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10 Perguntas Para Sandra Castello, Diretora De Marketing E Pessoas Da DM

10 perguntas para Sandra Castello, Diretora de Marketing e Pessoas da DM

Leia o bate-papo com a responsável em tornar a DM reconhecida e considerada entre as empresas mais desejadas para se trabalhar.

Sandra Castello é uma colaboradora de carreira da DM. Ela começou a trabalhar aqui em 2012 como analista de produtos. Sim, são quase dez anos de casa! Uma história muito bacana de alguém que construiu uma linda carreira sem abrir mão dos seus sonhos pessoais.

Sua trajetória começa a avançar logo após seu primeiro ano por aqui, quando foi promovida a Supervisora do Marketing. Quando se tornou Gerente, além do Marketing também se tornou responsável por outras duas áreas, o Trade e a Agência Interna. Até que, em 2019, foi convidada a ocupar uma cadeira na diretoria.

Ao assumir a Diretoria de Marketing e Pessoas, Sandra se tornou a primeira mulher a ter essa posição na história da DM. Hoje, além dela, a liderança feminina da empresa também conta com a Diretora de Riscos Edna Kohigashi, que já esteve aqui com a gente na seção “10  perguntas para…”.

Durante todo esse tempo, Sandra alcançou grandes conquistas para a empresa, como transformar a forma que as pessoas conheciam a DM que com um bom posicionamento e resultados surpreendentes, hoje é uma das líderes no mercado de cartões de loja e uma das empresas mais desejadas para se trabalhar. Também foi responsável em liderar projetos como a realização das duas edições do Super Fórum e os programas de responsabilidade social da instituição.

Hoje, estão sob a sua responsabilidade na Diretoria de Marketing e Pessoas as áreas de Marketing, Gente e Gestão, e Experiência do Consumidor (CX).

Apenas por essa introdução você já deve imaginar que a conversa foi boa e que a diretora tem muita coisa interessante para nos contar. Então, vamos lá às dez perguntas para Sandra Castello.

1. O Marketing foi a sua primeira formação. Como você decidiu que gostaria de construir uma carreira nessa área?

Esta história é inusitada. Eu cresci decidida a estudar medicina, mais especificamente pediatria. Nunca sequer cogitei outra formação, embora olhando para trás, minha aptidão e paixão pela área de humanas sempre se destacou.

Fiz colégio e prestei vestibular nas melhores universidade do país e precisaria, necessariamente, ser pública, pois meu pai não teria condições de pagar uma particular. Não passei, felizmente (risos).

Quando já estava no cursinho tive a oportunidade de ir com um grupo de outros alunos conhecer a faculdade de medicina da USP e fiquei horrorizada com a possibilidade de ter aulas de anatomia em laboratório. Voltei da visita com a certeza que não suportaria aquilo e então tive que abrir o leque para outras oportunidades.

Comprei um Guia do Estudante, na época a melhor forma de visualizar os cursos disponíveis e fazer testes de perfil, e comecei a eliminar os cursos que não faziam sentido para mim. Todos os que sobraram eram de humanas: Letras, Jornalismo, Relações Públicas, Relações Internacionais e Marketing. Prestei todos eles e, sem a pressão de passar num curso tão concorrido como medicina, passei em alguns. Durante esse processo tive a chance de conhecer como a área de Marketing funcionava na multinacional em que meu pai trabalhava e dessa vez saí encantada e decidida a seguir esse caminho e nunca me arrependi da decisão.

2. Seu MBA foi voltado a Gestão de Pessoas, quando você tomou a decisão de realizá-lo em uma área diferente da sua primeira formação?

Eu sempre gostei de lidar com pessoas e a liderança sempre foi parte da minha vida. Cresci vendo meu pai gerir grandes equipes e admirando isso. Já, na escola, eu gostava de estar à frente na organização dos trabalhos e gestão das entregas. Minha primeira oportunidade de gerir um time foi na DM, em 2013, quando assumi a supervisão do Marketing, na época com quatro colaboradores, incluindo a mim. Eu encarei este desafio sem formação, seguindo minha intuição, e gostei bastante da experiência, embora soubesse que estava longe de ser uma líder completa. Algum tempo depois assumi a gerência da área, com mais pessoas e mais responsabilidades, e entendi que se queria mesmo fazer um bom trabalho e inspirar a equipe eu precisava entender melhor as boas práticas da gestão de pessoas. A escolha do curso foi muito mais voltada à minha cobrança em ser uma boa líder e valeu muito a pena, mas confesso que não passava pela minha cabeça assumir uma área de RH.  

3. Você chegou à DM em abril de 2012 como Analista de Produtos, depois de um ano se tornou Supervisora de Marketing, no ano seguinte assumiu a gerência e após cinco anos, conquistou a diretoria de Marketing e Pessoas. Como foi para você, se desenvolver tanto aqui na DM?

