é uma das formas de se evitar as fraudes (como se fosse o CPF de uma pessoa).
  • Logotipo do banco: identifica qual instituição bancária o cedente está utilizando para receber o seu pagamento.
  • Código do banco (número ao lado do logotipo): número de identificação padrão do banco, sempre comporto por três dígitos.
  • Linha digitável: trata-se da representação numérica do código de barras, tem esse nome pois os números podem ser digitados em caso de impossibilidade de leitura do código.

E agora que você já conhece o que significa cada um dos campos do boleto, vamos às dicas que vão te ajudar a se proteger:

1. Confira se os dados os dados da DM estão corretos

Os boletos emitidos pela DM terão três diferentes cedentes possíveis:

  • DMCARD CARTÕES DE CRÉDITO S.A. – 16.581.207/0001-37

No cedente acima, nós trabalhamos com quatro diferentes bancos, e cada um deles com alguns códigos de cedente diferentes, são eles:

Isso significa que, você poderá receber boletos com o logotipo e código de qualquer um deles, todos verdadeiros.

  • DMCARD SECURITIZADORA S.A. – 36.238.874/0001-29:

Neste cedente, os boletos serão exclusivamente de um único banco:

– Bradesco (237) – Códigos do cedente 1065-0

  • FIDC DMCARD – 32.101.535/0001-45

No cedente acima, os boletos também serão exclusivamente de um único banco:

– Bradesco (237) – Códigos do cedente 8524-3

2. Confira novamente os dados acima após a leitura do código de barras

Se você conferiu os dados que estão impressos no seu boleto físico ou gravados no boleto digital, chegou a hora de fazer uma segunda conferência após a leitura do código de barras.

Ao efetuar o pagamento, seja por aplicativo, site ou no caixa eletrônico, após fazer a leitura ótica do código de barras ou informar a linha digitável manualmente, você deve conferir se os dados que aparecem na tela são os mesmos identificados no boleto.

Se os dados estiverem diferentes, interrompa o pagamento imediatamente!

Como não é possível identificar quais dados estão representados pelo código de barras, ou seja, quem receberá o pagamento, golpistas aproveitam para incluir ali informações falsas que não são as mesmas que estão impressas.

Por exemplo, o fraudador pode ter uma conta que utiliza para os golpes em qualquer banco (identificado no código de barras), mas no boleto ele coloca o logotipo, números e cedente que ele quiser para tentar te enganar.

Atenção também a outros tipos de golpes

Infelizmente, as pessoas mal-intencionadas tentam nos enganar de diversas formas, não apenas falsificando os boletos para pagamento.

Por isso, recomendamos que também leia duas outras postagens muito importantes aqui do blog que te ajudam a escapar de outras ciladas comuns:

Cuidado nunca é demais!

Quer conferir outras dicas como essa? Siga a gente nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Linkedin, Tiktok e Youtube!

Back To Top
×Close search
Buscar