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Páscoa: Insights, Tendências E Dicas De Como Turbinar Suas Vendas

Páscoa: insights, tendências e dicas de como turbinar suas vendas

Apresentamos dados valiosos de comportamento do consumidor que você poderá levar em consideração nas suas estratégias de varejo 

Coelhinho da Páscoa o que trazes pra mim? Vendas, mais vendas, um montão de vendas, assim! 😊 

Estamos nos aproximando da Páscoa, uma data que está na lista como uma das épocas mais importantes para as vendas do varejo, principalmente o alimentar devido às tradições, religiosas ou não, que a acompanham. 

Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, e as tradições vão muito além do domingo ou da Sexta-Feira Santa, que relembra a crucificação. Para alguns, a comemoração e tempo de reflexão e confraternização começa logo após o carnaval, durante a quaresma. 

Já, no judaísmo, nesse período se comemora o Pessach (chamada de Páscoa dos Judeus), que faz referência à passagem dos hebreus para a liberdade após o período de escravidão. 

Ou seja, um período de reflexão, confraternização, tradições e muitos símbolos, inclusive os seculares (não religiosos) como o coelho da Páscoa e os ovos de chocolate que adoçam e alegram as casas e famílias no mundo todo. 

O que a Páscoa representa para o varejo? 

Como você pode ver, a Páscoa movimenta a rotina das pessoas, e , consequentemente, temos uma mudança no comportamento de consumo. 

E sabemos que você já está preparando a sua loja para atender a essa demanda e incrementar suas vendas, né 

No ano passado, de acordo com a Neotrust, uma empresa de inteligência de mercado que monitora o varejo online, no período da Páscoa os e-commerces brasileiros tiveram um aumento de 10,6% no número de pedidos e um crescimento de 8,8% nas vendas, com um faturamento de R$6,5 bilhões. 

O que os consumidores compram na Páscoa? 

No monitoramento realizado pela Neotrust, foi possível identificar quais as categorias mais vendidas nessa época. Os dados abaixo também são referentes às vendas realizadas em 2022, em comparação a 2021: 

Bombonieres 

Os itens de bomboniere foram os que apresentaram um maior crescimento no comparativo entre 2021 e 2022. Uma das justificativas está no consumidor que busca alternativas para presentear, seja para ser mais criativo ou em busca de melhores preços. 

Aumento no número de pedidos: 251,3% 

Aumento no faturamento da categoria: 137,3% 

Barras de chocolate 

As barras de chocolate também figuram entre as categorias de melhor desempenho, afinal, são a matéria-prima essencial das guloseimas típicas e também uma forma de inovar e ter um presente mais acessível do que os ovos de Páscoa. 

Aumento no número de pedidos: 166,5% 

Aumento no faturamento da categoria: 33,7% 

Ovos de Páscoa 

O maior símbolo dos presentes de Páscoa não poderiam estar fora dessa lista. Contudo, apesar de ainda formarem uma das categorias mais vendidas na época, ao contrário das outras, os ovos de Páscoa tiveram queda nos resultados de 2022. 

Queda no número de pedidos: – 22,7% 

Queda no faturamento da categoria: – 17,3% 

O que influencia a decisão de compra? 

A Opinion Box, empresa de pesquisa de mercado, investigou o que influencia a escolha desse consumidor ao realizar suas compras na Páscoa. 

No ano passado, o que o consumidor mais levou em consideração para tomar sua decisão foi o preço, como você pode verificar no gráfico abaixo: 

Assim como atentos ao preço, veja que seus clientes também estão atentos às promoções, que influenciaram a compra de 45% dos consumidores. O que acha de caprichar nas ofertas aí da sua loja, então? 😉 

Quanto os consumidores gastam? 

De acordo com a mesma pesquisa, 72% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 11,00 e R$ 50,00 em compras de itens de Páscoa, como os chocolates. Apenas 2% planejam compras acima de R$ 100,00. 

Importante destacar que, no ano passado, o preço médio dos produtos foi de R$ 51,47, um pouquinho acima do que os planos da grande maioria. Esse é um insight importante para te auxiliar na escolha do mix de produtos vai colocar na sua gôndola ou quais serão priorizados em suas ofertas. 

E esse estudo também identificou quais as marcas preferidas, ou seja, àquelas que vêm à mente do consumidor quando falamos sobre a Páscoa. A mais citada foi a Nestlè, por 34% dos entrevistados, seguida por Garoto (22%), Cacau Show (15%), Lacta (12%) e Hershey´s (2%). 

Dicas valiosas para vender mais na Páscoa 

Levando em consideração os resultados dessas pesquisas citadas acima, nos quais consolidamos os principais insights no comportamento de compra do ano passado e as principais tendências para este ano, elencamos três dicas que vão te ajudar a atrair seu cliente e fazer com ele e encha o carrinho. 

  • Planejamento 

Agora que você já conhece um pouco sobre como o seu consumidor se comporta na Páscoa, o que ele procura, quais são suas necessidades e até quanto ele pretende gastar, é hora de planejar as suas estratégias. 

Por exemplo, que tal fazer um estudo próprio, analisando a variação das vendas dessa época aí na sua loja, você terá dados muito mais precisos sobre o comportamento e as necessidades do seu cliente. 

Todas essas informações serão importantes no momento de escolher os fornecedores, a quantidade de estoque, definir onde e como os produtos serão expostos, canais de divulgação e, o melhor, um esse planejamento em mãos você pode negociar melhores condições com as marcas e repassar esses benefícios ao seu cliente. 

  • Exclusividade 

Você já pensou em trabalhar com produtos exclusivos, aquele que só a sua loja vai ter? 😉 

Para isso, não há necessidade de ser uma marca única, encontrar um novo fornecedor, você pode montar kits e cestas personalizadas com os produtos e marcas que já fazem parte do mix da sua loja. 

Use a criatividade ao combinar, por exemplo, uma caixa de bombons com um vinho, capriche na embalagem e apresentação com elementos que remetam aos símbolos da Páscoa. Surpreenda o seu cliente e o ajude a surpreender quem ele quer presentear! 

  •  Mix sazonal 

Como todas as datas especiais para o varejo, a Páscoa também é um período que merece atenção ao preparar o estoque de produtos sazonais. Afinal, ninguém quer perder vendas por não ter produto no estoque, não é verdade? 

Além dos ovos e outros produtos de chocolate, não podem faltar em suas gôndolas os pescados, bebidas, petiscos, itens de decoração, além de embalagens e papéis de presentes. 

  • Aumentando o poder de compra do consumidor 

Na Páscoa, como em outras datas especiais, cresce a intenção de compra do consumidor. Mas apenas isso não é suficiente para ficarmos animados e esperando os bons resultados. 

O bolso do consumidor pode não acompanhar o seu desejo de compra, e 

a solução para aumentar o poder de compra do seu cliente é muito simples: oferecer o seu cartão de loja DM. 😊 

Agora é mãos à obrapara preparar a sua equipe para vender muito! E se quiser saber um pouco mais sobre vendas em épocas de comemoração, você também pode ler aqui no blog o texto “Cartão da loja é seu aliado para impulsionar vendas em datas especiais”. 

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