Meus primeiros dias na DM foram bem conturbados. Eu vinha de uma multinacional francesa, cheia de regras e normas, e “caí” numa empresa informal, repleta de pessoas dedicadas e bem-intencionadas, mas, na época, sem nenhum processo. Confesso que no primeiro mês a pergunta que mais me fazia era o que eu tinha vindo fazer aqui. No entanto, os desafios eram grandes e diários, e tudo era feito pelas pessoas. Eu tinha a oportunidade de contribuir de verdade, era incentivada diariamente a ter ideias e executá-las, e sempre fui reconhecida pelo meu trabalho.

O dinamismo da empresa fez com que, em pouco tempo, eu me sentisse parte dela e quisesse fazer cada dia mais. Como responsável pelos seguros e benefícios, eu tinha muito trabalho, mas tudo o que fazia era valorizado pelos clientes e colaboradores. Eu fui sendo reconhecida pelas minhas entregas e valorizada pelo meu esforço. A cada nova oportunidade eu via um novo desafio, e uma chance ainda maior de mudar a vida das pessoas.

Os dias nem sempre foram fáceis, mas olhando para trás tenho certeza que cada esforço valeu a pena, não só pela posição que alcancei, mas principalmente pelo resultado que trouxe para a empresa e pelos frutos que colhi profissional e pessoalmente.

4. Nós sabemos que cada uma das suas promoções, chegou até você em momentos muito especiais na sua vida pessoal. Você poderia contar um pouco sobre isso?

A minha primeira promoção aconteceu em abril de 2013, mesmo mês em que eu fazia um ano de DMC. A minha gestora na época saiu da empresa e eu fui convidada pelo Denis a assumir o posto dela.

Exatamente um ano depois nascia o Samuca, meu primeiro filho. No dia em que eu voltei de licença meu gerente, que além do Marketing também era responsável pelo Trade e pela Agência (sim, na época eram três áreas separadas), me contou que estava saindo da DM para assumir outra empresa do grupo e que o desafio de gerenciar as três áreas ficaria comigo.

Eu, então, passava a cuidar de 10 pessoas, assumindo departamentos que eu não conhecia a fundo. Era um grande desafio e eu fiquei bastante empolgada com a oportunidade, embora com um pouco de medo de não dar conta de ser a mãe que eu desejava e a gestora que meu time merecia.

Ao longo do tempo as coisas foram se ajeitando, o time foi crescendo e em 2018 éramos 15 pessoas na área, fazendo um trabalho do qual eu me orgulhava muito. Neste ano nasceu Dani, meu segundo filho. Voltei para a DM no início de 2019 e encontrei uma empresa diferente, voltada para a metodologia ágil e ganhei de presente o prazer de ser a facilitadora do Touchdown,  squad responsável pelo produto Mastercard. Depois de seis meses cuidando das duas equipes simultaneamente, fui convidada pelo Denis para assumir a diretoria de Marketing e Pessoas, ganhando a oportunidade de gerir Gente e Gestão e Experiência do Consumidor (CX).

5. Como diretora da área de Gente e Gestão, como é para você trabalhar diretamente no desenvolvimento profissional dos colaboradores?

Eu sou apaixonada por essa área. Desenvolver pessoas sempre foi algo que fiz com muito prazer, e ganhar a oportunidade de estar à frente da equipe que tem como propósito cuidar da nossa gente é muito gratificante. Obviamente tive que aprender e ainda aprendo muito sobre a área, pois o MBA foi muito voltado a liderança de equipes e conhecimentos mais superficiais sobre a dinâmica de um RH. Tenho a sorte de contar com meninas experientes e supercompetentes, que me ajudam no conhecimento técnico, e posso contribuir com minha experiência em DM e em liderança de equipes. Cada novo projeto voltado a desenvolver nossos colaboradores e a dar melhores oportunidades e benefícios me enche de energia e ver o retorno das pessoas em forma de indicadores como a nota do Glassdoor e nosso e-NPS mostram que estamos no caminho certo.

6. Você está há quase dez anos na DM e pôde acompanhar grande parte do nosso crescimento. Qual a característica em nossa cultura que você considera essencial e que mesmo com as mudanças em nosso negócio nunca deixará de estar em nossos valores?

Somos uma empresa simples, formada por pessoas também simples em todos os cargos. Não ligamos para hierarquia e não valorizamos status. Queremos fazer a diferença na vida das pessoas, seja incluindo financeiramente o cliente, aumentando a venda dos lojistas ou proporcionando um excelente lugar para nossos colaboradores trabalharem. Nascemos e sempre fomos assim e isso é, para mim, nosso maior diferencial. Crescer sem perder nossa essência é minha principal preocupação como diretora de Pessoas. Ao longo dos anos precisamos criar regras, processos e normas, mas tentamos e continuaremos focando em fazer isso da forma mais simples possível. Ser DM é ser acessível, é gostar de gente, é estar disponível a ajudar e é querer de verdade fazer a diferença.

