skip to Main Content
Volta às Aulas: Aproveite Para Ensinar Educação Financeira às Crianças

Volta às aulas: aproveite para ensinar educação financeira às crianças

Se você é visitante frequente aqui do blog da DM já deve estar por dentro que, mensalmente, publicamos dicas de economia para o seu orçamento doméstico, não é mesmo? 😉

Para quem está chegando agora por aqui é só dar uma olhadinha na seção “Papo de Finanças” onde irá encontrar todo o nosso histórico de conteúdos.

Você vai descobrir como pequenas mudanças na rotina de compras e aprender um pouco sobre educação financeira pode fazer uma grande diferença nas contas do final do mês, e com um pouco de planejamento, poderá juntar dinheiro até mesmo para realização de sonhos.

Hoje, vamos te ajudar a incluir as crianças da casa nesse mesmo objetivo, aproveitando um momento muito importante: a volta às aulas.

Aprender se divertindo

Em qualquer época do ano, incluir os mais jovens na hora de planejar o orçamento familiar é uma forma deles aprenderem a ter uma relação saudável com o dinheiro desde cedo, evitando que no futuro, eles, se tornem inadimplentes.

Essa fase do “volta as aulas” é um momento que mexe com as finanças da casa e quando as atenções ficam voltadas para os pequenos. Então, o que acha de aproveitar essa oportunidade para levar um pouco de educação financeira para as crianças?

Mesada Educativa

O que seria uma mesada, você já deve saber. Mas, como você pode fazer com que ela seja educativa aproveitando para ensinar valores financeiros às crianças da casa?

Imagine só, se nós, adultos, já temos desejos de consumo e algumas vezes nos deixamos levar numa compra por compulsão, o mesmo acontece com as crianças. O problema é que elas não têm o mesmo entendimento do valor do dinheiro quando veem algo que querem muito, como um brinquedo ou uma revistinha do seu personagem favorito.

Então, um caminho bastante interessante é sempre explicar para a criança o dinheiro que ela tem à sua disposição (a mesada), destacar o valor do item que ela deseja comprar e colocar isso numa linha do tempo, mostrando quando ela terá mais dinheiro novamente e os efeito de gastar tudo de uma vez só.

Além do valor real das coisas, caso ela esteja de olho em algo com um valor um pouco mais alto, ela também já vai aprender a poupar, a juntar dinheiro para conquistar suas coisas no futuro.

Em nossa Coleção Contaí de livros infantis que ensinam educação financeira para as crianças de forma divertida, nosso personagem principal, o Cauã, começa a receber sua mesada e aprender sobre o valor do dinheiro e até mesmo a ajudar em casa.

Essa história está no livro número três que se chama “A Mesada”. E se você quiser aproveitar para dar uma olhada para se inspirar de como fazer com as suas crianças, clique aqui.

Cofrinho personalizado

Como explicamos mais acima ao falar sobre a mesada, pode ser que a compra de desejo da sua criança seja algo com um valor maior do que ela tem à disposição mensalmente. Então, ela precisará economizar e juntar dinheiro.

Nessa hora você vai aproveitar para ensiná-la formas de guardar um dinheirinho todo mês. E para que a atividade fique mais divertida, existem maneiras criativas como preparar um cofrinho lindo e colorido.

Você tem muitas formas de criar esse cofre que vai juntar um dinheirinho, mas lembre-se que para os pequenos ele guarda um tesouro.

Existe a opção de comprar um cofrinho já pronto e apenas providenciar a personalização com desenhos e colagens, ou mesmo produzir um do zero com materiais que você encontra fácil aí na sua casa, como garrafas pet, latas, caixas de papelão ou potes de vidro. Mão a obra!

Necessidade x Desejo

Para que lições como estas tenham o efeito que desejamos no comportamento de consumo das crianças, precisamos que ela entenda de forma muito clara a diferença entre os conceitos de “necessidade” e “desejo”, ou seja, a diferença de quando ela apenas quer algo e daquilo que ela realmente precisa.

Necessidade: tudo aquilo que é indispensável para vivermos o dia a dia, ou seja, todos os itens de consumo que são essenciais, como a alimentação e a energia que vai manter a geladeira ligada e o chuveiro quente.

Desejo: nem tudo o que a gente quer é essencial, algumas coisas podem esperar, outras eram apenas uma compulsão do momento, como um sapato novo quando já temos vários outros no armário.

E veja esta dica que também trouxemos lá da Coleção Contaí que a mãe do Cauã chama de “O Teste das Duas Semanas”. Explique para a criança que sempre que ela quiser comprar algo, ela vai ter que responder essas três perguntinhas, sendo que a terceira só depois de duas semanas:

  • Eu preciso?
  • Eu quero muito?
  • Depois de duas semanas eu continuo querendo?

Jogos Infantis sobre finanças

Agora que a criança já tem sua mesada, preparou seu cofrinho e entende com muita clareza a diferença entre o desejo ou realmente precisar de algo, ela terá uma percepção bem diferente quando estiver em momentos de brincadeira com jogos que simulam as fianças da vida real.

Estamos falando sobre brinquedos e jogos de tabuleiro como Dia da Mesada da Turma da Mônica, Banco Imobiliário, Jogo da Mesada, Jogo da Vida, Administrando seu Dinheiro, entre muitos outros que também ajudam a desenvolver a habilidade de tomada de decisões.

E por falar em aprender se divertindo…

Em algumas das dicas acima, você deve ter notado que citamos nossa Coleção Contaí de livros que ensinam sobre dinheiro para as crianças e até trouxemos de lá algumas dicas. Aposto que ficou curioso pra saber mais, não é?

Nos livros, Cauã é o protagonista das histórias. Ele é um menino de 12 anos que, como tantos outros, quer muito um celular daqueles poderosos que ele vê na TV e com os YouTubers. Um que seja possível assistir a séries e jogar on-line sem travar. Mas seus pais já deram o aviso: trocar de aparelho agora, nem pensar!

Até que surge uma oportunidade imperdível, um concurso municipal com o tema “Educação Financeira”. O prêmio? Um celular de última geração. Pronto! Agora Cauã só precisa criar o melhor projeto sobre o assunto e começar sua jornada aprendendo a planejar, controlar e poupar.

Para baixar os livros digitais, saber como essa história termina e aprender muitas coisas legais, visite com os pequenos as páginas da Coleção Contaí na internet:

Site: www.colecaocontai.com.br

Instagram: www.instagram.com.br/colecaocontai

Back To Top
×Close search
Buscar