skip to Main Content
Responsabilidade Social: Como Engajar Sua Empresa Em Uma Causa

Responsabilidade social: como engajar sua empresa em uma causa

Convidamos Fábio Silva, fundador do Transforma Brasil, para escrever ao blog sobre seu trabalho e o papel do setor privado nas iniciativas sociais.

 Quem assina o texto de hoje no blog da DMCard é o nosso convidado especial Fábio Silva. Ele é fundador do Transforma Brasil, um movimento que estimula o voluntariado e o engajamento das empresas em causas sociais.

A plataforma Transforma Brasil é uma das maiores e mais importantes ações de incentivo ao voluntariado no país, contando com um milhão de voluntários cadastrados e quatro mil projetos de solidariedade apoiados. Conheça como funciona esse lindo trabalho e como você e sua empresa também podem fazer parte dessa corrente do bem.

Responsabilidade social nas empresas

Antes da pandemia do coronavírus se espalhar pelo mundo, a responsabilidade social e o crescimento do engajamento das empresas com a solidariedade já era uma tendência global.

Dentro das companhias, isso era feito prioritariamente por meio da própria gestão e programas ligados à missão, cultura ou história da instituição.

Quando a pandemia se instaurou no Brasil, as empresas compreenderam que elas tinham a responsabilidade e um papel importante para salvar o país. E foi realmente o que presenciamos: uma união do 2º e 3º setor apoiando de forma efetiva o Estado que, sozinho, não daria conta da situação.

Foi assim que as empresas perceberam que assumir sua responsabilidade social não era uma questão estratégia, uma área dentro da empresa. Naquele momento, o engajamento era atender com urgência as necessidades emergenciais da população.

Lembrando que contribuir com ações de apoio às famílias brasileiras mais vulneráveis, significa também contribuir com o seu poder econômico e, consequentemente, as próprias empresas.

Dessa forma, todas as ações de solidariedade se voltaram para o modelo assistencial, o que inclui nessas iniciativas a garantia dos empregos, algo extremamente importante no momento desafiador pelo qual passamos.

Caminho para o engajamento das empresas

O primeiro passo para uma empresa abraçar uma causa é encontrar uma forma de ajuda dentro de seu próprio modelo de negócio, ou seja, uma ação alinhada com a área em que é especialista.

Quando uma empresa traz sua própria tecnologia, coloca em suas atitudes de responsabilidade social a sua missão, a sua vocação, o trabalho se torna muito mais fácil e tem um impacto muito maior.

Então, uma recomendação para quem gostaria de começar é tentar conectar suas soluções empresariais com algum impacto social. Esse caminho consegue gerar transformações positivas até dentro da própria empresa, com seus colaboradores.

Trabalho do Transforma durante a pandemia

O Transforma Brasil agiu rápido para minimizar o impacto da pandemia nas famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para conectar de forma mais eficiente as empresas e os voluntários com as instituições que prestam assistência a essas pessoas, criamos o Fundo Transforma Brasil.

O Fundo Transforma Brasil arrecadou mais de 31 milhões de reais, de março a julho do ano passado, que foram utilizados para garantir cestas básicas e itens de higiene pessoal e proteção contra o coronavírus a mais de dois milhões de brasileiros em todo o país.

Do assistencialismo ao estímulo do empreendedorismo

Uma tendência importante para o futuro e que está em nossos planos é, a partir de agora, atuar prioritariamente em iniciativas que começam a sair do assistencialismo e focar na geração de renda e no incentivo ao empreendedorismo.

Sendo assim, desde novembro, o Transforma Brasil deu início à segunda fase de sua atuação durante a pandemia criando o projeto Educar Trasforma que, por meio de edital, vai selecionar projetos que tenham em seu DNA o objetivo de geração de renda e compartilhar esse conhecimento nas quatro mil iniciativas sociais espalhadas pelo brasil que já fazem parte da nossa base.

No cenário atual, o incentivo à geração de renda é tão importante e urgente quanto foi o modelo assistencialista adotado no início da pandemia. O primeiro passo foi mantê-las a salvo e, a partir de agora, vamos dar a elas o poder de assumir o protagonismo de seu próprio sustento e o poder de compra.

Apoio da DMCard

A DMCard, que já é parceira do Transforma Brasil, assume o protagonismo do projeto Educar Transforma. Além de ser patrocinadora, disponibilizará R$ 2 milhões em microcrédito para empreendedores de base comunitária.

Veja como o exemplo da DMCard é muito interessante, porque ele mostra como ela utilizou o seu próprio modelo de negócio, área em que é especialista, para exercer o seu apoio às iniciativas sociais. Exatamente como recomendo no início do texto.

Um exemplo de projeto de empreendedorismo de base comunitária que já faz parte da base do Transforma envolve o reaproveitamento de alimentos, como a transformação da casca da banana como insumo para produção de outros produtos alimentícios.

Além da própria comunidade ter uma alimentação de melhor qualidade, famílias podem comercializar esses produtos.

E assim, multiplicamos essa tecnologia nos quatro mil pontos em todo o brasil onde o Transforma tem uma ONG para que as famílias atendidas por essa instituição possam também aprender e criar uma geração de renda a partir do empreendedorismo de base comunitária e tenham acesso ao microcrédito oferecido pela DMCard.

Transforma Brasil apoia o engajamento das instituições

A plataforma Transforma Brasil tem como um de seus propósitos dar esse apoio às empresas de qualquer segmento que desejam se engajar com iniciativas de impacto social. Ela conecta os 1º, 2º e 3º setores para trabalharem juntos em um mesmo objetivo transformando vidas.

Para saber mais sobre o trabalho do Transforma Brasil, acesse o site www.transformabrasil.com.br.

E você sabia que, além do patrocínio ao projeto Educar Transforma, a DMCard já era parceira da plataforma desde o início da pandemia e também apoiou, durante todo o ano passado, diversas iniciativas?

Veja só o engajamento da DMCard durante todo 2020 no post especial que fizemos aqui no blog para o Natal do ano passado. É só clicar aqui.

E para ficar por dentro destas e outras ações de responsabilidade social, acompanhe a gente também no Facebook e no Instagram.

Back To Top
×Close search
Buscar