7. Ser Diretora de Marketing e Pessoas é trabalhar diretamente com o desenvolvimento da carreira de cada colaborador. Como isso tem sido pensado na área de Gente e Gestão?

Temos trabalhado temas relacionados à carreira, principalmente no último ano. Pautamos sempre os projetos de Gente e Gestão considerando as necessidades que os colaboradores nos apontam nas interações que temos, como e-NPS, avaliação de desempenho e até fontes externas, como Glassdoor. O assunto carreira aparecia com bastante frequência e, por isso, desenvolver um programa de Cargos e Salários e uma Trilha de Carreiras foram alguns dos nossos principais focos em 2020.

Também estamos com o projeto de um programa de desenvolvimento de liderança pensando em fortalecer ainda mais nossos gestores. Além destes, temos outras tantas ideias em fase de discussão, sempre pensando em valorizar ainda mais cada colaborador e fazer da DM um lugar bacana para trabalhar e com bastante potencial de crescimento para quem se dedica.

8. A área de Marketing está em constante expansão. Como é para você, acompanhar a equipe que você gerenciava se destacando e conquistando grandes resultados na empresa?

Sou só orgulho deste time. Estive no Marketing nos últimos nove anos, desempenhando diversos papéis. Pude ver as muitas fases que a área viveu, transformando-se em um time muito estratégico, multifuncional e coeso. É muito legal ver em execução sonhos que tínhamos como colocar nossa marca como um lugar em que as pessoas da nossa região e até de lugares mais distantes quisessem trabalhar, estabelecer nossas redes sociais, consolidar a DM como líder no mercado de cartões private label, produzir tantas peças e materiais incríveis para mídias externas e comunicação interna e conduzir eventos audaciosos como as duas edições do Super Fórum que tivemos. Olhar de pertinho esta evolução e ver tal crescimento é incrível.

9. Nossa dedicação em melhorar a experiência do cliente DM cresceu tanto nos últimos anos que hoje nós temos uma área voltada para isso. Por ser uma área relativamente nova, quais são as suas expectativas para o crescimento dela?

Na DM, o relacionamento com o cliente, seja ele lojista ou consumidor final, sempre foi assunto prioritário. Nós sempre nos preocupamos em cuidar de cada um como único e oferecer a melhor experiência para cada um que nos procurava, e isso é refletido nas excelentes notas que temos no ReclameAQUI e no Atendimento ao Cliente.

A nossa área de Experiência do Cliente nasceu para colocar isso em evidência e trabalhar para que a gente faça sempre mais. Essa galera cuida do consumidor em todas as fases da vida dele, buscando sempre oportunidades de fazer melhor. Por isso eles estão integrados com todas as áreas da empresa, em constante buscar por melhorias, trazendo para dentro da DM a missão de sermos cada dia mais centrados no cliente. Em pouco tempo a área ganhou corpo, já tendo mais de dez integrantes. Em tamanho, não devemos crescer muito, mas nossa missão é gigante: queremos que todos os colaboradores sejam representantes desta cultura e defendam a satisfação do cliente no seu dia a dia. Vamos trabalhar isso muito forte em 2021, mas não posso dar spoiler então, fiquem atentos.

10. Quais são as suas expectativas para o futuro da DM e o seu enquanto profissional?

A DM é uma empresa diferenciada, pois tem as melhores pessoas. Somos apaixonados por gente e queremos incluir as pessoas financeiramente. É uma missão e tanto e tenho certeza que a cada ano estaremos mais preparados para realizá-la, com novos produtos que atendam às necessidades do brasileiro que precisa de crédito e com uma cultura que valoriza a todos. Por isso tudo sei que o sucesso é consequência e que vamos continuar crescendo e nos tornando cada vez mais importantes no mercado financeiro. Quanto ao meu lado profissional, continuarei me dedicando à DM enquanto puder contribuir com a empresa, levando adiante minha responsabilidade de manter nossa essência e zelar pelas pessoas, sejam elas colaboradores ou clientes. Sou realmente apaixonada pela empresa e grata a tudo que construí nesse tempo em que faço parte do time.

Não é muito legal quando vemos a história de alguém que começou na empresa e foi crescendo de pouquinho em pouquinho até chegar no topo? A seção “10 perguntas para…” tem compartilhado uma trajetória mais interessante que a outra, não é mesmo?

Além de conhecer um pouco mais sobre a gente, esperamos que a história de Sandra sirva de inspiração e estímulo para que você também busque sempre o melhor em seu trabalho. 😉

Em breve voltaremos com mais um bate papo para que você conheça um pouco mais da DM e como nós trabalhamos pensando em você. Acompanhe sempre a gente aqui no blog e não esqueça que também estamos nas redes sociais, no Facebook e no Instagram.

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