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Venda Mais Nas Datas Comemorativas De Março

Venda mais nas datas comemorativas de março

Dia da Mulher, Dia do Consumidor e Páscoa: três datas importantes cheias de oportunidades para impulsionar os seus resultados. 

Este é um ano bissexto, isso significa que entramos no mês de março apenas após o dia 29 de fevereiro, o que acontece somente a cada quatro anos. 

Contudo, 2024 é um ano especial por outro motivo. Devido à data em que cai a Páscoa, teremos um mês de março com três datas comemorativas importantes e que, se você souber aproveitar, trazem oportunidades para turbinar suas vendas. 😉 

No dia 8 temos o Dia Internacional da Mulher, no dia 15 o Dia do Consumidor e já lá no finalzinho, no dia 31, temos a Páscoa fazendo a alegria também das crianças. 

Por que aproveitar as datas especiais no varejo? 

Quem atua no varejo já sabe que as datas comemorativas são oportunidades imperdíveis para uma turbinada nas vendas. Você já deve ter celebrado bons resultados após o Dia das Mães, o Dia dos Pais, Black Friday, as festas de fim de ano, entre outros dias importantes para o calendário do comércio. 

Por exemplo, se observarmos o monitoramento que a ABRAS faz de todo o setor supermercadista, podemos verificar que em 2023, em todos os meses que temos datas importantes, as vendas são maiores que o anterior. 

Estamos nos referindo aos dados que reproduzimos abaixo, dê só uma espiada: 

Agora, queremos chamar sua atenção para um detalhe importante. Você poderá notar na tabela acima que, logo após dezembro quando temos o Natal, março foi o mês em que foi registrado o maior aumento das vendas, isso depois de uma queda em fevereiro. 

Se em 2023 março foi um bom mês para a recuperação do varejo supermercadista, então, imagine só este ano que teremos três datas especiais no decorrer do mês. 

Dia Internacional da Mulher 

No dia 8 de março, em todo o mundo, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a data é um momento de reflexão, ela nasceu marcada por luta, reivindicações políticas, trabalhistas e manifestações. 

O dia em que aconteceu a maior das manifestações, 8 de março de 1917, além de seus direitos, a passeata das mulheres também exigia o fim da guerra. Desde então, a data é lembrada anualmente. 

Atualmente, a data ainda marca a reinvindicação global por direitos igualitários entre as mulheres e os homens. 

Como o varejo pode aproveitar a data 

Como outras datas especiais, o Dia Internacional da Mulher é um momento importante para o varejo, não apenas no que diz respeito a campanhas promocionais e foco nas vendas, como também iniciativas internas de apoio e homenagens às colaboradoras e clientes. 

Produtos tradicionais da época 

Então, estas categorias podem ser trabalhadas com uma comunicação especial e em campanhas promocionais. E lembre-se de ficar de olho nos empresários, avalie ter uma comunicação especial para eles que podem comprar grandes quantidades de produtos para também presentear clientes e funcionárias. 

Ações de marketing 

Utilize todos os seus canais de relacionamento com seus clientes para que saibam sobre suas campanhas promocionais. Por exemplo, nas redes sociais, e-mail marketing e anúncios online para atrair mais clientes e mais vendas para a sua loja.  

Faça uso de imagens e mensagens bonitas e atrativas que celebrem a mulher e demonstrem o carinho e respeito que você e sua empresa têm por elas. 

Crie um ambiente e experiências especiais 

Decore o seu estabelecimento com flores, balões e mensagens inspiradoras para criar um clima acolhedor e atrativo para as clientes. Ofereça também brindes, como um chocolate ou uma rosa, para todas as mulheres que fizerem compras na data. 

Dia Internacional do Consumidor 

Logo após o Dia Internacional da Mulher, em 15 de março, é comemorado o Dia Internacional do Consumidor, uma data também global criada para valorizar e conscientizar os consumidores sobre seus direitos e responsabilidades 

Por isso, o período abre oportunidades para conscientizar as pessoas sobre seus direitos, promover a educação financeira e estimular o consumo consciente, contribuindo para uma relação mais equilibrada entre os consumidores e as empresas. 

Como o varejo pode aproveitar a data 

O que acha de aproveitar o Dia Internacional do Consumidor para também criar estratégias eficazes para atrair e fidelizar seus clientes, por exemplo, com promoções e benefícios especiais? 

Descontos e promoções 

Promova descontos exclusivos em produtos selecionados ou em toda a loja. Dessa forma, além de se sentirem homenageados, os consumidores serão atraídos, principalmente aqueles mais suscetíveis à busca de boas ofertas em seu comportamento de consumo. 

Crie promoções personalizadas e ofertas específicas, por exemplo, para os seus clientes mais fiéis, mostrando a importância que eles têm para o seu negócio. 

Ofereça brindes e outras vantagens 

Quem não gosta de ganhar um presente no seu dia, não é mesmo? Com seus consumidores não é diferente. 

Além dos descontos, ofereça brindes exclusivos ou vantagens como frete grátis para compras acima de um determinado valor.  

Atendimento de qualidade 

O melhor presente para demonstrar o cuidado com a pessoa mais importante para o seu negócio, o seu consumidor, é oferecer um bom atendimento. 

Garanta que seus colaboradores estejam preparados para oferecer um atendimento personalizado e de excelência, proporcionando uma experiência de compra positiva e, consequentemente, mais fiel à sua loja. 

Páscoa 

Estamos nos aproximando da Páscoa, uma data que está na lista como uma das épocas mais importantes para as vendas do varejo, principalmente o alimentar devido às tradições, religiosas ou não, que a acompanham. Este ano ela cai no dia 31 de março, último dia desse mês especial e cheio de oportunidades para o seu negócio. 

Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, e as tradições vão muito além do domingo ou da Sexta-Feira Santa, que relembra a crucificação. Para alguns, a comemoração e tempo de reflexão e confraternização começa logo após o carnaval, durante a quaresma.  

Já, no judaísmo, nesse período se comemora o Pessach (chamada de Páscoa dos Judeus), que faz referência à passagem dos hebreus para a liberdade após o período de escravidão.  

Como o varejo pode aproveitar a data 

A Páscoa é uma época bastante específica e que as pessoas acabam saindo em busca de produtos também muito específicos, como os ovos de chocolate e o peixe para o almoço. 

Porém, ainda assim, ela costuma alavancar mais as vendas do que as datas citadas acima pela tradição que carrega e também por ser um feriado, quando as pessoas viajam, festejam mais e, consequentemente, compram mais 

Então, como se destacar da concorrência na conquista desse cliente ávido por consumir em um momento de produtos tão parecidos e com variação de preço praticamente muito pequena? 

Planejamento  

Para datas como a Páscoa, planejamento é um dos pontos mais importantes para poder aproveitar tudo o que ela tem a oferecer para os resultados de sua loja. Que tal fazer um estudo próprio, analisando como foram vendas dessa época aí na sua loja em outros anos, o que seus clientes mais compram, etc?  

Você terá dados muito mais precisos sobre o comportamento e as necessidades do seu cliente. Informações importantes no momento de escolher os fornecedores, a quantidade de estoque, definir onde e como os produtos serão expostos, canais de divulgação e, o melhor, um esse planejamento em mãos você pode negociar melhores condições com as marcas e repassar esses benefícios ao seu cliente.  

Para entender melhor o que queremos dizer sobre como dados de um estudo são importantes, veja só uma pesquisa que trouxemos quando falamos sobre o assunto aqui no blog em “Páscoa: insights, tendências e dicas de como turbinar suas vendas”. 

Exclusividade  

Você já pensou em trabalhar com produtos exclusivos, aqueles que só a sua loja vai ter? 😉 

Para isso, não há necessidade de encontrar uma marca única para colocar em suas prateleiras ou encontrar um novo fornecedor. Você pode montar kits e cestas personalizadas com os produtos e marcas que já fazem parte do mix da sua loja.  

Use a criatividade ao combinar, por exemplo, uma caixa de bombons com um vinho, capriche na embalagem e apresentação com elementos que remetam aos símbolos da Páscoa. Surpreenda o seu cliente e o ajude a surpreender quem ele quer presentear!  

Mix sazonal  

Como todas as datas especiais para o varejo, a Páscoa também é um período que merece atenção ao preparar o estoque de produtos sazonais. Afinal, ninguém quer perder vendas por não ter produto disponível na loja, não é verdade?  

Além dos ovos e outros produtos de chocolate, não podem faltar em suas gôndolas os pescados, bebidas, petiscos, itens de decoração, além de embalagens e papéis de presentes.  

Já está tudo pronto por aí? 

Lembre-se que, ao seguir estas dicas, você poderá aproveitar o Dia Internacional da Mulher, o Dia Internacional do Consumidor e a Páscoa para turbinar suas vendas, fortalecer o relacionamento e fidelizar seus clientes.  

Afinal, a satisfação do consumidor é essencial para o sucesso do seu negócio. Aproveite essas datas para se destacar no mercado, entre seus concorrentes e conquistar novos clientes! 

Dica bônus: aumente o poder de compra do seu cliente 

Veja bem que, essas ou em quaisquer outras datas especiais impulsionam a intenção de compra do consumidor. Mas apenas isso não é suficiente para sua loja alcançar os bons resultados.  

O bolso do consumidor pode não acompanhar o seu desejo, e a solução para aumentar o poder de compra do seu cliente é muito simples: oferecer o seu cartão de loja DM. 😊 

Agora é mãos à obra para preparar a sua equipe para vender muito! E se quiser saber um pouco mais sobre vendas em épocas de comemoração, você também pode ler aqui no blog o texto Cartão da loja é seu aliado para impulsionar vendas em datas especiais”.  

E se quiser saber mais como oferecer um cartão de crédito com a sua marca, é só falar com a DM clicando aqui. 

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